Tamanho da letra:
Vasco é o postulante ao título que fará menos jogos em casa
Terça-feira, 11/10/2011 - 15:42
Restando dez rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, os sete clubes com chances reais de classificação fazem contas. E nelas, o Vasco percebe que é o único time a realizar apenas três partidas em seu estádio – leia-se São Januário. Como os clássicos com o Botafogo e a dupla Fla-Flu serão no Engenhão, portanto campo neutro, o vice-líder da competição segue em desvantagem.
Entre os que estão efetivamente hoje na briga, Flamengo, Botafogo e Internacional são os que, pode-se dizer, foram beneficiados pela tabela. Os três farão nada mais que cinco partidas em casa. O time rubro-negro terá ainda o clássico contra o mesmo Vasco no Engenhão. Ou seja: mais uma partida no Rio e sairá de casa apenas em quatro oportunidades. Além do fator campo, o aspecto desgaste em viagens pesará menos para os rubro-negros.
Na hora da reabilitação, Vasco pegará algoz em jogos fora de casa
O líder Corinthians, o São Paulo e o Fluminense farão quatro partidas sem precisar sair de casa ou dividir estádio com rivais. A tarefa vascaína é difícil. A equipe comandada interinamente por Cristóvão Borges receberá apenas Atlético-MG, São Paulo e Avaí em São Januário.
Os demais compromissos são fora contra Atlético-PR, Bahia, Santos e Palmeiras. O campeão da Copa do Brasil encerra sua participação no campeonato enfrentando Fluminense e Flamengo no Engenhão. Três rodadas antes, porém, pegará o Botafogo no mesmo estádio.
Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Engenhão é alugado pelo clube alvinegro há quatro anos. No entanto, ainda que seja considerado mando de campo do clube de General Severiano, não há cota para visitantes em clássicos. As duas torcidas se distribuem no estádio em tamanhos iguais, o que acaba tornando o campo neutro.
Isto já não ocorre no Beira-Rio. Em jogos contra o rival Grêmio, apenas 3% dos ingressos são vendidos para a torcida gremista.
Menos mal para os vascaínos é que o aproveitamento do time fora neste Brasileiro é 55,5%. Foram 12 partidas, com seis vitórias, quatro derrotas e dois empates. Dos 36 pontos disputados fora, a equipe conquistou 20. Na quinta-feira, o time enfrenta o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Lá, o retrospecto é desfavorável. Cristóvão ainda não poderá contar com Juninho Pernambucano, mas terá a volta do zagueiro Dedé.
Confira o que a tabela reserva aos sete clubes com chances de título
VASCO (3)
Atlético-PR (fora), Atlético-MG (casa), Bahia (fora), São Paulo (casa), Santos (fora), Botafogo (Engenhão, campo neutro), Palmeiras (fora), Avaí (casa), Fluminense (Engenhão, campo neutro) e Flamengo (Engenhão, campo neutro)
CORINTHIANS (4)
Botafogo (asa), Cruzeiro (fora), Internacional (fora), Avaí (casa), América-MG (fora), Atlético-PR (casa), Ceará (fora), Atlético-MG (casa), Figueirense (fora) e Palmeiras (campo neutro)
SÃO PAULO (4)
Inter (casa), Atlético-GO (fora), Coritiba (casa), Vasco (fora), Bahia (fora), Avaí (casa), Atlético-PR (fora), América-MG (casa), Palmeiras (Pacaembu, campo neutro) e Santos (Morumbi)
FLAMENGO (5)
Palmeiras (casa), Ceará (fora), Santos (casa), Grêmio (fora), Cruzeiro (casa), Coritiba (fora), Figueirense (casa), Atlético-GO (fora), Internacional (casa) e Vasco (Engenhão, campo neutro)
*BOTAFOGO (5)
Corinthians (fora), Atlético-PR (casa), Avaí (casa), Cruzeiro (casa), Figueirense (casa), Vasco (Engenhão, campo neutro), América-MG (fora), Internacional (casa), Atlético-MG (fora), Fluminense (campo neutro) e Santos (fora)
FLUMINENSE (4)
Coritiba (casa), Palmeiras (fora), Atlético-MG (casa), Ceará (fora), Internacional (fora), América-MG (casa), Grêmio (casa), Figueirense (fora), Vasco (Engenhão, campo neutro) e Botafogo (campo neutro)
INTERNACIONAL (5)
São Paulo (fora), Avaí (casa), Corinthians (casa), Atlético-GO (fora), Fluminense (casa), Cruzeiro (fora), Bahia (casa), Botafogo (fora), Flamengo (fora) e Grêmio (casa)
* O Botafofo fará um jogo a mais que os outros por conta do compromisso adiado com o Santos, pela segunda rodada do returno. A partida, porém, será na Vila Belmiro.
Fonte: IG