Estatística aponta Vasco com apenas 14,6% de chance de título
Quinta-feira, 15/09/2011 - 17:06
Números, números e mais números. Mão na calculadora e contas para os clubes e torcedores. Depois de 23 rodadas do Brasileirão 2011, o líder Corinthians tem a maior probabilidade de levantar o caneco no fim do ano, e aparece no topo com 36,4%. André Diniz, professor de estatística da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) analisou as possibilidades dos times na reta final da competição (assista ao vídeo).
- Com se faz isso com 150 jogos. Botei para o computador fazer isso. Fiz várias simulações. Cada simulação para cada jogo. Ele decidia se era vitória, empate ou derrota com base no sorteio aleatório, que é técnica comum em estatística. Eu rodei no computador 100 mil simulações com base nas probabilidades e na classificação dos times. Aí eu vi, qual o percentual de todas as simulações e que cada equipe foi campeã. Na verdade, o numero saiu do computador e coloquei desta forma – explicou durante o "Redação SporTV".
Botafogo aparece em segundo lugar, com 20,4%. Em seguida, na sequência de classificação: São Paulo, Vasco, Fluminense, Internacional, Flamengo, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro e Coritiba, como times que têm chances de conquistar o título brasileiro.
Taça Libertadores: dois paulistas e dois cariocas
A parte de cima da tabela também continuou em pauta no programa. André Diniz apontou quatro clubes com maiores chances de vaga para Libertadores de 2012: Corinthians, São Paulo, Botafogo e Fluminense aparecem em destaque no pelotão de cima.
Com vaga já garantida para a próxima edição, o Vasco (campeão da Copa do Brasil) deixou o G-4 nas contas das estatísticas, e o Santos (campeão da Libertadores) também fica fora. Após quatro vitórias seguidas, o Fluminense saltou na tabela de classificação, ficou à frente do Flamengo, com mais de 20% de diferença, e aparece como um dos favoritos para disputar o torneio mais importante da América do Sul no próximo ano.
- No título, eu vi o percentual de vezes que cada time ficou em primeiro lugar. Neste caso, é o percentual de vezes que a equipe ficou entre os quatro primeiros. É claro que isso pode mudar um pouco. Pode ter uma diferença de Fluminense para o Coritiba. Eu classifiquei esses times com categorias diferentes (Tipo A e Tipo B). Mas, Flamengo e Fluminense são do Tipo A. Aí, vejo os jogos que cada time descartou neste período. Isso faz a diferença - analisou.
Segundo André Diniz, com 65 pontos, a equipe se garante na Libertadores. Com 64, o time tem 92,7% de possibilidades de disputar o torneio em 2012.