Confira a mensagem enviada pelo Coordenador Geral do Centro de Memória do Vasco acerca de sua participação no I Seminário Internacional Memória e Esporte, realizado no Esporte Clube Pinheiros, no início dessa semana.
Caros amigos vascaínos,
Retornei de São Paulo com o sentimento de missão cumprida.
O Centro de Memória do Vasco teve ótima presença no Seminário Internacional Memória e Esporte, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, no Esporte Clube Pinheiros, São Paulo/SP.
Como desdobramento de minha apresentação, da qual recebi diversos elogios, fui convidado a visitar algumas instituições, tive pedidos de apoio a outras iniciativas e, sobretudo, a ver cristalizada a constituição de uma rede internacional sobre o tema.
Os palestrantes Jordi Pennas (diretor do museu do Barcelona) e María del Valle (diretora do museu do Boca Juniors) ficaram encantados com a história do Vasco e com o nosso projeto para o Centro de Memória.
Ademais, ficaram muito felizes com os nossos métodos, organização e luta.
Fundamental, no entanto, foi o aprendizado que obtive no Seminário, notadamente no que se refere a compreensão da importância do papel dos Centros de Memória para as instituições esportivas e não esportivas.
Amigos, sinto-me feliz, não só por ter levado o nome do Vasco e o nosso projeto para tão longe, bem como por vê-lo reconhecido pelos pares, infinitamente mais poderosos financeiramente (faturamento anual do Museu do Barcelona: 25 milhões de euros).
Acreditando sempre, continuamos na luta!
Vida longa ao Centro de Memória Vasco da Gama!
Ricardo Pinto dos Santos
Centro de Memória Vasco da Gama - Coordenador Geral
Apresentação do Centro de Memória do Vasco
Professor Ricardo Pinto (Vasco), Sra María del Valle (Boca Juniors) e Sr Jordi Pennas (Barcelona)
Fonte: Site oficial do Vasco