NETVASCO






Tamanho da letra:



PATRIMÔNIO

Sede de São Januário

A Sede de São Januário é a sede principal do Vasco da Gama. Construída numa área de 56 mil metros quadrados e situada à Rua General Almério de Moura nº 131, no recém-criado Bairro Vasco da Gama, o complexo conta com estádio, ginásio, parque aquático e setor administrativo.

O Estádio de São Januário foi inaugurado em 21 de abril de 1927 e é o maior estádio particular do Rio de Janeiro, com capacidade para 40 mil espectadores. É dotado de placar eletrônico, sistema computadorizado de irrigação do gramado, catracas eletrônicas, instalações apropriadas para a execução de exames antidoping e maca móvel.

O Parque Aquático é formado por quatro piscinas, e é o mais moderno do Rio de Janeiro. O Ginásio Poliesportivo abriga os treinos e jogos das equipes de basquete e futsal. A sede conta ainda com três quadras de tênis, quadras ao ar livre para recreação e treinamento e instalações para vários esportes olímpicos como, por exemplo, a ginástica.

Ainda compõem o complexo a parte administrativa do Clube (à exceção do Remo), a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, o Salão de Troféus, um mini-hospital, um restaurante, uma lanchonete, quatro bares, uma sala de computadores, o centro de memória e uma concentração na qual podem morar até 90 atletas.

Sede Náutica

A Sede Náutica do Vasco foi inaugurada no dia 18 de agosto de 1950 e está situada na Rua General Tasso Fragoso nº 65, na Lagoa. A sede possui 2.700 m² de área construída e conta com carpintaria, garagem de barcos, sala de musculação, sala de reuniões e alojamento para 40 atletas, englobando três pavimentos, terraço e subsolo.

Sede do Calabouço

A Sede do Calabouço tem um grande siginificado histórico para o Vasco. Apesar de construída nos anos 60, ela remonta à época em que as regatas eram disputadas na Baía de Guanabara e as sedes eram construídas à beira-mar. Com uma localização privilegiada (situada entre o Museu de Arte Moderna e o Aeroporto Santos Dumont, de frente para a Baía de Guanabara), hoje a sede é um espaço de recreação e lazer para os associados do Vasco. Ela conta com uma piscina, duas saunas, três quadras ao ar livre, restaurante, salão de festas e departamento médico. O endereço da sede é: Rua Jardel Jercolis, s/nº.

Estádio de São Januário

A Sede Náutica do Vasco foi inaugurada no dia 18 de agosto de 1950 e está situada na Rua General Tasso Fragoso nº 65, na Lagoa. A sede possui 2.700 m² de área

O Estádio do Vasco da Gama é mais conhecido como Estádio São Januário, mas seu nome oficial é Estádio Vasco da Gama. Foi construído em menos de 11 meses (a pedra fundamental foi lançada em 6 de junho de 1926) e inaugurado em 21 de abril de 1927, com o jogo Vasco 3 x 5 Santos. O santista Evangelhista fez primeiro gol do estádio (14' do 1º tempo). O primeiro gol do Vasco no estádio foi feito por Galego.

Os refletores de São Januário foram inaugurados em 31 de março de 1928, com o jogo Vasco 1 x 0 Wanderers (Uruguai). O gol da vitória foi marcado pelo ponta-esquerda Santana. Detalhe: foi um gol olímpico, um dos primeiros de que se teve notícia no futebol brasileiro.

O Estádio de São Januário foi o maior do Rio de Janeiro entre 1927 e 1950 (até a inauguração do Maracanã), do Brasil entre 1927 e 1940 (ano da inauguração do Pacaembu, em São Paulo) e o maior da América do Sul entre 1927 e 1930, ano da inauguração do Estádio Centenário, em Montevidéu.

O primeiro jogo da Seleção Brasileira ocorrido no Estádio do Vasco da Gama foi em 15 de janeiro de 1939: Brasil 1 x 5 Argentina, pela Copa Rocca. O primeiro gol marcado pela Seleção no estádio foi assinalado por Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", que já havia jogado no Vasco 5 anos antes.

