Para o técnico Ricardo Gomes, Eder Luis e Alecsandro são absolutos no ataque do Vasco. Nas dez rodadas em que ele escalou os titulares, os dois começaram jogando em todas. Parte da torcida, no entanto, parece não ter a mesma opinião. Afinal, uma cena tem sido recorrente nos jogos em São Januário: se o centroavante passa em branco, torcedores gritam o nome de seu reserva, Elton.
Foi assim contra o Santos, na quarta-feira, apesar da vantagem de 2 a 0 construída logo com 20 minutos de partida. E foi assim também contra o Atlético-PR, em jogo em que Alecsandro aplacou a impaciência da torcida marcando os gols da virada do Vasco (2 a 1). Foram esses os dois únicos gols do atacante de 30 anos em dez partidas no Brasileirão.
Elton, de 26 anos, foi mais efetivo. Titular apenas nas quatro primeiras partidas, enquanto o time encarava a reta final da Copa do Brasil, ele entrou em outras seis, substituindo o próprio Alecsandro. E balançou a rede adversária em quatro oportunidades. Em duas delas, mudou o resultado do jogo, assegurando a igualdade com o Bahia e abrindo o placar no empate com o Figueirense (1 a 1 nos dois casos). As outras foram na goleada sofrida para o Coritiba (5 a 1) e fechando a vitória por 3 a 0 sobre o América-MG.
Os números apontam semelhança na participação dos dois nos jogos em pelo menos dois quesitos, com ligeira vantagem para o titular. Alecsandro tem média de uma finalização a cada 32 minutos e um passe a cada seis minutos, enquanto Elton conclui uma vez a cada 40 minutos e dá um passe a cada sete minutos.
Em outros dois quesitos, os atacantes têm números bem distintos. Alecsandro já ficou em impedimento oito vezes, contra apenas uma de seu concorrente. E Elton já cometeu e sofreu mais faltas.
Números à parte, o meia Diego Souza acredita que não há muita diferença em jogar com um ou outro no ataque. Destacou apenas a vivência no futebol do camisa 9.
- Para mim, não há diferença entre os dois. São centroavantes que nos dão opção de jogo e têm muita qualidade. O Alecsandro tem mais experiência, já viveu mais situações complicadas do que o Elton. Mas ambos são grandes jogadores - disse o camisa 10.
No Troféu Armando Nogueira, que avalia a atuação de todos os jogadores a cada rodada, Elton está na frente. Tem média 6,19, contra 5,60 de Alecsandro. Dono do blog Tabuleiro, Eduardo Cecconi acha que o titular é mais técnico e se movimenta mais:
- A diferença principal entre Elton e Alecsandro está no envolvimento de ambos na construção das jogadas. Embora seja um finalizador, Alecsandro movimenta-se mais e tem maior técnica. Consegue, portanto, recuar do posicionamento inicial, apresentando-se para as aproximações com os meias e os atacantes. Por isso executa mais passes. Com Elton, o Vasco precisa abastecer o centroavante de referência. Enquanto Alecsandro abre espaços aos demais, Elton requer mais ação dos meias e dos atacantes. Depende das assistências, principalmente cruzamentos altos para a área, ou então de pivôs curtos para o giro e o chute.
A próxima oportunidade para Alecsandro - ou Elton - mostrar serviço aos vascaínos será neste domingo, no clássico contra o Botafogo, no Engenhão.
Fonte: GloboEsporte.com