Relembre o dia que a torcida do Vasco pediu para o time entregar o jogo
Terça-feira, 18/11/2008 - 12:20
Com a proximidade do jogo Vasco x São Paulo, que interessa ao Flamengo na briga pelo título brasileiro de 2008, a imprensa tem dedicado algumas linhas a relembrar um fato semelhante ocorrido no Campeonato Brasileiro de 1992. Na ocasião, a vitória vascaína sobre o então campeão da Libertadores (e futuro campeão mundial) São Paulo por 3 a 0 auxiliou o Flamengo, que, ao vencer o Santos por 3 a 1, se classificou para a decisão contra o Botafogo e conquistou o título.
O fato curioso daquela jornada ficou por conta de uma parte (aproximadamente a metade) da torcida do Vasco, que, desesperada com a iminente classificação do rival à decisão do campeonato, pediu que o próprio time entregasse o jogo para o Tricolor Paulista após estar vencendo por 2 a 0.
Confira como foi o Campeonato Brasileiro daquele ano e a rodada decisiva da 2ª fase:
Primeira Fase
O Vasco obteve a melhor campanha na 1ª fase e classificou-se para a 2ª fase juntamente com Flamengo, São Paulo, Santos, Botafogo, Corinthians, Bragantino e Cruzeiro. Os 3 primeiros ficaram no Grupo A e os 4 últimos no Grupo B. O vencedor de cada quadrangular, disputado em ida e volta, se classificaria para a decisão.
Segunda Fase
O Grupo A da 2ª fase, do qual faziam parte Vasco, Flamengo, São Paulo e Santos, apresentou, até a 5ª e penúltima rodada, os seguintes resultados:
Vasco 3 x 3 Santos
Flamengo 1 x 0 São Paulo
Santos 1 x 0 Flamengo
São Paulo 2 x 2 Vasco
Santos 1 x 1 São Paulo
Flamengo 1 x 1 Vasco
São Paulo 1 x 0 Santos
Vasco 0 x 2 Flamengo
São Paulo 2 x 0 Flamengo
Santos 1 x 1 Vasco
A classificação antes da rodada decisiva era a seguinte (a vitória, na época, valia 2 pontos):
1º São Paulo - 6
2º Flamengo - 5
3º Santos - 5
4º Vasco - 4
Rodada decisiva
A última rodada teria os seguintes jogos:
Flamengo x Santos - Maracanã
Vasco x São Paulo - São Januário
O único critério de desempate era a melhor colocação na 1ª fase, o que favorecia, respectivamente, Vasco (1º), Flamengo (4º), São Paulo (6º) e Santos (8º). Esse item do regulamento, aliado ao antigo sistema de 2 pontos por vitória, possibilitou que todos os 4 times chegassem à rodada derradeira com chances razoáveis de classificação:
São Paulo - precisava vencer o Vasco; se empatasse, Fla e Santos precisariam empatar;
Flamengo - precisava vencer o Santos e torcer para que São Paulo não vencesse o Vasco;
Santos - precisava vencer o Flamengo e torcer para que o São Paulo perdesse para o Vasco;
Vasco - precisava vencer o São Paulo e torcer por um empate entre Flamengo e Santos.
O clima estava pesado antes da rodada decisiva. O Vasco, após uma grande 1ª fase, não vencia havia 7 partidas. O São Paulo dizia que "faria de tudo" para não jogar em São Januário, que considerava inseguro para uma partida daquela magnitude. E pipocavam "denúncias" de que o Vasco poderia "entregar o jogo" para o Flamengo não ir à final - todas elas rechaçadas veementemente pelo elenco e comissão técnica vascaínos.
Cronologia
Ambas as partidas estavam marcadas para começar às 21h30min e não tiveram atrasos ou acréscimos significativos.
