As torcidas de Corinthians e Flamengo, empatadas, são as maiores do Brasil, segundo pesquisa do Instituto Ibope Media, divulgada nesta terça-feira. De acordo com o levantamento, os dois clubes contam, cada um, com 13% do total de torcedores do País. Na sequência, entre as cinco maiores, aparecem as torcidas de São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Cruzeiro (4%).
Os corintianos estão mais concentrados em São Paulo (84%), enquanto o Flamengo ainda possui maior abrangência nacional. Os dados são referentes a entrevistas realizadas nas doze principais regiões metropolitanas brasileiras, entre os meses de abril e julho de 2011, com uma amostra de 9 mil entrevistas por onda, representando mais de 50 milhões de pessoas acima de dez anos.
O levantamento concluiu, ainda, que as mulheres são maioria nas torcidas de Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Sport, Vitória e Náutico.
Como não poderia deixar de ser, o futebol é o esporte mais acompanhado no Brasil, em todas as mídias pesquisadas. As entrevistas concluíram que a modalidade é a favorita do público que utiliza TV (92%), internet (88%), jornal (95%), rádio FM (95%) e rádio AM (97%).
Em uma média entre todos os meios de comunicação mencionados, os outros esportes favoritos dos brasileiros são, na sequência, vôlei, Fórmula 1 e basquete.
Fonte: Terra
Pesquisa nas 12 maiores capitais aponta Fla e Timão iguais em torcida
O Ibope divulgou nesta terça-feira uma pesquisa sobre dados relacionados ao consumo do esporte na internet e na televisão (números de rádio e revista serão divulgados em breve). O estudo foi realizado nas 12 maiores regiões metropolitanas do país. Nos locais pesquisados, Flamengo e Corinthians estão atualmente empatados em número de torcedores que buscam por esporte nos meios analisados, com 13% da preferência cada. O Ibope só divulgou os três clubes que aparecem na sequência. São eles o São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Cruzeiro (4%).
As entrevistas para a pesquisa foram realizadas entre os meses de abril e julho deste ano. Foram ouvidas 9 mil pessoas acima de dez anos de idade. A abrangência representa 50 milhões de pessoas. As regiões metropolitanas pesquisadas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre e outras três não divulgadas.
Fonte: GloboEsporte.com