Tamanho da letra:
|

De olho na liderança, Vasco enfrenta Avaí em crise


Quarta-feira, 17/08/2011 - 16:36

O grupo do Vasco é unânime em afirmar que espera um adversário perigoso no Estádio da Ressacada. Afinal, o Avaí luta para deixar a zona de rebaixamento e vive uma crise. No entanto, quando entrar em campo nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time cruz-maltino terá ao menos um importante ponto de apoio e confiança. Foi diante do mesmo adversário e no mesmo estádio que a equipe teve, para muitos em São Januário, sua melhor atuação no ano. E não faz muito tempo.

No dia 25 de maio, o Vasco jogou de forma quase irrepreensível. Com Diego Souza em noite inspirada, a equipe venceu por 2 a 0 o Avaí, na Ressacada, e garantiu uma vaga na final da Copa do Brasil, competição da qual se sagraria campeão algumas semanas depois. Se naquele momento as duas equipes brigavam na elite do futebol nacional, quase três meses depois as realidades são bem diferentes. Os catarinenses ocupam a penúltima posição do Brasileiro, com 13 pontos e vêm de duas derrotas seguidas, sendo que a última por 5 a 0 para o Cruzeiro. Já os vascaínos brigam na outra ponta da tabela. Estão em quarto lugar, com 30 pontos e a apenas quatro do líder Corinthians.

O discurso do Vasco é de que não existe confiança exagerada por causa da diferença entre as campanhas. No entanto, admite-se que a última atuação na Ressacada pode servir de inspiração para uma vitória que pode aproximar ainda mais o time do sonho de conquistar o Brasileirão.

- Pelo resultado do primeiro jogo da semifinal (1 a 1 em São Januário), o Avaí estava muito confiante na classificação, mas foi surpreendido por ótima atuação do Vasco. Agora, o cenário e a competição são diferentes. O adversário vem de derrota por goleada, mas estamos confiantes e vamos tentar repetir aquele desempenho - disse o técnico cruz-maltino Ricardo Gomes.

O jogo terá arbitragem do paulista Cléber Welington Abade. Ele será auxiliado por Carlos Nogueira Júnior e Anderson Moraes Coelho, também de São Paulo. A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV (menos Santa Catarina) e pelo Premiere FC (para todo o país, pelo sistema pay-per-view). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)

Avaí: depois de ser massacrado pelo Cruzeiro no último sábado, quando perdeu por 5 a 0, em Uberlândia, o Avaí volta a jogar em casa. A Ressacada, porém, não tem representado uma grande vantagem para o Leão. Em sete partidas realizadas no estádio neste Brasileiro, são quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória. O meia Lincoln, principal reforço para a disputa do Brasil, ainda não estreia.

Vasco: com os tropeços de Corinthians, Flamengo e São Paulo no fim de semana, o Vasco ficou ainda mais perto da liderança do Brasileirão. Vencer o Avaí, portanto, poderá ser a oportunidade de diminuir ainda mais a diferença para o primeiro colocado, que tem quatro pontos de vantagem.

As escalações

Avaí: as novidades ficam por conta das entradas de Gustavo Bastos na zaga e de Pará na lateral esquerda. Ele substituem Welton Felipe e Romano. O primeiro foi expulso, e o segundo recebeu o terceiro amarelo na partida contra o Cruzeiro. Confira o time que deve entrar em campo: Felipe; Gustavo Bastos, Bruno e Dirceu; Daniel, Batista, Pedro Ken, Dinelson e Pará; Robinho e Rafael Coelho.

Vasco: Ricardo Gomes volta a contar com o zagueiro Dedé e com o meia Diego Souza, que cumpriram suspensão automática na última rodada. O treinador preferiu não confirmar se Juninho Pernambucano começa jogando e quem será o centroavante titular: Élton ou Alecsandro. O Vasco deve entrar em campo com Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Julinho; Jumar, Romulo, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (Élton).

Quem está fora

Avaí: Romano e Welton Felipe estão suspensos.

Vasco: com dores no joelho direito, Felipe foi poupado e sequer viajou para Florianópolis. Já Bernardo recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Palmeiras e terá de cumprir suspensão. Eduardo Costa segue em trabalho de recuperação de uma lesão muscular.

Pendurados

Avaí: Acleison, Arlan, Cleverson, Gustavo Bastos, Marcos Paulo e Rafael Coelho

Vasco: Élton, Felipe e Jumar.

Fique de olho

Avaí: o meia Pedro Ken, um dos principais articuladores de jogadas do Leão, volta ao time nesta quarta-feira. Uma cláusula contratual o impediu de enfrentar o Cruzeiro, no último sábado.

Vasco: Dedé volta ao time do Vasco após sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. O zagueiro, que ficou no banco no amistoso contra a Alemanha, é importante peça na marcação e marca presença no ataque, nas jogadas de bola parada. Pode ser ainda mais útil contra a equipe que mais cometeu faltas no Campeonato Brasileiro.

O que eles disseram

Alexandre Gallo, técnico do Avaí: “O Vasco tem um grande time e conta com jogadores como Felipe, Diego Souza, Juninho e Eder Luis. A gente espera muita dificuldade. Precisamos mais uma vez jogar no limite, correndo e marcando mais que o adversário"

Ricardo Gomes, técnico do Vasco: "Vamos chegar com uma boa lembrança da última partida do Vasco contra o Avaí. É um fator que pesa, pois dá confiança, mas as circunstâncias são muito diferentes. Além de ser outra competição, o adversário não vive bom momento e se modificou."

Números e curiosidades

* Este é apenas o quarto confronto entre Vasco e Avaí na história do Campeonato Brasileiro. A primeira vez que as duas equipes se enfrentaram pela competição foi há 37 anos, em 1974, ano do primeiro conquistado pelo Vasco. Na oportunidade, o time da Colina venceu por 1 a 0, no Maracanã, com gol do atual presidente Roberto Dinamite.

* Com apenas 13 pontos em 16 jogos, o Avaí, que venceu apenas três vezes neste Brasileiro, apareceu na zona de rebaixamento em todas as rodadas. Já o Vasco, com 30 pontos em 16 jogos, realiza sua melhor campanha na era dos pontos corridos.

Último confronto

Avaí e Vasco se enfrentaram pela última vez há menos de três meses. No dia 25 de maio deste ano, o time da Colina dominou o jogo e derrotou o Leão por 2 a 0 na Ressacada, garantindo a vaga na decisão da Copa do Brasil. O primeiro gol foi marcado por Révson, contra. Diego Souza selou a vitória cruz-maltina ainda no primeiro tempo. Na final da competição nacional, o Vasco viria a se sagrar campeão diante do Coritiba.

Fonte: GloboEsporte.com