Tamanho da letra:
Vasco em desvantagem no confronto geral contra o Corinthians
Domingo, 02/10/2011 - 04:43
Neste domingo, dia 2 de outubro, o Corinthians terá um difícil duelo com o Vasco, que valerá a liderança do Campeonato Brasileiro. Em partida marcada para às 16h em São Januário, estarão frente a frente o líder, o time carioca, com 49 pontos somados, e o time paulista, com dois a menos, ocupando a vice-liderança. No retrospecto do confronto porém, a vantagem é corintiana.
O duelo que já existe há 85 anos, e terá seu 106º capítulo na história, dá vantagem ao Corinthians. São 42 vitórias da equipe do Parque São Jorge, 28 empates e 35 derrotas, segundo a Agência Corinthians. O número de gols é bem equilibrado. O clube paulista balançou as redes do Vasco 154 vezes, enquanto o adversário marcou 152 gols no Timão. O primeiro encontro aconteceu no dia 14 de março de 1926. O time carioca venceu pelo placar de 2 a 1 no estádio da Rua Paysandu, no Rio de Janeiro. O gol corinthiano foi marcado pelo atacante Aparício.
Em 2011, as equipes disputaram apenas o jogo. O encontro aconteceu no primeiro turno do Brasileirão. A vitória foi corintiana: 2 a 1, com gols dos volantes Paulinho e Ralf para os paulistas, e Juninho Pernambucano descontou, em partida realizada no dia 6 de julho, no Pacaembu.
Apesar de no placar geral e no confronto recente o Corinthians ter vantagem, jogando contra o Vasco em sua casa, foram 23 jogos, com oito vitórias paulistas, três empates e 12 derrotas para o adversário. Quanto aos gols, 28 foram marcados pelo Timão contra 41 da equipe Cruz Maltina.
Pelo nacional, o equilíbrio prevalece. São 13 vitórias do Corinthians, 17 empates e 13 vitórias do time carioca. Na era dos pontos corridos, foram 13 jogos com seis vitórias corinthianas, quatro empates e três derrotas.
Apesar de alguns rivais contestarem, O mais importante título da história do Corinthians foi conquistado em cima do time de São Januário. As duas equipes decidiram o primeiro Mundial de Clubes da Fifa, em 14 de janeiro de 2000, no Maracanã. A partida acabou em 0 a 0 e, nos pênaltis, o Timão venceu por 4 a 3 e levou o título.
Fonte: Site Justiça Desportiva