Beach Soccer: Com Jorginho, Brasil conquista Mundialito em Portugal
Sábado, 13/08/2011 - 00:38
No duelo de maior rivalidade no futebol de areia, o Brasil conquistou o 12º título Munidalito de Portimão, nas areias da praia do Rocha, em Portugal, mesmo perdendo do time da casa por 4 a 2, num jogo nervoso. Com a volta do goleiro Mão, a seleção brasileira podia perder dos lusos por uma diferença de quatro gols para levantar a taça. Coimbra, Madjer, Belchior e Jordan marcaram para os portugueses, enquanto Benjamin e André diminuíram o placar. O arqueiro português Graça foi eleito o melhor do torneio. Com cinco gols, o seu compatriota Belchior foi o artilheiro e o melhor jogador da competição.
- Não fizemos um bom primeiro tempo, mas acertamos a marcação na segunda etapa e jogamos dois períodos de bom futebol, criando oportunidades, pressionando Portugal, mas o Graça estava numa tarde inspirada. Lutamos pela vitória, que não veio, mas alcançamos o objetivo, o título do Mundialito, e agora seguimos com a nossa preparação para a Copa do Mundo da Itália – afirmou o atacante Jorginho.
Em partida equilibrada, os portugueses foram os primeiros a balançar a rede. Após uma bicicleta de Belchior, Coimbra cabeceou e abriu o placar no primeiro minuto de jogo: 1 a 0. Num lançamento de Sidney, André quase empatou num chute forte, mas a bola passou por cima da meta. Oportunista, Belchior percebeu Mão adiantado, chutou por cobertura, mas a bola espirrou no travessão. Aos três minutos, Madjer, em cobrança de falta, bateu forte e rasteiro no canto, e a bola passou por baixo do arqueiro canarinho: 2 a 0. O Brasil, bem marcado, tinha dificuldades para encontrar espaços e finalizar. No fim do primeiro período, Bruno Malias, pela direita, inverteu para Buru, que bateu forte, mas Graça espalmou para escanteio. Em seguida, Buru acelerou, lançou para Malias para Betinho isolar a bola. No último minuto, Torres quase ampliou para os rivais de bicicleta.
No segundo período, o Brasil entrou mais concentrado, com marcação forte, velocidade e belas jogadas. Portugal era perigoso nos contra-ataques, principalmente com Belchior, mas o arqueiro Mão fechou o gol. A sorte não estava ajudando os brasileiros, com muitas bolas na trave e Graça parecia uma muralha em quadra. Nos minutos finais, Bruno Malias quase diminuiu após cabeçada na trave.
O terceiro período foi emocionante. O Brasil dominou, mas Portugal lutou muito parar marcar os quatro gols de diferença, que lhe dariam o título. Num cruzamento pela esquerda para Madjer, a bola acabou sobrando para Belchior, que chutou cruzado, sem dó nem piedade, marcando o terceiro, aos dois minutos. Os donos da casa só precisavam de mais um gol para sagrar-se campeão do torneio. Foi aí que a experiência entrou em ação. André quase diminuiu num chute no canto, Graça espalmou, mas no rebote, Benjamin bateu rasteiro e diminuiu: 3 a 1. Num apagão português, André roubou a bola e marcou o segundo, jogando um balde de água fria nos donos da casa e na torcida. Nos quatro minutos finais, Portugal partiu para o 'tudo ou nada' e anotou o quarto, na cobrança de falta de Jordan, que chutou rasteiro e a bola desviou na areia, sem chances para Mão. Fim de jogo: 4 a 2.
A partida contra Portugal foi o principal jogo antes do Mundial, que será disputado de 1º a 11 de setembro, em Ravenna, na Itália. A seleção estreia contra a Ucrânia, no dia 2 de setembro, em busca do pentacampeonato.
Tabela do Mundialito de Portimão:
Quarta-feira (Dia 10)
Brasil 6 x 2 México
França 2 x 6 Portugal
Quinta-feira (Dia 11)
Brasil 7 x 4 França
Portugal 3 x 5 México
Sexta-feira (Dia 12)
México 7 x 4 França
Portugal 4 x 2 Brasil