Confira a cronologia simultânea dos jogos:
21h30min - Início de Vasco x São Paulo e Flamengo x Santos - São Paulo classificado;
21h40min - Aos 10'/1ºT, Bebeto faz 1 a 0 para o Vasco - Vasco classificado;
21h52min - Aos 22'/1ºT, Nélio faz 1 a 0 para o Flamengo - Flamengo classificado;
22h15min - Fim do 1º tempo de Vasco 1 x 0 S. Paulo e Fla 1 x 0 Santos - Flamengo classificado;
22h30min - Início do 2º tempo de Vasco 1 x 0 S. Paulo e Fla 1 x 0 Santos - Flamengo classificado;
22h31min - A 1'/2ºT, Bismarck faz 2 a 0 para o Vasco - Flamengo classificado;
22h43min - Aos 13'/2ºT, Bernardo (contra), após falta cobrada por Júnior, faz 2 a 0 para o Flamengo - Flamengo classificado; em São Januário, cerca de metade da torcida vascaína começa a gritar: "entrega o jogo";
22h54min - Aos 24'/2ºT, Edmundo faz 3 a 0 para o Vasco - um golaço, que uma pequena parte da torcida do Vasco não comemora; Flamengo classificado;
23h01min - Aos 31'/2ºT, o Santos tem um pênalti a seu favor mas Paulinho McLaren o desperdiça chutando a bola nas mãos do goleiro Gilmar - Flamengo classificado;
23h06min - Aos 36'/2ºT, Marcelo Passos diminui para o Santos - Flamengo classificado, mas, se o Santos marcasse mais 1 gol, o classificado passaria a ser o Vasco. Isso fez com que a mesma torcida que havia gritado "entrega o jogo" minutos antes passasse a ficar com o ouvido colado no radinho torcendo pelo empate do Santos;
23h15min - Aos 45'/2ºT, Gaúcho faz 3 a 1 para o Flamengo - Flamengo classificado;
23h15min - Fim de Vasco 3 x 0 São Paulo e Flamengo 3 x 1 Santos - Flamengo classificado.
A cronologia mostra que os vascaínos sentiram o gostinho da classificação apenas durante 12 minutos, das 21h40min até as 21h52min. Com os dois gols do Flamengo, parte da torcida presente a São Januário pediu para o time "entregar o jogo", mas o Vasco já estava vencendo por 2 a 0 e ainda tinha chance de se classificar caso o Santos empatasse a partida contra o Flamengo. E o time paulista estava pressionando: perdeu um pênalti e logo depois diminuiu o marcador, e o Vasco ficou 9 minutos (das 23h06min às 23h15min) dependendo somente de mais um gol santista para ir à final. A esperança só acabou nos minutos finais dos jogos, quando o Flamengo fez 3 a 1 e selou sua ida à decisão.
Após a partida, Edmundo, então com 21 anos e uma das revelações do campeonato, declarou: "Fizemos nosso papel dentro de campo. E não poderia ser de outra maneira. Para nós não interessava se estivéssemos classificando o Flamengo".
Classificação final do Grupo A:
1º Flamengo - 7 (classificado)
2º Vasco - 6
3º São Paulo - 6
4º Santos - 5
Vídeo
Ficha Técnica
VASCO 3 X 0 SÃO PAULO
Competição: Campeonato Brasileiro - 2ª fase - 2º turno - 3ª rodada.
Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
Data: 08/julho/1992 (quarta-feira).
Hora: 21h30min.
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas.
Auxiliares: Evaristo Francisco de Souza e Marco Antônio Machado.
Gols: Bebeto 10'/1ºT (VAS), Bismarck 1'/2ºT (VAS), Edmundo 24'/2ºT (VAS).
VASCO: Régis; Luís Carlos Winck, Jorge Luís, Alexandre Torres (Tinho) e Sidney; Flávio, Leandro Ávila, Luizinho e Edmundo; Bismarck e Bebeto. Técnico: Nelsinho Rosa.
Obs.: Roberto Dinamite ficou no banco e não participou do jogo.
SÃO PAULO: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Pintado, Suélio (Vítor), Raí e Macedo; Palhinha e Müller (Marcos Adriano). Técnico: Telê Santana.
Obs.: Como a própria escalação mostra, o São Paulo não era um time qualquer. Menos de 20 dias antes (17 de junho) havia se sagrado campeão da Taça Libertadores da América, numa final contra o argentino Newell's Old Boys. No fim do ano, derrotaria o Barcelona por 2 a 1 em Tóquio e se sagraria campeão mundial. Nada menos do que cinco dos jogadores que atuaram contra o Vasco conquistariam a Copa do Mundo de 1994: Zetti, Cafu, Ronaldão, Raí e Müller.
Decisão
Na decisão, o Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 0 no primeiro jogo e empatou por 2 a 2 no segundo, ficando com o título.