Os clássicos regionais marcados para a última rodada do Campeonato Brasileiro deste ano já prometiam fortes emoções. Imagine, então, para os cariocas. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estão vivos na briga pelo título e nada menos do que quatro clássicos ainda acontecerão nas cinco rodadas finais. Ou seja, além da natural rivalidade, as partidas representam verdadeiras decisões.
Dos quatro confrontos até o fim do Brasileirão, o Vasco estará presente em três. Pega Fluminense e Flamengo nas duas últimas duas rodadas e, o Botafogo, já no próximo domingo. O mesmo Alvinegro ainda vai enfrentar o Tricolor carioca na última rodada.
A decisão de se colocar clássicos regionais nas últimas rodadas do Brasileiro foi tomada para evitar acusações de resultados facilitados, mala branca e afins. Mas acabou criando também um ambiente de rivalidade ainda mais acentuada, principalmente com as boas campanhas de todos os cariocas. Para se ter uma ideia do clima de decisão para os clássicos no Rio, a partida deste domingo, entre Botafogo e Vasco, poderá valer a liderança da competição.
Afinal, o Cruz-Maltino está atualmente empatado com o Corinthians, com 58 pontos, na ponta da tabela, perdendo apenas nos critérios de desempate. Já o Alvinegro está em quarto lugar e, com a vitória, alcançaria a mesma pontuação do rival carioca.
O objetivo principal, obviamente, é o título nacional. Mas as vagas na Copa Libertadores também são um sonho de consumo para os cariocas, que estão cada vez mais perto de conquistar um feito inédito, com todos os quatro disputando uma mesma edição da competição sul-americana.
Vale ressaltar que o Vasco já está garantido na competição sulamericana, por ter sido campeão da Copa do Brasil. Até por conta disso, o G4 passa a ser G5 com a presença do Cruz-Maltino entre os primeiros colocados. Atualmente, o Flamengo é o quinto colocado, dois pontos à frente do Figueirense.
O TRUNFO DOS CARIOCAS:
VASCO
Uma das principais esperanças do Vasco nesta reta final do Campeonato Brasileiro é Diego Souza. O meia tem sido diferencial do time e, inclusive, fez sua estreia com a camisa do Cruz-Maltino justamente em um clássico. E fez até um gol. Contra o Botafogo, durante o Campeonato Carioca, o camisa 10 logo deu mostras do futebol que poderia apresentar na temporada, apesar de ter passado por um ano de 2010 ruim defendendo o Atlético Mineiro. Ele, apesar de sentir falta de ritmo de jogo, fez um belo gol na vitória por 2 a 0 sobre o Alvinegro, mesmo adversário deste domingo.
FLUMINENSE
Diferentemente dos rivais, o Fluminense tem um trunfo para sonhar com o bicampeonato brasileiro: dos cinco jogos que restam, quatro serão no Rio de Janeiro, sendo dois clássicos. Após vencer Ceará e Internacional, fora de casa, o Fluminense encara o lanterna América-MG, no Engenhão, e depois o Grêmio, que já não sonha com nada na competição nacional. Em seguida, o Tricolor faz um confronto direto por vaga na Libertadores, contra o Figueirense, em Florianópolis, e encerra sua participação contra Vasco e Botafogo. Assim, o Flu só depende de suas forças para ser campeão.
BOTAFOGO
Para o Botafogo, o clássico contra o Vasco é visto como a oportunidade ideal para buscar a redenção. Tudo por conta do retrospecto no primeiro turno. Depois de golear o Cruz-Maltino por 4 a 0, o Glorioso venceu seus últimos três jogos e perdeu apenas um. "Na época, a gente pegou o Vasco depois de perder por 2 a 0 para o Figueirense. Passei para o grupo: quem sabe não é mais um clássico para nós crescermos", comentou o técnico Caio Junior. Nas últimas cinco partidas no primeiro turno, o Botafogo marcou 13 gols e sofreu cinco. Foi a sequência que estabeleceu o Alvinegro na disputa pelo título.
FLAMENGO
Enquanto o Flamengo ostenta a invencibilidade em clássicos em 2011, o principal jogador do time ainda não conseguiu desencantar contra os rivais. Ronaldinho disputou, até agora, sete partidas contra os times da capital e não conseguiu marcar um gol sequer. Além de não ter deixado a sua marca, o camisa 10 coleciona apenas duas vitórias e outros cinco empates nesses confrontos. Os triunfos aconteceram sobre Botafogo e Fluminense na Taça Rio. Ronaldinho, portanto, não venceu o Vasco, último adversário local que o Flamengo terá na rodada derradeira do Brasileiro.
Fonte: Lancenet