Tamanho da letra:
|

Vasco só venceu 1 clássico carioca em 7 disputados em 2011


Terça-feira, 08/11/2011 - 12:38

Além de serem decisivos na reta final do Campeonato Brasileiro, os clássicos entre os times do Rio guardam algumas particularidades que darão ainda mais emoção e poderão servir também de inspiração nos momentos-chave até o fim da competição. Uns têm de manter o bom desempenho, e outros ainda precisam melhorar.

Vice-líder na tabela, o Vasco, por exemplo, ainda não venceu em confrontos diante de cariocas no campeonato. E se quiser levantar a taça, em dezembro, o time precisará melhorar as estatísticas diante de Botafogo, Flamengo e Fluminense. No primeiro turno, derrota para o Glorioso e empate com os demais rivais. Mais regular entre os quatro desde o início, o time se inspira na vitória por 2 a 0 sobre o Alvinegro pelo Carioca, na estreia de Diego Souza.

Líder do segundo turno, o Fluminense ainda não venceu clássicos em 2011. Até agora foram oito disputados, com quatro empates e quatro derrotas. No Brasileiro, três derrotas, duas para o Fla e uma para o Bota, e um empate, contra o Vasco. A esperança da torcida tricolor fica na arrancada do time na metade final do campeonato, que o credenciou ao título. O time ainda tem Botafogo e Vasco pela frente.

Vindo de derrota em casa para o Figueirense, o Botafogo tem retrospecto melhor e conta com o Engenhão como trunfo. O Glorioso está invicto em clássicos em casa no Brasileiro - são duas vitórias e dois empates - e na temporada foi derrotado duas vezes pelos rivais no estádio: uma pelo Fla e outra pelo Vasco. A goleada por 4 a 0 sobre Cruz-Maltino no turno ilustra o objetivo do time de superar a campanha irregular e chegar aos líderes.

Desempenho semelhante ao do Botafogo tem o Flamengo. Com apenas um clássico a ser disputado, contra o Vasco, na última rodada, o time de Vanderlei Luxemburgo venceu dois confrontos e empatou três. Ronaldinho & Cia., que voltaram a crescer nas últimas rodadas, esperam que os duelos entre os rivais ajudem o time a continuar na briga pelo título e pela vaga na Copa Santander Libertadores.

AS CURIOSIDADES:

Vasco

Diego Souza estreou pelo Cruz-Maltino em um clássico

Uma das principais esperanças do Vasco nesta reta final do Campeonato Brasileiro é Diego Souza. O meia tem sido diferencial do time e, inclusive, fez sua estreia com a camisa do Cruz-Maltino justamente em um clássico. E fez até um gol.

Contra o Botafogo, durante o Campeonato Carioca, o camisa 10 logo deu mostras do futebol que poderia apresentar na temporada, apesar de ter passado por um ano de 2010 ruim defendendo o Atlético Mineiro. Ele, apesar de sentir falta de ritmo de jogo, fez um belo gol na vitória por 2 a 0 sobre o Alvinegro, mesmo adversário do próximo domingo.

Campanha em clássicos na temporada: (7 jogos: 1 vitória; 2 empates; 4 derrotas)

O desempenho do Vasco em clássicos nesta temporada não é dos piores, mas também não chega a ser empolgante. O time, até agora, perdeu apenas dois, para Botafogo e Fla, mas venceu só um, contra o mesmo Botafogo. De resto, só deu empate.

Fluminense

Rio é o trunfo para o Fluminense

Diferentemente dos rivais, o Fluminense tem um trunfo para sonhar com o bicampeonato brasileiro:dos cinco jogos que restam, quatro serão no Rio de Janeiro, sendo dois clássicos.

Após vencer Ceará e Internacional, fora de casa, o Fluminense encara o lanterna América-MG, no Engenhão, e depois o Grêmio, que já não sonha com nada na competição nacional.

Em seguida, o Tricolor faz um confronto direto por vaga na Libertadores, contra o Figueirense, em Florianópolis, e encerra sua participação contra Vasco e Botafogo. Assim, o Flu só depende de suas forças para ser campeão.

Campanha em clássicos na temporada: (8 jogos: 4 empates; 4 derrotas)

O Fluminense ainda não sabe o que é vencer clássicos nesta temporada. Só no Campeonato Brasileiro, por exemplo, foram três derrotas e um empate, contra o Vasco. No último, já neste segundo turno, foi derrotado pelo Flamengo, de virada, por 3 a 2.

Botafogo

Alvinegro crê em retomada

Para o Botafogo, o clássico contra o Vasco é visto como a oportunidade ideal para buscar a redenção. Tudo por conta do retrospecto no primeiro turno. Depois de golear o Cruz-Maltino por 4 a 0, o Glorioso venceu seus últimos três jogos e perdeu apenas um.

- Na época, a gente pegou o Vasco depois de perder por 2 a 0 para o Figueirense. Passei para o grupo: quem sabe não é mais um clássico para nós crescermos? - comentou o técnico Caio Junior.

Nas últimas cinco partidas no primeiro turno, o Botafogo marcou 13 gols e sofreu cinco. Foi a sequência que estabeleceu o Alvinegro na disputa pelo título.

Campanha em clássicos na temporada: (8 jogos: 3 vitórias; 3 empates; 2 derrotas)

Neste Campeonato Brasileiro, o Botafogo ainda não perdeu clássicos. Destaque para a goleada sobre o Vasco, por 4 a 0. O time sofreu apenas duas derrotas para os rivais, ambas no Campeonato Carioca: perdeu para o Vasco e para o Flamengo.

Flamengo

Ronaldinho sem gols em clássicos e invencibilidade

Enquanto o Flamengo ostenta a invencibilidade em clássicos em 2011, o principal jogador do time ainda não conseguiu desencantar contra os rivais. Ronaldinho disputou, até agora, sete partidas contra os times da capital e não conseguiu marcar um gol sequer.

Além de não ter deixado a sua marca, o camisa 10 coleciona apenas duas vitórias e outros cinco empates nesses confrontos. Os triunfos aconteceram sobre Botafogo e Fluminense na Taça Rio. Ronaldinho, portanto, não venceu o Vasco, último adversário local que o Flamengo terá na rodada derradeira do Brasileiro.

Campanha em clássicos na temporada: (11 jogos: 4 vitórias; 7 empates)

Fonte: Lancenet