Tamanho da letra:
|

Lista de eleitores sairá uma semana antes da eleição; Oposição protesta


Terça-feira, 19/07/2011 - 13:15

Um dos pontos de discórdia no tumultuado processo eleitoral do Vasco, a lista de eleitores — com aqueles sócios em dia há um ano — será entregue pelo clube na próxima terça-feira, garantiu o presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho. O problema é que a eleição está marcada para apenas uma semana depois, o que dificulta a análise e, se for o caso, a consequente impugnação de alguns nomes incluídos.

De acordo com Olavo, a demora na entrega da lista — a de sócios elegíveis, que são aqueles adimplentes com o clube há cinco anos, só foi entregue após decisão judicial de maio — é porque o clube precisa oferecer um prazo para que todos paguem os meses atrasados e fiquem aptos a votar.

“Precisamos dar tempo para as pessoas colocarem as suas contas em dia. Depois, vamos fazer como em todos os anos, colocando à disposição na secretaria do clube e no site oficial também”, afirmou.

Para o presidente da Assembleia Geral, as eleições deste ano não devem ter urnas eletrônicas, como aconteceu em 2008, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atendeu a pedido do Movimento Unido Vascaíno (MUV), da chapa do presidente Roberto Dinamite: “O tribunal não está autorizando, mas estamos sondando”.

Para o candidato José Henrique Coelho, da chapa ‘Seremos campeões’, entregar a lista de sócios a uma semana da eleição é “uma brincadeira”.

“(A lista) assim só serve para botar fogo. É uma piada de mau gosto de um grande brincalhão que é o Olavo. Há dois meses estamos cobrando essas duas listas”, criticou José Henrique Coelho, que também lembrou de decisão judicial do último pleito que, assim que se iniciasse o processo eleitoral, “ninguém mais entrava nem saía entre os votantes”.

Do grupo político de Eurico Miranda, o candidato Pedro Valente, da chapa Vasco Valente, classificou como inadmissível a disponibilidade da lista tão próxima à eleição. “O Olavo está ferindo mais um princípio básico da nossa eleição: a democracia. Sem a lista, sem conhecer os sócios votantes, como poderemos fazer uma campanha”, queixou-se Valente.

Leonardo Gonçalves, da chapa ‘Cruzada Vascaína’, também critica o processo eleitoral: “Foi tudo muito falho, desde os prazos que não foram respeitados até essa demora na lista. Um absurdo”, afirmou.

Fonte: Marca Brasil