Tamanho da letra:
|

Na era de pontos corridos, Vasco tem melhor aproveitamento em 2011


Sexta-feira, 19/08/2011 - 12:47

Pelo futebol apresentado em campo, a torcida do Vasco sabe que pode acreditar no título brasileiro. O time tem se mostrado consistente e, mesmo quando perde, não se deixa abater. As estatísticas só comprovam que a equipe está na luta pelo troféu. Desde o início do sistema de pontos corridos na competição da Primeira Divisão, em 2003, o Vasco nunca terminou tão bem o primeiro turno.

A duas rodadas do fim da primeira parte do campeonato, o Vasco soma 33 pontos em 51 possíveis, aproveitamento de 64%. A tabela pôe dois grandes rivais pela frente: Fluminense e Flamengo até encerrar os 19 jogos iniciais. Se mantiver o embalo e vencer os dois clássicos, chegará a 39 pontos e a aproveitamento de 68%. Média de campeão. Apenas o Cruzeiro, em 2003, teve aproveitamento superior ao conquistar o título com 100 pontos.

— Clássico é sempre importante, não tem favorito — disse Diego Souza no desembarque do time ontem no Aeroporto Tom Jobim, admitindo que serão duas partidas difíceis.

Ainda que não some pontos, o Vasco chegará a 57% de aproveitamento. O melhor desempenho do clube até então havia sido em 2007. Nos primeiros 19 jogos, havia feito 27 pontos (54%). Naquele ano, terminou em décimo. O melhor aproveitamento final do Vasco nos pontos corridos na Série A, não passou dos 50% em 2006, quando ficou e, sexto lugar.

— O time está empolgado, confiante e motivado para a próxima partida. O Fluminense está um pouco abaixo na tabela, mas querendo subir, e é o atual campeão brasileiro — afirmou Dedé.

A confiança do zagueiro não reflete apenas o bom momento do Vasco. Convocado pela segunda vez para a seleção brasileira, Dedé afirmou que a emoção é sempre a mesma.

— É o mesmo sentimento. Mais uma vez, tenho que chegar lá com humildade — declarou o zagueiro, que soube da convocação pelo Twitter. — Estou num patamar normal, falta muito para chegar no patamar de ser chamado jogador de seleção brasileira.

Por causa da seleção, o zagueiro Dedé desfalcará o Vasco em duas partidas: Ceará e América-MG.

Fonte: O Globo