Tamanho da letra:
|

Com Dedé no banco, Seleção Brasileira vence Costa Rica por 1 a 0


Sábado, 08/10/2011 - 01:16

Críticas não faltaram a Mano Menezes após a convocação para os amistosos caça-níqueis da Seleção Brasileira contra a Costa Rica e o México. O primeiro deles, nesta sexta-feira à noite, quase madrugada no Brasil, contra os costarriquenhos, no Estádio Nacional, em San José, foi de dar sono. Menos mal que um gol de Neymar salvou o time de um fiasco que seria empatar com uma seleção fraquíssima, que ocupa apenas a 57ª posição no ranking da Fifa.

O Brasil venceu, mas sofreu, assim como aqueles que perderam duas preciosas horas de sono para ver o time canarinho jogar. Não fosse um chute de Fred, que passou longe do gol, uma trombada bizarra de Thiago Silva e David Luiz, na área costarriquenha, uma pancada forte recebida por Neymar e outra no mesmo nível desferida em Ronaldinho, nada de mais poderia ser contado sobre o primeiro tempo.

Absolutamente nada de bom foi criado por ambas as equipes. Principalmente a de Mano Menezes, da qual se esperava pelo menos futebol de qualidade. Foi a Costa Rica, empurrada pela torcida, que pressionou. Mas faltou aquele algo a mais, do tipo que o jogador brasileiro sabe como ninguém mostrar. Ontem só apareceu em jogada isolada na qual saiu o gol de Neymar.

No segundo tempo, uma chuva fina caiu e deixou os donos da casa animados. A Costa Rica partiu para cima do Brasil em busca da vitória consagradora. E Mano Menezes resolveu mexer no time. Pôs Hernanes e Oscar nos lugares de Luiz Gustavo e Lucas. Em seguida, sacou o lateral Fábio, para a entrada de Daniel Alves.

Os donos da casa seguiram na pressão. E cometeram o erro fatal de dar espaços para os jogadores brasileiros. Assim surgiu o gol. Daniel Alves apareceu livre e cruzou para a área. A bola passou por Fred, mas não pela joia santista. Gol do Brasil e o dever de casa feito. A vantagem fez bem ao Brasil. Oscar entrou bem e Ronaldinho, que estava sumido, apareceu. Fez uma bela jogada e por pouco Fred não fez o segundo, de cabeça, mas o goleiro Navas salvou.

A partir do 30 minutos, o treinador brasileiro mexeu ainda mais no time. Colocou Hulk e resolveu poupar Neymar. Jefferson também entrou no lugar de Julio Cesar e Jonas substituiu Fred. E o Brasil levou a vantagem mínima até o fim. Bom para o Brasil e para Mano, mas ruim para o futebol brasileiro, cujo campeonato tem rodada importantíssima neste fim de semana, mas sem os principais jogadores, que seguem para o México para outro amistoso desinteressante, em horário e dia inoportunos.

FICHA TÉCNICA
COSTA RICA 0 X 1 BRASIL

Local: Estádio Nacional, em San José (CRC)
Data/horário: 07/10/2011 - 23h
Árbitro: Walter López (GUA)
Gol: Neymar, aos 14' (2ºT)
Cartões amarelos: Azofeifa, Saborio (CRC) e Neymar (BRA)
Cartão vermelho: Mora (38' do 2ºT)

COSTA RICA: Navas; Mora, Umaña, Miller e Díaz; Azofeida, Barrantes (Cubero), Bolaños (Hernandez), Oviedo (Diego Madrigal), Saborío e Parks (Campbell). Técnico: Jorge Luis Pinto

BRASIL: Julio Cesar (Jefferson), Fábio (Daniel Alves), Thiago Silva, David Luiz e Adriano; Ralf, Luiz Gustavo (Hernanes) e Ronaldinho Gaúcho; Neymar (Hulk), Lucas (Oscar) e Fred (Jonas). Técnico: Mano Menezes

Fonte: Lancenet