.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 13/05/2008 - TER - 23:40 - Há 10 anos o Vasco era campeão estadual no centenário

No dia 14 de maio de 1998, portanto há dez anos, o Vasco derrotava o Bangu em Moça Bonita por 1 a 0, num jogo dramático, e se tornava o primeiro clube do Brasil a conquistar um título no ano de seu centenário, apesar dos três maiores rivais terem feito de tudo para "melar" o campeonato.

A campanha memorável começou a todo vapor, com vitórias sobre Bangu (1 a 0) e Americano (5 a 0) em São Januário e Fluminense (4 a 3) no Maracanã. Após um tropeço contra o Botafogo (2 a 1), justificado pelo cansaço do time, que se dividia entre o Campeonato Estadual e a Taça Libertadores da América, vieram duas vitórias fora de casa sobre Friburguense (3 a 0) e Madureira (4 a 0) que deixaram o Vasco com a vantagem do empate contra o Flamengo, na última rodada, para ganhar o primeiro turno. E não deu outra: com o 0 a 0 no placar, a Taça Guanabara foi parar em São Januário.

O Vasco iniciou o segundo turno de maneira tão avassaladora quanto o primeiro, com vitórias sobre Americano (1 a 0) em Campos e Friburguense (3 a 1) e Madureira (2 a 0) em casa. Vendo que a Taça Rio (e conseqüentemente a do Estadual) também iria parar em São Januário, os rivais começaram a boicotar a competição. Primeiro foi o Botafogo, que não compareceu a campo para enfrentar o Vasco, configurando o primeiro WO da história do Maracanã. Depois, Flamengo e Fluminense recusaram-se a se enfrentar, o que resultou num também inédito "WO duplo".

Com a inesperada ajuda dos rivais, ficou ainda mais fácil para o Vasco ser campeão: bastava uma vitória simples contra o Bangu, em Moça Bonita, na noite do dia 14 de maio. O placar mostrava 0 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo, quando as luzes do estádio se apagaram. Após meia hora de paralisação, os refletores foram novamente acesos e o árbitro Ubiraci Damásio avisou que daria mais três minutos de jogo. A menos de 30 segundos para o fim, Juninho Pernambucano descobriu Mauro Galvão dentro da área e o capitão vascaíno só teve o trabalho de desviar a bola do goleiro Alex com um leve toque: era o gol do título. A galera vascaína explodiu em alegria, aos gritos de "É campeão" e "Urubu otário, o Vasco é campeão no centenário".

A atitude antipática da diretoria do Bangu, que mandou apagar a luz do estádio durante a comemoração vascaína, não esfriou o ânimo da torcida. Da mesma forma, nem a ausência do Flamengo no clássico do domingo seguinte no Maracanã (mais um WO) nem a derrota para o Fluminense (2 a 0) uma semana depois conseguiram diminuir o brilho do título histórico do Vasco no ano de seu centenário.

(Na foto: Donizete, Mauro Galvão e Carlos Germano posam com a taça de campeão estadual no gramado de São Januário.)


Globo Esporte do dia seguinte ao jogo Vasco 4 x 3 Fluminense


Globo Esporte do dia seguinte ao jogo do título da Taça Guanabara


Globo Esporte do dia seguinte ao jogo do título do Estadual


Globo Esporte fala do WO do Flamengo, que não foi ao Maracanã enfrentar o Vasco


Mais sobre o título no centenário (clique no link)

Ficha do jogo histórico
Campanha do Vasco
Declaração do técnico Antônio Lopes logo após a conquista

Fonte: NETVASCO (texto), Revista do Vasco (foto), Youtube (vídeos)


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique