O Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como Estádio de São Januário, sediou numerosos eventos cívicos especialmente nas décadas de 1930 e 1940, quando era maior praça de esportes do Brasil, e o Rio de Janeiro era a capital do país.
Num desses eventos, realizado em 1º de maio de 1941
(foto), o então Presidente da República Getúlio Vargas anunciou a criação da Justiça do Trabalho, um acontecimento histórico que completa nesta data 70 anos.
O site do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em sua seção de História, descreve assim a instalação da Justiça do Trabalho:
"
Coube a Francisco Barbosa de Resende, quinto presidente do Conselho Nacional do Trabalho, presidir a Comissão Especial incumbida de organizar e instalar a Justiça do Trabalho. Ela foi declarada instalada por Getúlio Vargas em ato público realizado no dia 1º de maio de 1941, no campo de futebol do Vasco da Gama, Rio de Janeiro."
O anúncio da criação da Justiça do Trabalho não foi o único fato relevante da História do Brasil ocorrido em São Januário. Um ano antes, em 1º de maio de 1940, Vargas assinou, nas tribunas do estádio, o decreto que criava o salário mínimo. Em 1º de maio de 1943, o presidente promulgaria a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Fonte: NETVASCO (texto), Fundação Getúlio Vargas (foto)