Tamanho da letra:
Ricardo Gomes mantém boa evolução e terá nova avaliação à tarde
Sexta-feira, 02/09/2011 - 11:04
O clima no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio, onde Ricardo Gomes está internado desde o último domingo, parece estar voltando ao normal. Após dias de plantão e apreensão com a situação do técnico vascaíno, a equipe médica que cuida de Ricardo já respira com mais tranquilidade. Na manhã desta sexta, os doutores apenas passaram pelo local para ver o paciente e seguiram para outros compromissos. O comandante será reavaliado à tarde, e deve voltar a respirar sem o auxílio de aparelhos.
De acordo com pessoas ligadas ao caso, a evolução do quadro de saúde de Ricardo é "impressionante". O treinador cruzmaltino está bastante consciente para quem teve um AVC há cinco dias. Ele segue fazendo de três a quatro sessões de fisioterapia por dia. Por enquanto, os movimentos estão sendo coordenados pelos profissionais, mas a motricidade de Ricardo já apresenta uma "excelente melhora".
Após a retirada do tubo de respiração, os médicos poderão avaliar se a fala do técnico foi afetada.
Relembre o caso do treinador:
No segundo tempo do jogo contra o Flamengo, no dia 28, Ricardo Gomes passou mal e foi levado ao Hospital Pasteur, onde foi diagnosticado com AVC hemorrágico. O técnico foi submetido a uma neurocirurgia para drenagem do hematoma cerebral, que tomava 70% de seu cérebro, e controle da hipertensão intracraniana. O procedimento, que durou cerca de três horas, foi realizado com sucesso pela equipe do neurocirurgião José Antonio Guasti e com o suporte clínico do médico Fábio Miranda. A tomografia computadorizada no pós-operatório imediato foi bastante satisfatória, mostrando que o hematoma foi totalmente removido e a pressão intracraniana mantida sob controle. Os médicos esperavam as 72 horas após a cirurgia para retirar os sedativos e analisar se o comandante cruzmaltino terá alguma sequela na fala ou na motricidade do lado direito.
Fonte: UOL