Tamanho da letra:
RICARDO GOMES DEVE TER ALTA NAS PRÓXIMAS 72 HORAS
Sábado, 17/09/2011 - 12:40
Três dias. Essa é a nova previsão de alta de Ricardo Gomes do hospital. De acordo com o boletim médico divulgado na manhã deste sábado, o técnico do Vasco deve ir para casa nas próximas 72 horas para continuar sua recuperação do acidente vascular cerebral (AVC), sofrido durante o clássico contra o Flamengo, no Engenhão.
O comunicado do hospital relata ainda que Gomes está lúcido, com “ótimo nível de raciocínio”, –, respira sem a ajuda de aparelhos e alimenta-se normalmente. Depois de vinte dias internado, com passagens pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o técnico já permanece no quarto privativo há cinco dias.
Leia o boletim médico na íntegra:
"Boletim Médico, sábado, 17/09/2011, 11h
Paciente Ricardo Gomes, 46 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE), hemorrágico, internado no Hospital Pasteur
Hoje, o paciente completa 20 dias de internação – sendo 15 em Centro de Terapia Intensivo (CTI) – e, há cinco dias ele permanece em quarto privativo, mantendo a estabilidade clínica, neurológica e sem apresentar complicações.
Ricardo Gomes está lúcido – com um ótimo nível de raciocínio –, respira espontaneamente (sem aparelhos) e não tem sequela de deglutição, dessa forma, alimenta-se normalmente, através de dieta oral.
O paciente prossegue com o trabalho intenso de fisioterapia motora e de fonoaudiologia, aonde vem colaborando e interagindo bastante com ambas as sessões e, apresentando progressos diários.
A previsão é que a alta hospitalar de Ricardo Gomes aconteça nas próximas 72 horas.
As visitas ao paciente permanecem restritas aos familiares e amigos próximos."
Entenda o caso:
Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, no domingo, dia 28 de agosto, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cérebro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.
No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clovis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião.
Fonte: GloboEsporte.com