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Carro do Vasco sofreu capotagens em Interlagos, mas piloto escapa ileso


Domingo, 14/08/2011 - 22:04

Os paulistas André Bragantini e Giuliano Losacco dividiram as vitórias na quarta rodada dupla do Trofeo Linea, realizada neste domingo em Interlagos com a ilustre presença do astro Felipe Massa e marcada pelos fortes acidentes com José Vitte e Ulisses Silva. Num raro dia em que o líder Cacá Bueno faltou ao pódio, o público foi brindado com o espetáculo de alto nível proporcionado pelos pilotos e uma antológica ultrapassagem do ainda pouco conhecido paranaense Cesinha Bonilha sobre nomes badalados do automobilismo brasileiro, o próprio Cacá e Allam Khodair.




Na primeira corrida, Bragantini contou com um grande empurrão do acaso para conquistar sua primeira vitória na temporada. O paulistano radicado em Curitiba saiu na pole, perdeu a ponta para Cacá na abertura da segunda volta, chegou a cair para quarto, mas soube aproveitar as circunstâncias da corrida para voltar à segunda posição. Quando a prova parecia definida, Cacá perdeu rendimento (a mangueira do turbo soltou) ao restarem apenas três curvas para a bandeirada e Bragantini retomou a liderança para ganhar pela segunda vez na categoria.

Já Losacco dominou a segunda bateria com autoridade. Quarto no grid, subiu para segundo na largada e ainda foi beneficiado pela quebra do motor do companheiro e pole Marcos Gomes na volta de formação do grid. Conseguiu a ultrapassagem em cima de Fábio Carreira e suportou a investida dos rivais para ganhar pela segunda vez na categoria e pela primeira no ano.

"A largada foi fundamental. O carro não escorregou nada e achei uma brecha para passar o Carreira", analisou.

Losacco disse que o resultado apagou a má impressão deixada na etapa passada em Londrina, onde jamais frequentou o pelotão dianteiro. A chegada do novo diretor técnico Maurício Ferreira parece indicar novos tempos para a Pater Racing.

"Foi a primeira vez que entrei no top qualifying", lembrou Losacco, quinto no grid da 7ª etapa.

Outros protagonistas do dia cinzento, frio e com garoa ocasional foram Popó Bueno, Allam Khodair, na primeira corrida, e Carreira e Bonilha, no complemento da programação. Os quatro também subiram ao pódio.

"O resultado da primeira prova foi bom para o campeonato, mas fico triste como irmão e membro da equipe pelo que ocorreu com o Cacá", disse Popó, que se envolveu no acidente que vitimou Ulisses Silva. Khodair corria em segundo quando escapou no final da reta oposta, mas recuperou-se a tempo de garantir uma vaga entre os melhores da etapa.

"Estava garoando, passei sobre a linha branca e o carro escorregou", explicou.

Carreira exaltou o crescimento ao longo do fim de semana, depois dos inúmeros problemas que praticamente o impediram de treinar na sexta-feira.

"Felizmente, encontramos o caminho na classificação. Minha primeira corrida também foi boa, mas o carro estava saindo um pouco de frente. Felizmente, tivemos cabeça para encontrar o acerto", afirmou Carreira, contente com o primeiro pódio no Trofeo Linea. Bonilha foi personagem da mais bela ultrapassagem da rodada dupla, quando deixou Cacá e Khodair para trás numa manobra magistral que o conduziu ao terceiro lugar.

"Essa é a prova de que o campeonato abre portas para pilotos que não são tão conhecidos", observou o piloto de Cambé.

"Se o capô não tivesse aberto na primeira corrida, eu sairia daqui ainda com mais pontos", afirmou.

