Na tabela, a distância é de apenas dois pontos. Fora de campo, porém, é o Vasco que corre atrás para diminuir a diferença na goleada corintiana. Com a inauguração da área VIP, em breve a de camarotes e novas franquias de lojas oficiais, o time carioca pega o embalo da geração de receitas que deixaram o Corinthians como time que mais arrecada no futebol brasileiro. De acordo com a projeção da diretoria do Vasco, a receita do clube deve crescer 48% em relação ao ano passado. A expectativa é que o clube fature R$ 120 milhões — o que seria 121% maior na comparação com 2008, ano da queda para a Série B.
Para o consultor Rafael Plastina, o ano positivo do Vasco, além do retorno de Juninho e de um elenco com jogadores mais conhecidos, influencia na renovação das perspectivas de arrecadação.
— Claro que o trabalho de marketing é muito importante, mas sempre vai haver relação direta com o que acontece dentro de campo. A chegada do Juninho, então, foi a cereja do bolo — afirma ele, lembrando que o esporte brasileiro é carente de ídolos "sem ressalvas" como é o camisa 8 vascaíno.
Marca mais valiosa do futebol do Brasil — avaliada em R$ 867 milhões, muito superior aos R$ 162,5 milhões do Vasco —, o Corinthians teve acréscimo de 17% na receita total do clube na comparação de 2009 com o ano passado. De dois anos para cá, o aumento foi de 81%.
Com a conquista da Copa do Brasil e a liderança do Brasileiro, o Vasco ganha mais espaço no mercado de marketing esportivo no país. De acordo com pesquisa da Informídia, a exposição da marca do clube aumentou em 56% na comparação dos primeiros semestres de 2010 com 2011. Aumento maior até do que o do Corinthians, que cresceu 23% e sofreu com a aposentadoria de Ronaldo no início deste ano.
Franquia com sotaque paulista
Para seguir os passos dos paulistas, que lideram o ranking dos clubes brasileiros em receitas — recorde em 2010, de R$ 212 milhões —, o Vasco contratou a mesma empresa que organizou projeto de franquias de lojas do clube por todo o Brasil. O Corinthians tem mais de 100 lojas. O Vasco projeta chegar a 100 lojas em cinco anos. Hoje, são 10 contratadas, duas fora do Rio — Manaus (AM) e Vitória (ES).
— Estamos entrando nesse círculo virtuoso, com o time conseguindo bons resultados, tendo cada vez mais São Januário cheio e estamos em processo de renovação dos patrocinadores para o ano que vem. Nossa campanha esse ano dentro de campo e a credibilidade que adquirimos agora nos dá condição de melhorar esses valores — estima Nelson Rocha, vice-presidente de finanças do Vasco.
Quem deseja abrir uma loja do time da Cruz de Malta paga R$ 55 mil pelo direito. O investimento total — incluído localização, material esportivo e mobiliário — chega a R$ 200 mil. Como o clube ganha 10% do faturamento de cada unidade, Nelson Rocha calcula que o clube possa receber até R$ 8 milhões por ano quando chegar a uma centena de franquias.
— É uma modalidade que cada vez gera mais caixa para o clube — lembra ele, que espera anunciar logo, junto ao departamento de marketing do clube a revitaliação do plano de sócio-torcedor.
Fonte: Extra Online