Com um especialista no time, o Flamengo é o time que mais fez gols de falta até agora no Brasileirão. Foram cinco, sendo três de Ronaldinho Gaúcho. Renato Abreu fez outros dois. Os números são do Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad.
O Vasco aparece em segundo lugar entre os times que mais fazem gols de falta, com quatro. O Palmeiras é o terceiro no ranking: três gols, todos de Marcos Assunção.
O Palmeiras também é o clube que mais tenta chutar faltas a gol. Foram 70 cobranças, sendo 63 delas com Marcos Assunção. O Vasco é o segundo que mais arrisca: 58 cobranças. Juninho Pernambucano lidera o time com 34 tentativas e três gols de bola parada. O outro gol foi de Bernardo.
Inter é o que menos arrisca:
Apenas um gol de falta em 27 rodadas do Brasileirão. E ele ainda saiu em uma tentativa de cruzamento. O Inter não tem arriscado muito na bola parada.
Andrezinho, na vitória de 3 a 2 sobre o Cruzeiro, fez o único gol de falta do time gaúcho em toda a competição. O Inter é o time que menos arriscou cobranças diretas em todo o campeonato: 24 vezes. D´Alessandro lidera as estatísticas com 10 tentativas, mas ainda não balançou as redes.
Dois pontos justificam os poucos gols no clube gaúcho. Primeiro, é o terceiro time que sofreu menos faltas no campeonato. Segundo, muitas vezes os jogadores preferem uma jogada ensaida, alçando a bola para a área. Na rodada retrasada, quando venceu o Atlético-MG, o gol decisivo, feito por Fabrício, teve origem em uma cobrança de falta de D´Alessandro.
O Bahia e o São Paulo são outros dois times que tentam pouco. Cada um arriscou 25 cobranças de falta. Porém, nenhum gol foi feito. Rogério Ceni, especialista no quesito, ainda não marcou. O goleiro do Morumbi tem dois gols em cobranças de pênalti.
Confira o ranking de cobranças de falta / gols no Brasileirão:
Time Cobranças Gols
Palmeiras 70 3
Vasco 58 4
Flamengo 50 5
Coritiba 45 0
América-MG 42 0
Atlético-MG 41 1
Fluminense 41 1
Botafogo 40 2
Santos 40 0
Atlético-PR 38 2
Figueirense 36 1
Avaí 35 0
Grêmio 35 2
Ceará 31 2
Corinthians 28 0
Atlético-GO 27 1
Cruzeiro 27 0
Bahia 25 0
São Paulo 25 0
Inter 24 1
Fonte: IG