Tamanho da letra:
|

Vasco recebe São Paulo com São Januário lotado


Domingo, 30/10/2011 - 12:52

De um lado o Vasco, terceiro melhor mandante do Campeonato Brasileiro com nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Do outro o São Paulo, melhor visitante deste Brasileiro com sete vitórias, quatro empates e apenas quatro derrotas longe de seus domínios (O Flamengo tem o mesmo número de pontos fora do Rio). O embate entre os clubes vai acontecer na tarde deste domingo, às 16h (de Brasília), justamente em um São Januário que vai estar lotado, já que os vascaínos esgotaram a carga de mais de 23 mil ingressos. E a disputa promete ser boa, já que aos dois clubes só interessa a vitória.

Líder isolado do Brasileiro com 57 pontos, o Vasco fará seu penúltimo jogo em São Januário no campeonato. Para seguir firme na luta pelo título e sem deixar os concorrentes como Corinthians, Flamengo, Fluminense, Botafogo além do próprio São Paulo encostarem, precisa vencer. O time terá o desfalque de Diego Souza, mas conta com as cobranças de falta venenosas de Juninho Pernambucano, que estará entre os titulares.

Já o São Paulo, atualmente ocupa a sexta posição com 49 pontos conquistados. Para seguir sonhando com título, não pode pensar em outro resultado sem ser a vitória. Só que o time conta com desfalques importantes como Rogério Ceni, Casemiro e Luis Fabiano machucados, além de Dagoberto supenso. Em seu primeiro jogo pelo Brasileiro neste retorno ao São Paulo, o técnico Leão espera ter melhor sorte do que contra o Libertad, pela Copa Sul-Americana, na última quarta-feira.

A TV Globo exibe a partida para os estados de de SP, MG, GO, TO, MS, MT, SE, RN, CE e MA (exceto Balsas) e as cidades de Porto Alegre, Caruaru e Petrolina. O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha todas as emoções do confronto, a partir das 15h30m.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: o técnico Cristóvão Borges conta com dois desfalques importantes por suspensão e um por lesão: Fagner, Diego Souza e Eduardo Costa. Allan, Bernardo e Juninho Pernambucano devem ser os substitutos. Com isso, o Vasco vai a campo com: Fernando Prass, Allan, Dedé, Renato Silva e Felipe; Romulo, Jumar, Juninho Pernambucano e Bernardo; Eder Luis e Elton.

São Paulo: Emerson Leão perdeu seus três principais jogadores para a partida deste final de semana. Com uma lesão no tornozelo esquerdo, Rogério Ceni foi vetado pelo departamento médico, assim como Luis Fabiano, que sentiu uma fisgada na coxa contra o Libertad. Além deles, Dagoberto levou o terceiro cartão amarelo no empate contra o coritiba e cumprirá suspensão automática. O treinador vai trancar o time e montou uma formação com três zagueiros, seis homens no meio-campo e apenas um atacante de ofício. No meio-campo, ainda existe uma dúvida entre Marlos e Rivaldo. O time jogará com: Denis; João Filipe, Rhodolfo e Xandão; Piris, Wellington, Carlinhos Paraíba, Marlos (Rivaldo), Lucas e Juan; Willian José

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Diego Souza e Fagner estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Com um estiramento no adutor da coxa esquerda, Eduardo Costa está vetado.

São Paulo: Rogério Ceni, Luis Fabiano, Henrique Miranda e Bruno Uvini estão machucados e Dagoberto está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

PENDURADOS

Vasco: Eder Luis, Julinho, Juninho Pernambucano e Romulo.

São Paulo: Denílson, Rogério Ceni e Xandão.

O ÁRBITRO

Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Kleber Lucio Gil (SC). Ao todo, Ricardo Marques participou de nove jogos, aplicou 29 cartões amarelos (média de 3,2, umas das mais baixas) e um vermelho, marcou 308 faltas (média de 34,2) e um pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,6 faltas. Destes amarelos, 13 foram para mandantes e 16 para visitantes. Ele apitou uma partida de cada equipe na Série A deste ano: São Paulo 2 x 2 Atlético-PR, pela 16ª rodada, e Vasco 4 x 0 Grêmio, pela 24ª.

FIQUE DE OLHO

Vasco: Bernardo deve receber uma nova oportunidade entre os titulares após a suspensão de Diego Souza pelo terceiro cartão amarelo. Diante do Aurora, o camisa 31 brilhou, mas ainda há uma desconfiança quando ele sai jogando como titular. Há quem diga que ele só brilha quando entra no decorrer dos jogos. Diante de um jogo importante como esse, é a oportunidade ideal para ele superar a desconfiança.

São Paulo: contratado após se destacar no Campeonato Brasileiro com o Grêmio Prudente em 2010, o atacante Willian José pouco mostrou até agora. Nesse ano, jogou pouco com Paulo César Carpegiani e não foi utilizado por Adilson Batista. O camisa 19 integrou a seleção que conquistou o mundial sub-20 na Colõmbia. Neste domingo, ele será o único atacante de ofício do esquema adotado por Emerson Leão

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Estamos em um reta final de campeonato em que a margem de erro tem de ser mínima. Vamos enfrentar uma equipe que ainda tem seus sonhos e seus objetivos. Não podemos achar que porque estamos jogando em casa e somos os líderes vamos ter facilidade. Pelo contrário, será uma partida extremamente complicada. Mas para vencer precisamos manter a nossa postura agressiva dos últimos jogos. É a hora de arriscar e só assim vamos chegar lá”.

Emerson Leão, técnico do São Paulo: “Quando você não gosta do que viu, a obrigação é tentar melhorar. Não gostei do que aconteceu em Assunção e nem os torcedores. Dei um alerta nos atletas, disse que ainda éramos felizardos porque tínhamos chance de brigar por objetivos maiores. Nós que definiremos o nosso futuro: se teremos férias com sorriso ou melancolia. Os atletas precisam ter responsabilidade dentro e fora do campo. Não posso trata-los com bebês ou ser babá”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Computando apenas a classificação do segundo turno, a diferença entre Vasco e São Paulo é de oito pontos. Em 12 rodadas do returno, o Vasco soma 22 pontos (6V/4E/2D), enquanto o São Paulo tem 14 pontos (3V/5E/4D). O líder do returno é o Fluminense, com 25 pontos.

* No Rio de Janeiro, o Vasco não derrota o São Paulo desde o primeiro turno do Brasileiro de 2005, quando venceu por 3 a 1 em São Januário. No entanto, em 29 partidas disputadas na Colina nesta temporada, o time carioca obteve 18 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas.

* O São Paulo vem de cinco empates e duas derrotas nas sete últimas rodadas e não vence neste Brasileirão desde a 24ª rodada, quando goleou o Ceará por 4 a 0 no Morumbi.

* A média de gols das partidas entre Vasco e São Paulo em Campeonatos Brasileiros é de 2,9 gols por jogo. Em 40 jogos, foram marcados 114 gols.

ÚLTIMO CONFRONTO

Pela 13ª rodada do Brasileirão deste ano, no dia 31 de julho, o Vasco só precisou de um contra-ataque para abrir o placar e de outro para derrotar de vez o São Paulo por 2 a 0 no Morumbi. A vitória no primeiro turno colocou o time da Colina de vez na briga pelo título. A partida marcou ainda o 300º jogo de Juninho Pernambucano pelo Vasco. O Reizinho entrou em campo com uma camisa comemorativa, mas foram Eder Luis e Felipe os responsáveis pelos gols do triunfo cruz-maltino.

Fonte: GloboEsporte.com