Tamanho da letra:
Vasco e São Paulo em 'jogo de 6 pontos' para se aproximar do líder
Domingo, 31/07/2011 - 13:03
São Paulo e Vasco têm vivido de "flertes" nesta edição do Campeonato Brasileiro. No encontro entre as equipes, marcado para as 16h deste domingo, no Morumbi, ambos tentarão se aproximar do seu alvo. Se o time da casa tenta se aproximar do líder Corinthians - a diferença entre as equipes é de três pontos (28 a 25) - , a equipe de São Januário, com 21, busca chegar perto do badalado grupo dos quatro melhores do torneio para não perder os líderes de vista.
Depois de levar um susto contra o Coritiba, mas conseguir uma vitória por 4 a 3, o São Paulo quer mostrar que está se dando bem com Adilson Batista no comando. Na terceira partida do treinador, o objetivo é uma vitória em casa e, quem sabe, contar com um tropeço do Timão - o Alvinegro joga também neste domingo, contra o Avaí, na Ressaca - para empatar com o rival no número de pontos na liderança da tabela.
Já o Vasco, que empatou na última rodada com o Bahia em casa, tenta manter a boa sequência na competição. Nos últimos quatro jogos, o time de Ricardo Gomes conquistou dez pontos. Vencedora da Copa do Brasil, a equipe já tem vaga assegurada na Libertadores do próximo ano e busca agora o segundo título nacional na temporada.
O catarinense Paulo Godoy Bezerra apita o duelo, válido pela 13ª rodada do Brasileirão. Ele será auxiliado pelos conterrâneos Kleber Lúcio Gil e Ângelo Rudimar Bechi. A partida terá transmissão do Premiere e da Rede Globo para os estados de RJ, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, RS, MG, PI, MA, AM, RO, AC, RR, AP, DF, Florianópolis (SC), Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto e Itapetininga (SP), Santarém (PA). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.
O que está em jogo
São Paulo: depois de levar um susto, mas mesmo assim conseguir uma vitória por 4 a 3 sobre o Coritiba, o Tricolor tenta mais um êxito em casa para diminuir a distância para o líder Corinthians. Uma vitória sobre o Vasco pode deixar o Tricolor na cola do rival do Parque São Jorge.
Vasco: depois de três vitórias seguidas, a equipe não passou de um empate com o Bahia em São Januário. No clube, o discurso é de que o único objetivo é lutar pelo título por causa da vaga na Libertadores. Desta forma, os vascaínos precisam pontuar no Morumbi para não perder o líder Corinthians de vista.
As escalações
São Paulo: o técnico Adilson Batista terá de fazer mudanças na equipe que venceu o Coritiba, pois não poderá contar com Juan. Existe a possibilidade de o treinador usar o garoto Henrique Miranda, de 18 anos, na posição. No meio-campo, Rodrigo Caio pode entrar na vaga de Denilson, também suspenso. Outra opção é Cícero jogar como volante. Adilson pode também deslocar Jean para o meio, promovendo a entrada de Piris na lateral direita. O time deve entrar em campo com: Rogério; Jean, Xandão, Rhodolfo e Henrique Miranda; Carlinhos Paraíba, Wellignton, Rodrigo Caio e Rivaldo; Lucas e Dagoberto .
Vasco: sem tempo para treinar desde o último jogo, o técnico Ricardo Gomes deve manter a base da equipe, inclusive Juninho e Felipe. A mudança será a saída de Marcio Careca, suspenso. Para o seu lugar, há algumas possibilidades: a entrada de Julinho, apesar de Gomes não vê-lo como lateral, a improvisação de Jumar ou a entrada de Renato Silva e a consequente mudança para esquema com três zagueiros. A provável escalação é: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Jumar; Romulo, Juninho, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.
Quem está fora
São Paulo: Luis Fabiano (machucado, ainda não reestreou pelo Tricolor), além de Bruno Uvini, Casemiro, Henrique e Willian José (todos na Seleção Brasileira sub-20), e o lateral-esquerdo Juan e o volante Denilson, suspensos.
Vasco: Fellipe Bastos, Cesinha, Max e Nilton estão em processo de recondicionamento físico. Marcio Careca está suspenso. Allan está com a Seleção sub-20.
Pendurados
São Paulo: Carlinhos Paraíba e Dagoberto.
Vasco: Marcio Careca, Dedé, Bernardo, Diego Rosa, Elton e Julinho.
Fique de olho
São Paulo: Depois da reserva nos jogos com o Seleção Brasileira na Copa América, o posto de absoluto no Tricolor. Lucas, xodó da torcida, o atacante marcou um golaço na partida com o Coritiba, na rodada anterior, e é sempre esperança de vitórias para a equipe.
Vasco: Juninho, que já deu tantas alegrias aos torcedores cruz-maltinos, completa 300 jogos com a camisa do clube neste domingo. Depois de uma exibição sem brilho contra o Bahia, ele espera voltar a ser decisivo e estar com a pontaria mais afiada nas bolas paradas.
O que eles disseram
São Paulo: "O Vasco tem um belo time, é o atual campeão da Copa do Brasil e vai ser um jogo gostoso. É uma equipe que conhecemos e temos de ter os devidos cuidados sem a bola para conseguirmos vencer".
Juninho, meia do Vasco: "Temos que suportar o volume de jogo do São Paulo. Eles criam muitas chances, fizeram quatro no último jogo. O time não tem um grande artilheiro, mas tem vários jogadores que fazem gols. Precisamos estar muito atentos, com a marcação muito forte, e encaixar os contra-ataques. São Paulo faz muitos gols de bola parada, mas nós também somos fortes nisso. Vínhamos bem, mas a sequência de vitórias foi quebrada. Vamos tentar a recuperação".
Números e curiosidades
* O Vasco não derrota o São Paulo desde o dia 22 de maio de 2005, quando venceu o time paulista por 3 a 1, em São Januário. Alex Dias, duas vezes, e Coutinho marcaram para os cariocas, enquanto Danilo descontou para o time do Morumbi.
* Nos últimos nove jogos, o São Paulo venceu seis confrontos com o Vasco: (4 a 2, em 2005; 5 a 1, em 2006; 2 a 0 e 2 a 0, em 2007; 4 a 0 e 2 a 1, ambos em 2008). Os times empataram três vezes neste tempo.
* O Vasco não perde há quatro rodadas no Campeonato Brasileiro. A última derrota da equipe foi contra o Corinthians (2 a 1), no dia 06 de julho.
* Nos últimos quatro jogos, o time carioca somou dez pontos, com vitórias sobre o Internacional, Atlético-PR e Atlético-MG, e um empate com o Bahia, na última rodada.
Último confronto
A última vez em que São Paulo e Vasco se encontraram foi em 14 de novembro do ano passado, também na disputa do Campeonato Brasileiro.
Na ocasião, as equipes empataram em 1 a 1, em São Januário. Os gols foram marcados por Éder Luis e Lucas Gaúcho.
Fonte: GloboEsporte.com