Pai Santana, falecido no dia 1º de novembro aos 77 anos, foi tricampeão de boxe pelo Vasco nos anos 50 e Rei Congo no Carnaval carioca. Confira:
Tricampeão de boxe pelo Vasco
Pai Santana foi pugilista do Vasco nas décadas de 40 e 50, chegando a se sagrar tricampeão estadual em sua categoria. Ele foi capa de um dos 3 CDs "Memória Social dos Esportes - Arquivos de São Januário", vendidos juntamente com o livro "São Januário - Arquitetura e História" em 2002:
Confira o texto da sobre Santana na contracapa do CD:
"O Atleta da Capa
Eduardo Sant'ana nasceu em 26 de julho de 1934 em Andrelândia, Minas Gerais. Iniciou sua carreira de boxeador no Vasco da Gama em 1946 e conquistou o título de Tricampeão Carioca na categoria médio-ligeiro. Sua carreira como pugilista vascaíno teve fim em 1953, quando se alistou no serviço militar. Atualmente é conhecido como Pai Sant'ana, figura "folclórica" do Vasco. A foto faz parte do acervo fotográfico do Clube de Regatas Vasco da Gama."
Rei Congo no Carnaval
No Carnaval 2005, Pai Santana representou o Rei Congo na Marquês de Sapucaí. Um ano depois, ele sofreria o derrame que o deixaria bastante debilitado até o fim da vida. Na foto abaixo, ele é conduzido na avenida por Penedo, ex-motorista e condutor da maca móvel do Vasco.
Essa "atuação" do Pai Santana como Rei Congo (e não Conga, como na legenda) confundiu alguns órgãos de imprensa, que chegaram a noticiar que o místico vascaíno havia sido Rei Momo no Carnaval; mas isso nunca aconteceu.
Fonte: NETVASCO (texto), CD Memória Social do Esportes - Arquivos de São Januário (fotos), Rede Local de Notícias - reinaldoleal.com (foto)