Contando com os perfis e páginas oficias dos clubes no Facebook e no Twitter, além dos sites oficiais, o FutebolBusiness.com.br preparou três rankings, somente com os clubes que disputam a primeira divisão do futebol brasileiro:
Dada a popularidade dos times brasileiros, a penetração online das marcas ainda é muito inferior às grandes marcas europeias, ou até mesmo comparadas às outras grandes marcas sulamericanas como Boca Juniors e River Plate. O recorte abaixo refere-se somente aos canais oficiais, podendo haver páginas ou perfis mais populares, no entanto não sendo o oficial.
Clube | Fans | |
Corinthians | 1.103.906 | Corinthians |
Flamengo | 952.713 | FlamengoOficial |
São Paulo | 749.835 | saopaulofc |
Palmeiras | 418.056 | sePalmeiras |
Vasco da Gama | 338.678 | oficialvasco |
Santos | 302.199 | santosfc |
Cruzeiro | 177.101 | cruzeirooficial |
Botafogo | 140.003 | BotafogoOficial |
Internacional | 40.455 | SCInternacional.Oficial |
Coritiba | 35.646 | pages/Coritiba-Foot-Ball-Club/105603836140124 |
Fluminense | 35.096 | fluminenseoficial |
Atlético Paranaense | 19.782 | atleticopr |
Ceará | 17.430 | Vozao |
Bahia | 16.563 | ecbahia |
Grêmio | 14.474 | MeuGremio |
Figueirense | 8.266 | figueirensefc |
Avaí | 6.703 | avaifc |
Atlético Goianiense | 1.667 | pages/Atlético-Clube-Goianiense/178879075470708 |
América Mineiro | 355 | americamineiro |
Atlético Mineiro | - | não possui |
O Coritiba parece usar página previamente já existente, ou não soube criá-la devidamente como um canal de comunicação com seu torcedor.
Comparativo:
Boca Juniors 2.494.223
River Plate 1.011.137
Manchester United 18.972.138
Real Madrid 19.372.672
FC Barcelona 20.082.914
Os times mais populares da Argentina, que tem população inferior a 40 milhões de habitantes, têm maior penetração no universo online que os times do Brasil, cuja população beira os 200 milhões. Comparando com as grandes marcas mundiais, a presença online desses gigantes mundiais chega a ser entre 18 e 20 vezes maior que o mais popular do Brasil no Facebook, Corinthians.
No twitter o Top 4 se mantém idêntico ao ranking do Facebook. Corinthians, Flamengo, São Paulo e Palmeiras lideram. Segue o ranking:
Clube | Seguidores | |
Corinthians | 609.130 | @SiteCorinthians |
Flamengo | 518.240 | @cr_flamengo |
São Paulo | 470.542 | @SaoPauloFC |
Palmeiras | 349.714 | @SitePalmeiras |
Santos | 174.717 | @santosfc |
Grêmio | 166.289 | @gremiooficial |
Vasco da Gama | 108.250 | @crvascodagama |
Internacional | 62.482 | @SCInternacional |
Fluminense | 50.946 | @OficialFlu |
Botafogo | 49.539 | @BotafogoOficial |
Atlético Paranaense | 25.535 | @atleticopr |
Bahia | 25.434 | @ecbahia_oficial |
Coritiba | 24.249 | @coritibaoficial |
Ceará | 23.963 | @CearaSC |
Figueirense | 13.569 | @figueirensefc |
Avaí | 11.744 | @avaifc |
Atlético Goianiense | 1.677 | @acgoficial |
América Mineiro | 1.150 | @coelhaonews |
Cruzeiro | - | não possui |
Atlético Mineiro | - | não possui |
O site alexa.com determina o rankeamento dos sites, através de leituras dos acessos. O Ranking Alexa é relativo à posição do site com relação aos demais sites de todo o mundo e somente daquele país. Neste ranking, o Corinthians perde uma posição com relação aos demais ranking, enquanto o São Paulo sobe duas. O Flamengo que aparece em segundo colocado tanto no Twitter como no Facebook, seu site é visto em sexto lugar.
