Tamanho da letra:
|

Dr. Clovis Munhoz comenta planejamento para evitar lesões no Vasco


Terça-feira, 16/08/2011 - 13:58

Com dores no joelho direito, Felipe foi vetado da partida contra o Avaí, na próxima quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), na Ressacada. As dores e o local não são novidade para o apoiador. No ano passado, ele chegou a perder alguns jogos pelo mesmo motivo. No entanto, desta vez, a decisão partiu da comissão técnica por uma questão estratégica: evitar um desgaste maior em função da intensa maratona de jogos que o clube vai enfrentar nas próximas semanas.

Eduardo Costa, por exemplo, é outro que não vai viajar para Florianópolis pelo mesmo motivo. Já recuperado da lesão muscular que sofreu na coxa direita, o volante chegou a perguntar para o departamento médico se ele já não poderia estar relacionado. No entanto, ciente de que ainda há muitos jogos pela frente, a comissão preferiu esperar a próxima rodada e fazer um reforço ainda maior, garantindo seu melhor aproveitamento. Segundo o planejamento, tanto Eduardo quanto Felipe estarão em condições de entrar em campo no clássico contra o Fluminense, no próximo domingo.

- O joelho (lesionado) do Felipe é o mesmo que já o incomodou em outras oportunidades. Como estamos vindo de uma sequência grande de jogos e vamos ficar assim praticamente até o fim da temporada, achamos melhor dar uma segurada e realizar um trabalho de reforço muscular. Com estes jogos todos, sobra pouco tempo para fortalecermos a musculatura, e ele precisa desse reforço. O Felipe não vai jogar por precaução, mas domingo estará em campo - explicou o chefe do departamento médico do Vasco, Clovis Munhoz.

Ele também comentou a recuperação de Eduardo Costa:

- Ele vem muito bem, mas achamos melhor deixá-lo fora de mais um jogo. Se ele volta agora e sofre nova lesão, serão mais 15 dias no mínimo fora do time. Vamos intensificar o reforço e colocá-lo pronto também para o clássico de domingo.

Outro que vem treinando a parte física é Nilton. Ele vai completar no fim desta semana seis meses da sua segunda intervenção cirúrgica no joelho direito. Apesar da evolução, Clovis Munhoz afirmou que ele só deve voltar em aproximadamente dois meses para evitar qualquer risco. Enquanto isso, além da parte física, Nilton vem trabalhando a psicológica.

- Ele está muito ansioso e nós temos de trabalhar isso. Sua volta será aos poucos, recuperando o melhor ritmo. Não podemos lançá-lo de imediato - comentou.

Ricardo Gomes se preocupa com Romulo e Anderson Martins

Ao comentar a ausência de Felipe, Ricardo Gomes mostrou preocupação com dois jogadores específicos: Romulo e Anderson Martins. Dos 46 jogos da temporada, a dupla esteve em 40 deles. Além dos dois, Eder Luis é outro que vem desta maratona: o camisa 7 jogou 41 partidas. No entanto, Clovis Munhoz tratou de tranquilizar o treinador.

- O Romulo é jovem e forte, e isso ajuda muito. Raramente ele se queixa de dores ou cansaço. O Anderson também é muito forte e se prepara muito para suportar os jogos. Ele ainda tem a vantagem de ser zagueiro. O estresse nessa posição é bem menor do que um jogador de meio ou de ataque. Em princípio não me preocupo com os dois. Já o Eder preocupa mais pela sua característica de jogo. Mas ele não tem um passado de lesões. Com os cuidados que tomamos, temos tudo para levar este grupo até o fim do ano sem maiores problemas - disse.

Fonte: GloboEsporte.com