Tamanho da letra:
|

Dedé, Fernando Prass e Jumar na seleção da rodada do GloboEsporte.com


Segunda-feira, 01/08/2011 - 18:53

Dedé, Fernando Prass e Jumar na seleção da rodada do GloboEsporte.com

O fim de semana de Campeonato Brasileiro ficou marcado pelo excelente desempenho dos clubes cariocas. Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense venceram seus jogos sem que nenhum deles levasse um golzinho sequer. Esses fatores refletiram diretamente na seleção do Troféu Armando Nogueira, que conta com sete jogadores do Rio de Janeiro. O triunfo de maior destaque foi o do Vasco. Com um esquema de muita marcação e contra-ataques no Morumbi, o time de Ricardo Gomes bateu o poderoso São Paulo por 2 a 0.

O zagueiro Dedé, recém-convocado para a Seleção Brasileira, conquistou o prêmio de craque da rodada, principalmente pelo que fez no segundo tempo, quando impediu que os velozes Lucas e Dagoberto ameaçassem a meta cruz-maltina. O goleiro Fernando Prass e o volante Jumar foram outras peças-chave do Vasco, e também figuram entre os melhores da rodada. O líder Corinthians foi surpreendido pelo Avaí (3 a 2) em Florianópolis graças à inspiração do atacante Rafael Coelho.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM. Confira como ficou toda a seleção da 13ª rodada.




GOLEIRO

Numa atuação que fez jus ao apelido de Muralha da Colina, Fernando Prass trabalhou pesado para garantir a vitória do Vasco sobre o São Paulo, no Morumbi. Com três defesas de alto grau de dificuldade - a mais bonita num chute de fora da área de Lucas -, o goleiro recebeu a nota 7,5 e ajudou o Clube da Colina a quebrar o tabu de seis anos sem derrotar o Tricolor paulista. Renan Rocha (Atlético-PR), Jefferson (Botafogo), Felipe (Avaí) e Marcelo Lomba (Bahia) representaram bem as suas equipes no fim de semana.

LATERAL- DIREITO

Nem mesmo o torcedor do Coxa mais supersticioso esperava uma atuação tão decisiva do lateral-direito Maranhão. Além de atuar com a camisa 13, ele entrou em campo aos 13 minutos do segundo tempo para fazer a diferença. Com boas jogadas de ultrapassagem, foi cirúrgico no passe para Marcos Aurélio (que tem 13 letras) decretar o placar final de América-MG 1 x 3 Coritiba. Fez valer a nota 7 que recebeu. Quem saiu derrotado de campo, mas impressionou pela boa performance foi Piris, estreante do São Paulo na rodada. Ofensivo e audacioso, ele merece a menção honrosa pelo bom jogo que fez. Leonardo Moura (Flamengo), Nei (Internacional) e Daniel (Avaí) foram os outros destaques da posição.

ZAGUEIROS

Em fase exuberante que chamou a atenção do técnico da Seleção Brasileira, Dedé tem sido a alma do time do Vasco nesta temporada. Impecável nas antecipações e absoluto nas jogadas aéreas, o zagueirão não se intimidou com a velocidade que o adversário tentou exercer ao confronto. Jogo a jogo, o camisa 26 demonstra que não vestirá a amarelinha por acaso. A exibição de gala valeu a nota 8,5 e o prêmio de craque da rodada. Outro triunfo expressivo no fim de semana foi o do Botafogo. O zagueiro Antônio Carlos foi um dos pilares do time de Caio Júnior que bateu o Cruzeiro por 1 a 0 e está na dupla de zaga da rodada com a nota 7,5. Manoel (Atlético-PR), Gustavo (Botafogo), Paulo Miranda e Titi (Bahia) protegeram bem os sistemas defensivos de suas equipes.

LATERAL-ESQUERDO

Símbolo de versatilidade do Bahia desde a campanha do ano passado na Série B, Ávine faz da sua identificação com o clube um motivo a mais para se desdobrar em campo. Essa característica do lateral-esquerdo ficou evidente na primeira vitória do Bahia em casa no Brasileiro - 3 a 1 sobre o Figueirense. Foi dele o chute que originou o gol de Reinaldo. No segundo, foi rápido ao invadir a área e completar de cabeça o maravilhoso passe de Ricardinho. Bruno Cortês (Botafogo), Juninho (Figueirense) e Julinho (Vasco) também cumpriram bem as suas funções.

VOLANTES

Grande surpresa da escalação do técnico Ricardo Gomes, o volante Jumar foi mais importante do que se poderia imaginar inicialmente para o triunfo do Vasco. Implacável na marcação, ele preencheu muito bem o lado esquerdo na defesa cruz-maltina principalmente depois que Julinho recebeu cartão amarelo. Quando o mesmo Julinho saiu, o volante foi deslocado para a lateral esquerda e ainda encontrou fôlego para participar da linda tabelinha que culminou no gol do craque Felipe. Por tudo isso, ganhou a nota 7,5. Com meio ponto a menos, Marcos Assunção também figura na seleção da rodada. Criticado pela torcida do Palmeiras nos últimos dias, ele usou da sua principal arma para abafar o suposto mau momento. Numa cobrança de falta que contou com uma curva impressionante, ele abriu o placar da vitória alviverde sobre o Atlético-MG por 3 a 2. Agenor (Atlético-GO) e Marcelo Mattos (Botafogo) também foram bons cães de guarda.

MEIAS

Uma das principais contratações do Fluminense para a temporada, Souza parece, enfim, ter reencontrado o seu bom futebol. Preciso nas bolas paradas, ele deu assistência para dois gols na incontestável vitória sobre o Ceará por 4 a 0. Além disso, ainda deixou a sua marca pela primeira vez no Brasileirão num lance de puro oportunismo. Com isso, conquistou a nota 8. Integrante da afiada dupla com Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves mais uma vez teve participação decisiva num triunfo do Flamengo. De cabeça, o camisa 7 marcou o gol que abriu os trabalhos nos 2 a 0 diante do Grêmio. No segundo tempo, foi quem mais prendeu a bola com inteligência para administrar a vantagem e também finalizou com certo perigo. Sua nota é refletida no número que veste pelo Rubro-Negro. Ricardinho (Bahia), Marquinho (Fluminense) e Felipe (Vasco) também contribuíram bem para que suas equipes somassem mais três pontos na tabela.

ATACANTES

A fera acordou. Depois de um longo jejum com a camisa do Fluminense, Fred voltou a marca e a ser fundamental para a boa exibição de sua equipe. Em um lance de típico camisa 9, abriu o placar ao cabecear de forma certeira. No terceiro gol tricolor, o atacante participou da bela tabela com Rafael Sobis. Pela primeira vez na seleção de uma rodada do Armandão, ele ganhou a nota 8. Com a mesma avaliação, Rafael Coelho também marca a sua presença no time do fim de semana. De penteado novo, ele chamou mais atenção mesmo pelos dois gols que converteu diante do líder Corinthians. O segundo que anotou foi o mais bonito do domingo, após um pique impressionante de 51 metros. Loco Abreu (Botafogo), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Bill e Marcos Aurélio (Coritiba) também deram um toque especial nos êxitos de seus times.

Fonte: GloboEsporte.com