Os sites oficiais são canais institucionais, portanto as informações neles contidas são determinadas pela assessoria de imprensa. Muitas vezes o torcedor que saber além das informações oficiais, e obviamente os clubes censuram o conteúdo que pode muitas vezes conturbar o cenário político ou esportivo. Um fenômeno que não acontece somente no Brasil, é a existência de sites não oficiais, alimentados por torcedores que geram e consomem o conteúdo que não é encontrado nos sites oficiais. Estes sites são quase em sua maioria mais visitados do que os sites oficiais.
URL | Site | Global | Brasil |
SaoPauloFC.net | São Paulo | 24.675 | 1.093 |
Corinthians.com.br | Corinthians | 41.834 | 990 |
Internacional.com.br | Internacional | 48.117 | 1.278 |
Palmeiras.com.br | Palmeiras | 50.454 | 1.082 |
SantosFC.com.br | Santos | 54.262 | 1.437 |
Flamengo.com.br | Flamengo | 58.616 | 1.461 |
Cruzeiro.com.br | Cruzeiro | 117.512 | 2.970 |
Gremio.net | Grêmio | 101.091 | 2.869 |
Coritiba.com.br | Coritiba | 115.833 | 2.161 |
CearaSC.com | Ceará | 143.748 | 3.023 |
Fluminense.com.br | Fluminense | 157.500 | 5.774 |
EsporteClubeBahia.com.br | Bahia | 190.341 | 4.329 |
AtleticoParanaense.com | Atlético Paranaense | 230.715 | 5.775 |
Vasco.com.br | Vasco da Gama | 258.062 | 11.176 |
Avai.com.br | Avaí | 262.838 | 4.347 |
Atletico.com.br | Atlético Mineiro | 283.891 | 6.798 |
Botafogo.com.br | Botafogo | 301.183 | 7.478 |
Figueirense.com.br | Figueirense | 757.006 | 14.136 |
AtleticoGoianiense.com.br | Atlético Goianiense | 1.022.214 | 39.418 |
AmericaMineiro.com.br | América Mineiro | 1.386.969 | 29.822 |
Top Sites Global vs Brasil
Global | Posição | Brasil | Posição |
Google.com | 1 | Google.com.br | 1 |
Facebook.com | 2 | Google.com | 2 |
Youtube.com | 3 | Facebook.com | 3 |
Yahoo.com | 4 | Youtube.com | 4 |
Baidu.com | 5 | UOL.com.br | 5 |
Wikipedia.org | 6 | Live.com | 6 |
Blogger.com | 7 | Globo.com | 7 |
Live.com | 8 | Blogger.com | 8 |
Twitter.com | 9 | Orkut.com.br | 9 |
QQ.com | 10 | Yahoo.com | 10 |
URL | Clube | Global |
ManUtd.com | Manchester United | 1981 |
LiverpoolFC.tv | Liverpool | 2021 |
Arsenal.com | Arsenal | 2542 |
RealMadrid.com | Real Madrid | 5538 |
FCBarcelona.com | Barcelona | 6238 |
ChelseaFC.com | Chelsea | 6423 |
Galatasaray.org | Galatasaray | 7524 |
Inter.it | Internazionale | 7989 |
Fenerbahçe.org | Fenerbahçe | 11595 |
OM.net | Marseille | 14762 |
olweb.fr | Lyon | 15859 |
PSG.fr | Paris Saint-Germain | 15910 |
Juventus.com | Juventus | 16486 |
ACMilan.com | Milan | 16585 |
MCFC.co.uk | Manchester City | 16597 |
BJK.com.tr | Besiktas | 49531 |
FCBayern.de | Bayern München | 49935 |
CARiverPlate.com | River Plate | 55970 |
BocaJuniors.com.ar | Boca Juniors | 80175 |
ASRoma.it | Roma | 104897 |
Celticfc.net | Celtic | 113289 |
SSLazio.it | Lazio | 119606 |
PAO.gr | Panathinaikos | 206634 |
Comparando os sites oficiais dos clubes brasileiros com as páginas oficiais dos principais clubes mundiais, é fácil notar como ainda há um enorme potencial a ser explorado. O São Paulo que tem o site mais visitado dentre os clubes brasileiros, não compete nem com o Manchester City. É bom lembrar que há muito pouco tempo o mesmo São Paulo foi tri campeão brasileiro na seqüência (2006/07/08) e campeão da Libertadores e Mundial em 2005, superando na final em Yokohama o Liverpool, cujo site só não é mais visitado que o do Manchester United.
