Símbolos

Bandeira

A bandeira vascaína é preta, com uma faixa diagonal branca partindo do canto superior esquerdo, a Cruz de Malta em vermelho no centro e oito estrelas dourardas, dispostas em duas fileiras horizontais de quatro estrelas cada, no canto superior direito. As seis estrelas representam as conquistas do Campeonato Invicto de Terra-e-Mar de 1945, quatro Campeonatos Brasileiros (conquistados em 1974, 1989, 1997 e 2000), dois Campeonatos Sul-Americanos (conquistados em 1948 e 1998) e a Copa Mercosul de 2000.

Escudo

O primeiro escudo do Vasco foi criado em 1903 e era redondo, sem a faixa diagonal que existe hoje, mas já com a caravela no centro. Em 1920, o escudo foi modificado e ganhou o formato que conhecemos hoje, com a faixa diagonal branca. Na década de 80, uma versão mais moderna do escudo foi lançada, com as formas mais arredondadas.

Primeiro Escudo
1903
Segundo Escudo
Anos 20
Escudo Atual
Anos 80

Cruz de Malta

O primeiro escudo do Vasco, criado em 1903, tinha uma Cruz de Cristo na caravela, à semelhança do que acontecia nas caravelas da época dos descobrimentos. Alguns anos depois, a Cruz de Cristo foi substituída pela Cruz de Malta. Entretanto, mais tarde, descobriu-se que a Cruz de Malta é, na realidade, uma Cruz Patée, também conhecida como Cruz Pátea. A verdadeira Cruz de Malta é bem diferente da Cruz Pátea, pois tem as extremidades bifurcadas.

Cruz de Cristo Cruz Pátea Cruz de Malta

Uniforme

A primeira camisa do Vasco, ainda na época do Remo, era parecida com a atual: preta, com uma faixa diagonal branca e a Cruz de Malta no centro. No entanto, a faixa diagonal partia do ombro direito, ao contrário do que acontece hoje.

Por influência do Lusitânia (clube que se fundiu com o Vasco em 1915 dando início ao seu Departamento de Futebol), a primeira camisa do Futebol tinha a gola e os punhos brancos e sem a faixa diagonal. Porém, a Cruz de Malta havia sido deslocada para o lado esquerdo do peito, junto ao coração.

Nos anos 30, o uniforme principal do futebol foi modificado: a faixa diagonal branca reapareceu, só que dessa vez partindo do ombro esquerdo. A Cruz de Malta continuou no mesmo lugar.

Em 1945, por sugestão do treinador Ondino Viera (que se inspirara na camisa do River Plate), o Vasco adotou a camisa branca, com a faixa diagonal preta, como uniforme número 2.

A última grande modificação na camisa foi feita em 1988, com a supressão da faixa nas costas. A partir daí, apenas pequenas alterações foram processadas, de acordo com as mudanças de fornecedores de material esportivo e patrocinadores.

Primeira Camisa
1898
Segunda Camisa
1916
Terceira Camisa
Anos 30
Quarta Camisa
1945

Flâmula

A flâmula oficial do Vasco é triangular, comprida e dividida no sentido longitudinal em três partes. A parte do meio é branca e contém a Cruz de Malta. A parte de cima é negra e contém as letras C e R entrelaçadas, como no escudo. A parte de baixo também é negra e contém as letras V e G entrelaçadas.