Tamanho da letra:
|

Vasco tenta quebrar tabu de não vencer Urubu desde 2009


Domingo, 28/08/2011 - 13:18

Em seis confrontos nesta década, o Vasco ainda não venceu o Flamengo. Foram três derrotas e três empates. Nos anos 2000, apesar do domínio do Rubro-Negro — que ganhou seis Estaduais e dois títulos nacionais —, os vascaínos só venceram duas partidas a menos do que o rival. Para os torcedores mais jovens do Vasco, o jogo de hoje marca outra chance de ver novamente um equilíbrio no duelo, depois de tempos de supremacia rubro-negra.

Apenas Elton, hoje na reserva, e Nilton, ainda lesionado, entraram em campo na última vitória vascaína sobre o Flamengo, no dia 22 de março de 2009. Até por isso, o goleiro Fernando Prass sabe bemda responsabilidade de derrotar o rival na tarde de hoje, no Engenhão.

“Lembro de quando jogava no Coritiba e ouvia falar muito da briga de bastidores entre Vasco e Flamengo. Por mais que hoje os presidentes, tanto o Roberto quanto a Patrícia, tenham outra postura, sempre tem uma pontinha de rivalidade nas entrelinhas”, lembrou o goleiro vascaíno.

O “campeonato a parte” de que tanto falava o ex-presidente vascaíno Eurico Miranda teve seu início no remo, nas águas da Lagoa, mas veio a transbordar mesmo em tantas batalhas nos gramados da Gávea, de São Januário, do Maracanã e, agora, do Engenhão. Uma das coincidências que ilustram esse duelo é que, nas duas décadas em que os times mais conquistaram títulos importantes, foi o rival que obteve mais vitórias nos confrontos diretos.

Assim foi na era Zico, quando o Flamengo ganhou a Libertadores, o Mundial e quatro Brasileiros. De 1980 a 1989, o Vasco venceu 18 vezes o clássico, enquanto os rubro-negros ganharam 14 partidas.

Na década de 1990, que começou com o tricampeonato estadual inédito em São Januário, o Vasco venceu uma Libertadores, quatro Estaduais, um Brasileiro e um Rio-São Paulo, mas, no Clássico dos Milhões, foi o Flamengo que levou a melhor, com 16 vitórias, contra 14 dos vascaínos.

Novato no confronto, o técnico Ricardo Gomes lembra que um clássico como o de hoje tem duração de “mais de 90 minutos” nas ruas da cidade.

“É um jogo que sempre tem uma continuação durante a semana, na gozação entre os torcedores. É uma briga histórica”, lembrou Ricardo.

Expresso da Vitória atropelou o Flamengo

Apenas na década de 1930, quando os dois times tiveram poucas conquistas (um Carioca para o Flamengo, dois para o Vasco), houve empate no retrospecto dos confontos. Nos anos 1940, do Expresso da Vitória, foram 17 vitórias do time de São Januário, contra 10 rubronegras. É a maior diferença a favor do Vasco. Nesse tempo, os vascaínos chegaram a derrotar o rival 10 vezes seguidas. Além disso, o time completou 20 jogos de invencibilidade contra o maior rival, entre maio de 1945 e março de 1951 — quase seis anos completos.

Porém, de longe, as duas mais amplas diferenças no histórico do confronto favorecem o Flamengo — que é o maior vencedor do duelo, com 14 vitórias a mais que o Vasco.

Somadas as décadas de 1960 e 1970, o Rubro-Negro derrotou 49 vezes o Vasco, contra apenas 29 vitórias do Gigante da Colina. O desequilíbrio é explicado pelo maior jejum de títulos cariocas da história do Vasco, que ficou desde 1958 até 1970 sem conquistar um Estadual. Em 1966, o clube venceu o Rio-São Paulo.




Fonte: Marca Brasil