Tamanho da letra:
|

Beach Soccer: Vasco derrotou Seleção do Japão em amistoso


Quarta-feira, 27/07/2011 - 15:14

Vencedora das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de Futebol de Areia, a seleção do Japão está no Rio de Janeiro para realizar uma série de amistosos. Sob o comando do brasileiro Osmar Moreira, que atua como auxiliar-jogador, a equipe nipônica chegou ao país com o objetivo de ganhar rodagem e mais experiência internacional. Além disso, os japoneses têm tido a chance de conhecer de perto o estilo de jogo dos atletas brasileiros.

- Esses jogos aqui no Rio são importantes para implantar na equipe um sistema de marcação ainda mais forte. Contra os brasileiros, por exemplo, é fundamental tirar o espaço, marcando em cima e saindo nos contra-ataques. Só assim se pode vencê-los - explicou Osmar, de 25 anos.

Há quase cinco anos no Japão, Osmar foi criado na escolinha do ex-jogador e eterno capitão do Brasil, Júnior Negão, no Leme. No Brasil, ele veio representar o técnico Rui Ramos. Brasileiro naturalizado japonês, o treinador ficou no país asiático por conta de problemas familiares.

- Estou perto de conseguir a nacionalidade japonesa e, por enquanto, só posso disputar amistosos. Neste período de amistosos, eu assumi o papel de auxiliar do Rui. Ficarei do lado de fora, orientando os jogadores - disse.

Osmar destacou o crescimento do futebol de areia do Japão, que no Mundial de 2009, em Dubai, nos Emirados Árabes, caiu nas quartas de final para a seleção portuguesa.

- O conjunto é forte e disciplinado. Antes, os jogadores eram respeitadores em quadra e agora já conseguem mostrar o jogo deles de verdade. O nosso grupo é jovem, vem treinando muito bem e temos conseguido bons resultados - contou o atleta, que disputou a última Copa Brasil pelo Vasco e no Campeonato Japonês atua no time do Lequios.

Derrota para o Vasco e vitória sobre o Flamengo

Nesta quarta-feira, o Japão enfrentou o Vasco, sem seus principais jogadores como Jorginho e Bruno Xavier, na Praia de Copacabana. Debaixo de forte calor, os asiáticos deram trabalho, mas acabaram derrotados por 3 a 1. No dia anterior, ele haviam vencido o Flamengo por 2 a 1. Coordenador do time cruz-maltino, Júnior Negão atuou na partida e afirmou que os japoneses vão dar trabalho na próxima Copa do Mundo, que será realizada na cidade em Ravenna, na Itália, em setembro.

- Eles pecam um pouco na marcação, sim. Mas são pequenas falhas, apenas bobeiras. Ao longo dos anos, os japoneses evoluíram muito dentro de quadra e estão no caminho certo para conseguir um bom resultado no Mundial. Acho que eles têm chance de garantir até um quarto lugar na competição. Futebol para isso, eles têm - ressaltou.

Após a partida, o atacante Yamaguchi disse que os japoneses enfrentaram dificuldades com a areia fofa de Copacabana.

- É difícil correr aqui, cansa bastante. Mas é muito bom poder jogar contra uma equipe brasileira. É um aprendizado enorme, pois eles têm a malandragem da areia - disse o jogador.

No próximo sábado, os japoneses voltam à quadra para enfrentar a seleção brasileira num jogo beneficente promovido para arrecadar fundos para as vítimas do terremoto no Japão. A partida será realizada na Arena Copacabana, na altura do posto 2 da praia, às 9h.

Será o último amistoso do Brasil antes da estreia nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, neste domingo, contra o Paraguai. O torneio será disputado em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Fonte: GloboEsporte.com