Tamanho da letra:
|

Dedé segue liderando entre zagueiros no Troféu Armando Nogueira


Terça-feira, 06/09/2011 - 13:28

Mal começou o segundo turno do Campeonato Brasileiro e a briga pelo Troféu Armando Nogueira, que premia os melhores da competição, ganha novos contornos em praticamente todas as posições. Há três rodadas, Neymar era a sombra de Ronaldinho Gaúcho na luta pelo prêmio de craque do campeonato. No entanto, enquanto as feras de Santos e Flamengo serviam à Seleção Brasileira, um argentino veio correndo por fora para se tornar o craque do Brasileirão pela segunda vez seguida. Após 21 jornadas, Montillo, do Cruzeiro, ganhador do troféu em 2010, não só lidera como melhor meia, com 6,87 de média, como só perde o trono de 'rei' da competição para R10, que segue absoluto com 7,07.

Mesmo ausente desde a 19ª rodada por lesão na coxa, Marcelo Lomba, do Bahia, prova que regularidade é a alma do negócio. O arqueiro segue como melhor goleiro. Muriel, do Inter, Júlio César, do Corinthians, Diego, do Ceará, e Renan Rocha, do Atlético-PR, estão firmes na disputa.

Curiosamente, a lateral direita é a posição que revela as menores médias e jogadores menos badalados. Autor do gol da vitória do Coritiba por 1 a 0 sobre o Corinthians, Jonas segue como o melhor do setor, com 6,06 de média. Apesar da lanterna, o América-MG mostra que tem um bom lateral-direito. As últimas atuações de Marcos Rocha lhe renderam boas notas e a entrada entre os cinco melhores.

Os zagueiros estão em alta, ainda mais depois que o técnico Mano Menezes anunciou a convocação de três dos cinco melhores da posição no Brasileirão para o Superclássico das Américas, dia 14 de setembro, contra a Argentina, em Córdoba. Dedé, do Vasco, Rhodolfo, do São Paulo, e Mário Fernandes, do Grêmio. Apesar de estar atuando como lateral-direito, o beque de origem aparece na quinta posição, com média 6, mesma do colega Vilson, de Jéci, do Coritiba, e João Filipe, do São Paulo, mas o polivalente atleta disputou mais jogos que os rivais.

Recordista de aparições na seleção da rodada, com sete 'convocações', Paulinho, do Corinthians, duela com Casemiro, do São Paulo, pelo prêmio de melhor volante. O corintiano tem 6,65 de média e o tricolor 6,64. Entre os atacantes, a surpresa é Júlio César, do Figueirense, que está na frente de Leandro Damião, do Inter, o artilheiro da temporada com 33 gols.

Vale lembrar que para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato, após 21 rodadas, é preciso que tenha disputado, ao menos, sete partidas no Brasileirão. Já a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.




Fonte: GloboEsporte.com