Mas não era só de futebol que vive o Estádio do Vasco da Gama. O então presidente da República Getúlio Vargas, um vascaíno, se utilizava bastante do estádio para falar ao povo brasileiro. Foi em São Januário que foram anunciadas as primeiras leis trabalhistas do Brasil.

O maior artilheiro da História de São Januário foi Roberto Dinamite, como não poderia deixar de ser. Lá, ele fez 184 gols entre 1971 e 1992.

Ginásio Poliesportivo

O Ginásio de São Januário foi inaugurado em 23 de setembro de 1956. É nele que treinam as equipes de basquete, futsal e handebol de todas as categorias. O ginásio, que é polivalente e tinha até 1999 capacidade para 1.000 espectadores, acabou de passar por uma reforma e agora abriga 2.500 torcedores. O primeiro grande evento sediado pelo remodelado ginásio foi o Campeonato Sul-Americano de Futsal, no qual o Vasco conquistou o vice-campeonato.

Parque Aquático

O Parque Aquático de São Januário foi fundado em 30 de agosto de 1953 e é atualmente o mais moderno e bem aparelhado do Brasil. O complexo é composto de quatro piscinas: uma olímpica, uma para saltos ornamentais e mais duas pequenas, para o aquecimento dos atletas. O complexo conta também com vestiários, uma estação para tratamento de água e uma sala de musculação. O Parque Aquático do Vasco da Gama sediou em 1998 uma etapa da Copa do Mundo de Natação (a primeira disputada no Brasil) como parte das comemorações pelo Centenário do Vasco da Gama.

Capela de Nossa Senhora das Vitórias

Atrás do gol à direita da tribuna de honra de São Januário está localizada a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do Vasco. A capela foi inaugurada a 15 de agosto de 1955, por iniciativa de Álvaro Nascimento Rodrigues, o Cascadura, e José Ribeiro de Paiva, o Almirante.

No templo, são celebrados missas, batizados e casamentos. Normalmente, é nela que se realiza a missa pelo aniversário do clube. A santa, devoção dos vascaínos, dá força espiritual aos atletas antes das grandes decisões.

A capela tem tal importância para o Clube que vários projetos de remodelação do Estádio de São Januário foram para a gaveta simplesmente porque previam o derrubamento ou deslocamento da capela, ou ainda a sua cobertura por lances de arquibancada, o que é inadmissível para a diretoria do Vasco.

Sala de Troféus

O Salão de Troféus, situado logo na entrada da sede de São Januário, à direita de quem entra, é o local onde repousam todas as glórias já conquistadas pelo Vasco da Gama. Lá estão cerca de 6 mil troféus, taças, copas, bronzes, placas, faixas, flâmulas, medalhas, diplomas, fotos e relíquias alusivos à História e às conquistas do Clube da Colina. É um lugar de visita obrigatória para os vascaínos que desejam saber o porquê da grandeza do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Centro de Treinamento

O Vasco da Gama já está construindo sua Vila Olímpica (ou Centro de Treinamento) num terreno de 485.270 m², no quilômetro 3 da Rodovia Washington Luís (também conhecida como Rio-Petrópolis), no município de Duque de Caxias. A diretoria do Clube planeja instalar ali um dos mais modernos complexos esportivos do país, que incluirá sete campos de futebol para treinamento e dois para jogos; dois campos de futebol soçaite com grama sintética; piscinas; quadras de tênis; pistas de atletismo; dois ginásios para eventos cobertos; além de um hotel de categoria internacional que servirá como concentração para os atletas.

Novo Estádio

Tão logo a construção do Centro de Treinamento tenha sido finalizada, o Estádio de São Januário será completamente reformado. O projeto prevê um estádio com 60.000 lugares, sendo todos numerados; camarotes com atendimento VIP; estacionamento para 3.000 veículos; shopping center; teatros; cinemas; restaurantes; museu; além de um ginásio-arena com 10.000 lugares que poderá sediar, além de competições esportivas, eventos musicais.