O treino do Bayern de Munique está prestes a começar e um dos primeiros a pisar no gramado do centro de treinamentos do clube bávaro é carioca. Não se trata de nenhum jogador brasileiro. Marcelo Martins é preparador do clube alemão. Está iniciando a sua quarta temporada na comissão do Bayern.
- Estou totalmente adaptado aqui. A estrutura do clube é excelente, para mim tem sido uma ótima oportunidade trabalhar na Alemanha– disse Marcelo ao GLOBOESPORTE.COM, logo após o treino desta segunda-feira.
No elenco dos bávaros há três jogadores brasileiros: o zagueiro Breno, o volante Luiz Gustavo e o lateral Rafinha.
- Nosso relacionamento é profissional. Conversamos direto dentro do clube, temos uma amizade dentro do ambiente de trabalho. É sempre legal ter brasileiros por perto – diz Marcelo.
Sem passagens por equipes brasileiras, foi nos Estados Unidos que a vida deste carioca começou a mudar. Ele trabalhou para uma empresa americana que treina atletas amadores e profissionais. Em 2006, a seleção alemã contratou esta empresa para ajudar na preparação da Copa do Mundo. Marcelo conheceu o então treinador da Alemanha Jürgen Klinsmann, responsável por sua ida para o Bayern.
- Realmente foi ele quem me chamou quando assumiu o comando técnico do Bayern. Depois ele saiu e o clube quis que eu ficasse. Trabalhei com o Van Gaal e agora estou com o novo treinador, Jupp Heynckes - conta o brasileiro.
Apesar de não se ver voltando para o Brasil em um futuro próximo, Marcelo não esquece suas raízes. Uma delas é o amor que sente por um clube em especial.
- Sou vascaíno de coração, isso vem de família, meu pai também é torcedor do Vasco. Pena que, após tantos anos longe do Brasil, fica mais difícil acompanhar o futebol brasileiro. Mas sempre vejo uma coisa ou outra – revelou o preparador físico.
O Bayern de Munique enfrenta o Barcelona nesta quarta-feira pela decisão do torneio amistoso disputadono Allianz Arena. Os brasileiros do Internacional, também nesta quarta, às 13h15m de Brasília, disputam a terceira colocação diante do Milan.
Fonte: GloboEsporte.com