Tamanho da letra:
|

Atletas do korfebol vão participar do 'Cidadania Vascaína'


Quarta-feira, 31/08/2011 - 06:29

O Vice-Presidente do Departamento Infanto-Juvenil e de Responsabilidade Social do Vasco, José Pinto Monteiro, convidou a equipe do Korfebol Brasil para ensinar a todos a dominar a prática desportiva no dia 3 de setembro, das 9 às 17 horas, durante o evento Cidadania Vascaína, na Rua General Almério de Moura, 131, no Bairro Vasco da Gama, em São Cristóvão.

- É uma grande oportunidade para popularizar o Korfebol no Brasil e agradecemos ao Clube de Regatas Vasco da Gama pelo convite. Convidamos a todos a prestigiarem o evento no próximo sábado - disse o professor Marcelo Soares, presidente da Confederação Brasileira de Korfebol.

O evento contará com a presença da seleção brasileira de Korfebol e de membros dos órgãos de uma série de instituições - como Detran, Secretaria de Trabalho, Seasc, Fundação Leão 13 e Defensoria Pública, além de voluntários que prestarão atendimento aos moradores das comunidades carentes localizadas ao redor do clube.

O korfebol é um esporte que teve origem na Holanda em 1902, criado por Nico Broekhuyesen, inspirado num jogo sueco chamado Ringboll. Como naquela época não era comum no esporte haver uma junção entre os jovens, os adultos e as crianças de ambos os sexos, a Associação de Educação Física de Amsterdan procurava obter este diferencial; tanto que não era aceita a participação das mulheres em práticas desportivas, ainda mais em conjunto com os homens.

A grosso modo, a modalidade é prima do basquete, já que seu objetivo é arremessar a bola dentro da cesta, só que, ao contrário do basquete, não pode haver qualquer tipo de contato físico entre os atletas. Por isso, é possível que homens e mulheres, jovens e idosos participem de um mesmo jogo.

O esporte teve uma boa aceitação e começou a se popularizar logo após a sua apresentação, e em 1903 foi fundada a Associação Holandesa de Korfebol. Nos anos seguintes o esporte desenvolveu-se essencialmente na Holanda e junto dos mais jovens, vindo progressivamente a aumentar a sua popularidade e o número de praticantes, sendo atualmente cerca de 100 mil adeptos somente na Holanda.

Fonte: O Globo online