Tamanho da letra:
Vasco e Palmeiras duelam pela Sul-Americana pensando no Brasileiro
Quinta-feira, 25/08/2011 - 10:48
Palmeiras e Vasco têm clássicos importantes pelo Campeonato Brasileiro, mas antes precisam se encontrar pela terceira vez em duas semanas para decidir uma vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, às 20h15m (de Brasília), no Pacaembu, os rivais se enfrentam com situações e espíritos bem diferentes. Pressionado e em desvantagem, o Verdão pede casa cheia e vai com força total para buscar a classificação. Por outro lado, um tranquilo Vasco poupa jogadores em função do desgaste e vai a São Paulo tentar administrar a vantagem que já possui.
Como venceu o primeiro jogo por 2 a 0, em São Januário, o time de Ricardo Gomes pode perder por um gol de diferença que avança mesmo assim. Ao Palmeiras só cabe a vitória, e no mínimo por dois gols de vantagem – novo 2 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Se o Vasco conseguir fazer um golzinho no Pacaembu, o Verdão terá de vencer por diferença de três para não ser eliminado pelo primeiro critério de desempate – o gol marcado fora de casa.
O Palmeiras vai ao ataque e conta com a volta de Valdivia para tentar melhorar a criação no meio-campo. O técnico Luiz Felipe Scolari pede um gol logo cedo para que a torcida se inflame e jogue com o time. Já o Vasco vai tranquilo, querendo se resguardar. Ricardo Gomes poupou três titulares: Juninho, Anderson Martins e Julinho, que nem viajaram para São Paulo. A intenção é deixá-los bem para o clássico contra o Flamengo, no domingo, que vale briga pelas primeiras posições no Brasileirão. O Verdão tem o rival Corinthians pela frente no mesmo dia, mas prefere nem pensar nisso.
O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em tempo real a partir das 20h15m. O árbitro do duelo será Heber Roberto Lopes (Fifa-PR), auxiliado por Roberto Braatz (Fifa-PR) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC).
O que está em jogo
Palmeiras: a sobrevivência do time na competição que tem o caminho mais curto para a Libertadores de 2012. A eliminação nesta quinta significaria pressão extra sobre o elenco, que está perto do G-4 do Brasileirão, mas vem tropeçando nos últimos jogos.
Vasco: além da classificação para a segunda fase, uma vitória traria ainda mais confiança para o time enfrentar o Flamengo no clássico do próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Em termos de Sul-Americana, a disputa da fase internacional da competição representa também uma espécie de vestibular para a Libertadores do ano que vem, grande sonho do clube.
As escalações
Palmeiras: Felipão tem força quase total para o duelo e promete um time alto e ofensivo – para evitar as jogadas aéreas do rival e tentar buscar o mais rápido possível a diferença de dois gols. Valdivia volta depois de ter cumprido suspensão contra o São Paulo, no Brasileirão. Chico deve ser a novidade no meio, na vaga do sacado Márcio Araújo. O time: Marcos, Cicinho, Thiago Heleno, Henrique e Gerley; Chico, Marcos Assunção, Valdivia e Luan; Maikon Leite e Kleber.
Vasco: o técnico Ricardo Gomes vai com diversas modificações, principalmente em função do desgaste nos últimos jogos. Juninho Pernambucano, por exemplo, nem vai viajar. Allan volta ao time, provavelmente no meio. A única dúvida é a escalação ou não de Fagner na lateral. Caso ele não jogue, Allan será deslocado para o setor com Jumar entrando no meio e Márcio Careca na esquerda. O provável time é: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Romulo, Allan, Bernardo e Diego Souza; Leandro e Elton.
Quem está fora
Palmeiras: Maurício Ramos, com problema muscular na coxa esquerda, e Dinei, com uma lesão grave também na coxa esquerda.
Vasco: além de Felipe, que está lesionado, e Nilton, que segue em recuperação, Juninho Pernambucano, Julinho e Anderson Martins nem viajaram. O primeiro será poupado por ter disputado dois jogos seguidos em uma mesma semana com pouco tempo de recuperação. Já os dois últimos estão recuperados dos problemas que tiveram no fim de semana - o lateral no tornozelo esquerdo e o zagueiro na coxa esquerda -, mas vão ficar aprimorando a forma para estarem 100% diante do Flamengo.
Fique de olho
Palmeiras: o goleiro Marcos cresce em jogos eliminatórios e pode ser o trunfo palmeirense caso a decisão vá para os pênaltis. A experiência dele em competições internacionais pode ajudar o Verdão a buscar o resultado desejado.
Vasco: Bernardo volta ao time. O apoiador é o artilheiro do Vasco na temporada com 13 gols, mas ainda não se livrou totalmente do rótulo de 12º jogador. Com a lesão de Felipe, ele passará a ter mais espaço e poderá se transformar em protagonista de vez.
O que eles disseram
Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras: “Temos de fazer o primeiro gol. Faz um gol, e depois vamos ver. O problema é que se levarmos um, precisamos fazer no mínimo quatro. Se imprimirmos um bom ritmo e abrirmos o placar cedo, teremos uma boa possibilidade”.
Ricardo Gomes, técnico do Vasco: “Vamos defender uma vantagem que é boa, mas não decisiva. O Palmeiras deve ter uma boa opção para nos contrariar, e a vida não vai ser fácil. Será um jogo dificílimo, mas queremos a classificação”.
Números e curiosidades
* Este é o segundo confronto entre Vasco e Palmeiras na história da Copa Sul-Americana. Na primeira partida, em 2008, os paulistas levaram a melhor e avançaram para a próxima fase ao perderem por 3 a 1 em São Januário, e vencerem por 3 a 0 no Palestra Itália.
* Jogando em São Paulo, o Palmeiras não perde para o Vasco desde 2000, quando os cariocas fizeram 4 a 3, de virada, e foram campeões da Copa Mercosul de forma épica. De lá para cá, os times jogaram sete vezes na capital paulista, com cinco vitórias alviverdes e dois empates.
* Das cinco vitórias como mandante na Sul-Americana, o Palmeiras fez quatro resultados por dois ou mais gols de diferença, combinação necessária para a classificação nesta quinta-feira: 3 a 0 no Vasco (2008) e no Vitória (2010), 3 a 1 no Universitário de Sucre-BOL (2010) e 2 a 0 no Atlético-MG (2010).
Último confronto
Em 14 de agosto, há dez dias, Vasco e Palmeiras se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro. Depois de vencer pela Sul-Americana, os cariocas completaram a dobradinha com um 1 a 0 suado, gol de Bernardo, de falta, já na parte final do segundo tempo. O time cruz-maltino se aproximou dos líderes, enquanto o Verdão segue sem vencer desde então. Veja ao lado os melhores momentos.
Fonte: GloboEsporte.com