Os momentos mais eletrizantes foram o choque de José Vitte contra o muro, depois de perder o controle do carro ao passar sobre a zebra na chicane da Curva do Café, e a múltipla capotagem de Ulisses Silva que terminou com o carro do Vasco da Gama sobre as barreiras de pneus. Vitte foi levado para o hospital para exames mais pormenorizados, já que havia suspeita de fratura da clavícula esquerda, enquanto Silva também seria submetido a exames de imagem. Embora os médicos que o atenderam no autódromo não tenham localizado nenhuma fratura, decidiram encaminhá-lo ao hospital para investigar as dores pelo corpo relatadas pelo piloto carioca.

O resultado da 7ª etapa

1 - ANDRÉ BRAGANTINI - 13 voltas em 28min12s839
2 - POPÓ BUENO - 4s776
3 - ALLAM KHODAIR - 4s982
4 - GIULIANO LOSACCO - 5s860
5 - CHRISTIAN FITTIPALDI - 6s738
6 - FÁBIO CARREIRA - 7s264
7 - CLEMENTE FARIA JR - 7s798
8 - MARCOS GOMES - 8s091
9 - CACÁ BUENO - 8s914
10 - FERNANDO NIENKOTTER - 9s192
11 - ULISSES SILVA - 9s690
12 - RICARDO SARGO - 12s636
13 - ROGÉRIO MOTTA - 12s797
14 - LUCIANO KUBRUSLY - 13s451
15 - CESINHA BONILHA - 13s603
16 - ROGÉRIO CASTRO - 17s393
17 - JACOMO SANZONE - 28s461
18 - BETINHO SARTORIO - a 3 voltas
19 - LEONARDO NIENKOTTER - a 7 voltas
20 - JOSÉ VITTE - a 8 voltas

Melhor volta: Cacá Bueno em 1min53s509 (média de 136,820 km/h)

O resultado da 8a etapa: (sujeito a verificações técnicas e desportivas)

1 - GIULIANO LOSACCO - 12 voltas em 27min59s149
2 - FÁBIO CARREIRA - a 1s067
3 - CESINHA BONILHA - a 2s003
4 - CACÁ BUENO - a 2s180
5 - CHRISTIAN FITTIPALDI - a 3s024
6 - ALLAM KHODAIR - a 3s373
7 - ANDRÉ BRAGANTINI - a 3s484
8 - POPÓ BUENO - a 6s582
9 - BETINHO SARTORIO - a 9s125
10 - RICARDO SARGO - a 11s817
11 - LUCIANO KUBRUSLY - a 12s382
12 - LEONARDO NIENKOTTER - a 14s128
13 - ROGÉRIO MOTTA - a 14s998
14 - ROGÉRIO CASTRO - a 17s728
15 - CLEMENTE FARIA JR. - a 21s299
16 - JACOMO SANZONE - a 24s969

Não completaram:
Fernando Nienkotter
Ulisses Silva
José Vitte

Melhor volta: Cacá Bueno, 1min53s790 (média de 136,482 km/h)

Classificação do campeonato:

1 - CACÁ BUENO - 90
2 - POPÓ BUENO e ALLAM KHODAIR - 57
4 - GIULIANO LOSACCO - 49
5 - LEONARDO NIENKOTTER - 39
6 - FÁBIO CARREIRA - 34
7 - CHRISTIAN FITTIPALDI - 30
8 - ANDRÉ BRAGANTINI - 26
9 - CESINHA BONILHA - 24
10 - CLEMENTE FARIA JR - 23
11 - ALCEU FELDMANN - 20
12 - ULISSES SILVA - 16
13 - ALAN HELLMEISTER e HOOVER ORSI - 14
15 - MARCOS GOMES - 13
16 - FERNANDO NIENKOTTER - 9
17 - BETINHO SARTORIO - 8
18 - SERAFIN JR e ALESSANDRO MARCHINI - 6
20 - RICK ROSIN - 5
21 - ROGÉRIO CASTRO e LUCIANO KUBRUSLY - 4
23 - JOSÉ VITTE - 3
24 - WELLINGTON JUSTINO - 1

Fonte: Final Sports (texto e resultados), Prioridade Máxima (vídeo)