Tamanho da letra:
|

Viagens a menos podem dar vantagem ao Vasco na reta final do Brasileiro


Segunda-feira, 17/10/2011 - 17:29

Restando poucos jogos para o final da temporada, qualquer fator extracampo influencia no desempenho das equipes, já que os jogadores estão bem próximo do limite físico. Nestas horas, o calendário pode ser fator chave nesta reta decisiva do Campeonato Brasileiro. Entre os cinco primeiros clubes que brigam pelo título, Vasco e Fluminense levam uma vantagem sobre os outros times que brigam pelo título já que os dois rivais são os que irão se deslocar menos até o fim do ano.

O clube de São Januário, que está em segundo no Brasileiro com 54 pontos, só terá de enfrentar aeroportos em mais três vezes até o fim da temporada. A primeira vez será neste fim de semana, pela 31ª rodada, quando pega o Bahia, em Salvador. Este, inclusive, é o maior deslocamento que a delegação irá enfrentar, já que as outras duas viagens são para São Paulo e Santos.

O Fluminense, em quinto com 50 pontos, é outro que só entra mais três vezes em aviões até o fim do Brasileiro. As viagens tricolores são mais longas que a do Vasco, já que os destinos da delegação serão Fortaleza, para enfrentar o Ceará; Porto Alegre, no duelo contra o Internacional; e por fim, Florianópolis, para pegar o Avaí.

Se fosse contar só o Brasileiro, o Flamengo, em quarto com 51 pontos, também teria de enfrentar a rotina de embarque e desembarque em aeroportos apenas três vezes (Porto Alegre, Curitiva e Goiânia), mas o compromisso pela Copa Sul-Americana, em Santiago, no Chile, no jogo de volta das oitavas de final contra o Universidad do Chile, atrapalha o planejamento rubro-negro.

O Corinthians, líder com a mesma pontuação vascaína, entra em aviões por mais quatro vezes para cumprir seus compromissos no Brasileiro. A delegação corintiana tem como destino Porto Alegre (Internacional), Sete Lagoas (América-MG), Fortaleza (Ceará) e Florianópolis (Figueirense).

Quem mais enfrentará problemas deste aspecto até o fim do ano é o Botafogo. O Glorioso terá mais quatro jogos fora do Rio de Janeiro (Santos, na Baixada Santista; Avaí, em Florianópolis; América-MG e Atlético-MG, ambos em Sete Lagoas). Para complicar, o Alvinegro ainda tem um compromisso em Bogotá pela Copa Sul-Americana, contra o Santa Fé.

Até onde isso pode influenciar no desempenho em campo, não dá para se provar. Mas qualquer vantagem a mais será fundamental nesta reta final.




Fonte: UOL