O Flamengo de Ronaldinho Gaúcho tem seu site oficial menos visitado que o site oficial do River Plate, que atualmente está na segunda divisão argentina. Clubes populares domesticamente como Galatasaray e Fenerbahçe, que seriam uma espécie de Flamengo e Corinthians turcos, devido ao imenso tamanho de suas torcidas, estão milhões e milhões de acessos à frente, mostrando como a comunicação com o torcedor e a penetração online do torcedor brasileiro, são falhas.
Este fenômeno é sintomático. O Futebol Brasileiro não é um produto internacional. Ele é consumido somente pelo mercado interno. Os horários das transmissões são pensados somente nas grades televisivas domésticas. Sem adaptar o calendário das competições ao europeu, por vários motivos a começar pelo clima, como é alegado pelos dirigentes, também não se pensa no consumo do campeonato por outros mercados como o asiático e da oceania.
O futebol brasileiro ainda é produtor de não produto. O futebol brasileiro não é comprado, e sim seus jogadores que ainda são os alvos de outros mercados. Embora o êxodo tenha diminuido em função da valorização do mercado nacional e da forte moeda, ainda assim a maior pressão não é financeira, mas sim, esportiva.
O atual momento brasileiro é uma ótima oportunidade para que os clubes comecem a pensar numa liga, e encarem seus concorrentes e rivais ao título, como sócios. Sócios de uma liga, onde todos precisam estar fortes. Os direitos de transmissão diretamente negociados com à TV Globo, surgiu como um forte incremento nas receitas dos clubes. No entanto esta modalidade é a mesma adotada pelos clubes espanhóis, que é visivelmente um fracasso, devido a desproporção das receitas de Barcelona e Real Madrid comparadas às demais equipes da primeira e segunda divisão. Os dois grandes espanhóis recebem 50% do total investido nas duas principais divisões do futebol espanhol. Ou seja, Real e Barça juntos recebem o mesmo que os outros 38 clubes.
Como alternativa, os torcedores buscam conteúdos muitas vezes não encontrado nos sites oficiais ou nos principais veículos da imprensa. Os debates em fóruns, o espaço para criticar como se tem nas arquibancadas é conquistado nestes sites não-oficiais. Feito por torcedores e para torcedores, estes sites são mais visitados que os sites oficiais dos clubes, sobretudo se a comunicação institucional for mal trabalhada.
URL | Site | Global | Brasil |
NetVasco.com.br | Vasco da Gama | 25.837 | 680 |
SPFC.net | São Paulo | 30.090 | 656 |
SaoPauloFC.com.br | São Paulo | 38.323 | 872 |
SuperVasco.com | Vasco da Gama | 48.457 | 1.279 |
NetFlu.com.br | Fluminense | 67.975 | 1.734 |
ECBahia.com | Bahia | 86.386 | 1.980 |
Furacão.com | Atlético Paranaense | 96.955 | 1.982 |
MeuTimao.com.br | Corinthians | 104.481 | 1.859 |
Verdao.net | Palmeiras | 112.770 | 2.087 |
MeuSport.com | Sport Recife | 142.334 | 3.550 |
FlamengoRJ.com.br | Flamengo | 155.390 | 4.254 |
Fogaonet.com.br | Botafogo | 163.833 | 3.994 |
Coxanautas.com.br | Coritiba | 174.541 | 6.566 |
Vozão.com | Ceará | 192.684 | 5.272 |
O São Paulo e o Vasco são exemplos que demonstram duas realidades distintas. O Site oficial do tricolor paulista é o site oficial mais visitado dos clubes, mas mesmo assim seus torcedores buscam espaços alternativos. Já o site oficial do Gigante da Colina é muito pouco visitado, sobretudo de usuários do Brasil, uma herança dos tempos de Eurico Miranda, e uma consolidação dos sites não oficiais mais visitados do Brasil.
Dos quatro sites não-oficiais mais visitados, dois são relacionados com o Vasco da Gama e os outros dois, com o São Paulo FC.
Embora possam parecer concorrentes por uma mesma audiência, os sites oficiais e não-oficiais devem ser geridos pelos departamentos de marketing dos clubes como partes de um todo. Trabalhar em cima dos sites dos torcedores pode ser fundamental para uma campanha de marketing exitosa.
Obs.:
Fonte: Futebol Business