Tamanho da letra:
|

Bernardo dará camisa da vitória do Vasco sobre o Palmeiras ao pai


Segunda-feira, 15/08/2011 - 17:44

Acrença de todo pai no potencial do filho é infinita. Ontem, os filhos de Hélio Doido, Antônio, Jumar, Luís e outros, retribuíram a confiança e acreditaram até o fim na vitória do Vasco sobre o Palmeiras por 1 a 0, em São Januário. Gol de Bernardo, aos 35 minutos do segundo tempo, e presente para Hélio Doido, que entrou com o filho e os netos em campo. O resultado sofrido e apertado manteve o time no G-4, na quarta posição, com 30 pontos. E mais importante. Em um fim de semana que os três primeiros empataram, o time de Ricardo Gomes se aproxima dos líderes e está a apenas quatro pontos do primeiro colocado, o Corinthians.

Com o nome do pai nas costas do uniforme — assim como todo jogador do time do Vasco em homenagem ao Dia dos Pais —, Bernardo se inspirou no estilo goleador de Helio Doido, que brilhou no Sport. Marcou o gol da vitória e o seu 13o- na temporada, artilheiro do time no ano.

— No final da carreira, ele viajava muito para jogar em times do interior e eu ficava em casa com a minha mãe. Pegava as fitas com os gols dele e assistia. Sempre foi matador — relembrou Bernardo, que levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso da partida de quarta-feira contra o Avaí.

Camisa será dada ao pai

A camisa com o nome de José Helio, guardada com carinho no vestiário, já tem dono. Hoje, Bernardo prometeu entregar o segundo presente da noite ao pai.

— Pelo menos o meu nome estava dentro do campo. Só percebi a homenagem depois que começou o jogo. Mas quem fez o gol foi o Bernardo! — garantiu Helio, que admitiu ser um dos pais mais felizes em São Januário. — Foi muito legal, um dia muito especial com ele fazendo o gol.

Antes de a bola rolar, Bernardo recebera confiança absoluta do pai, que assistiu à partida da tribuna do estádio. Se o meia nem acreditava que entraria na partida, Helio acalmou o filho com palavras de quem sabe ter criado um talento. Para ele, nenhum surpresa de ver o camisa 31 entrar logo no início do segundo tempo.

— Falei para ele entrar e fazer o melhor. Quero que ele continue atrás dos seus objetivos, que faça um grande Brasileiro, pensando em seleção — disse Helio, bastante emocionado ao encontrar e abraçar o filho após a partida.

O gosto pelo futebol visivelmente tem passado de pai para filho. Enquanto Bernardo demorava na sala do exame antidoping, os filhos Lucca e Enzo não largavam a bola de borracha no estacionamento de São Januário. Quase sempre aos cuidados do avô, que confessou ter deixado os netos um pouco de lado quando o filho substituiu Éder Luís.

— Antes estava cuidando dos netos, quando ele entrou prestei mais atenção nele — brincou Helio.

Batida copiada de Juninho

O futebol está no sangue da família Souza sem dúvidas. Mas o belo gol de falta, no ângulo direito do goleiro Deola, também tem outra inspiração: Juninho Pernambucano. Desde os 5 anos de idade, Bernardo treina cobranças dessa forma e quado o meia surgiu no Sport passou a acompanhá-lo. Ele ainda admitiu que esta semana copiou o estilo do companheiro:

— Durante esta semana procurei ficar na posição que ele fica para bater na bola e fiz muitos gols nos treinos.

Gol providencial após domínio do Palmeiras no primeiro tempo e em parte do segundo. As chances do Vasco estavam limitadas às cobranças de Juninho. Com a saída do camisa 8 no segundo tempo, Bernardo aproveitou a oportunidade e mostrou ter aprendido com os dois ídolos.

Fonte: O Globo