No 'Desafio dos Campeões', o Botafogo, campeão da Copa Brasil, venceu o Vasco da Gama, campeão do I Mundialito de Clubes, por 5 a 2, na Arena Copacabana. Bruno Malias brilhou com dois gols e foi eleito o artilheiro da partida. Sidney, eleito o melhor em quadra, fez um gol, Betinho marcou outro e Guguinha completou a goleada alvinegra. Do lado cruz-maltino, Bruno Xavier e Allan dimuíram.
- Foi muito importante estarmos a frente do placar, assim podemos ter mais tranquilidade para atingir o nosso objetivo e vencer a partida - disse Sidney.
- A proposta do Botafogo para a partida foi traduzida no jogo. A ideia era marcar forte, já que o Vasco é um time muito técnico, respeitar o adversário e sair atrás de contra-ataques - acrescentou o artilheiro Bruno Malias.
Logo no início do primeiro período, Betinho cruzou pela esquerda e o atacante Bruno Malias escorou a bola na direção do gol marcando do alvinegro, no primeiro minuto da partida: Botafogo 1 a 0. Na sequência, Mayaro driblou e chutou a bola no travessão. O jogo estava equilibrado.
Depois, foi a vez do ´Trem Bala da Areia' pressionar o campeão da Copa Brasil. Bruno Xavier recebeu a bola livre e chutou no canto do gol, sem chances para Leandro Fanta, empatando o jogo em 1 a 1, aos 3 minutos de bola rolando. A partir daí, o campeão mundial cresceu e mostrou maior volume de jogo, com muitos chutes de longa distância. O Vasco estava perto da virada até que a estrela de Betinho apareceu nos minutos finais. Faltando cinco segundos para o fim do primeiro período, o defensor cobrou a falta e acertou na gaveta, deixando o alvinegro na frente do placar: Botafogo 2 a 1.
O Glorioso da Praia' começou melhor no segundo período e quase ampliou com Betinho num chute de longe no primeiro minuto, mas a bola passou sobre o travessão. O cruz-maltino foi para o contra-ataque e Leandro Fanta fez milagre para defender a cabeçada de Mauricinho. Aos 8 minutos, Bruno Xavier quase empatou num chute rasteiro. Na sequência, o Botafogo ampliou o placar: aos 9 minutos, Bruno Malias cabeceou e a bola caiu no pé de Sidney, que chutou cruzado no ângulo, marcando o terceiro do 'Glorioso': 3 a 1. No minuto seguinte, Jorginho recebeu um lançamento, dominou a bola e chutou forte, mas Fanta estava lá para defender. O Vasco ainda teve a chance de diminuir com Bruno Xavier, derrubado na área pelo xará Malias, que se revoltou com a marcação da arbitragem. Xavier cobrou e Fanta continuou fechando o gol. Nos minutos finais, Alluan, do Botafogo, tocou a bola com a mão e foi marcada a falta a favor do cruz-maltino. Mauricinho cobrou, mas Fanta fechou o gol.
No terceiro período, o 'Gigante da Colina' partiu para o "tudo ou nada". O Botafogo marcava bem, aproveitava os espaços e pressionava o rival. Jorginho perdeu a chance de diminuir num chute cruzado, mas Fanta jogou a bola para escanteio. Em seguida, Alan recebeu o cruzamento e, bem marcado por Bruno Malias, chutou em cima do goleiro. Num dia inspirado, Leandro Fanta parecia uma verdadeira muralha. O Vasco atacou, mas perdeu muitas chances de gol. No contra-ataque, Sidney driblou todo mundo e tocou para Bruno Malias, que empurrou a bola para o gol, aos 4 minutos, ampliando o placar: Botafogo 4 a 1. Guguinha fez o quinto do 'Glorioso', aos 7 minutos. Aos 10, Alan recebeu cruzamento e balançou a rede, marcando o segundo gol vascaíno. O alvinegro soube aproveitar a vantagem e administrou bem o tempo até erguer a taça.
- O jogo foi bom e o mérito vai para o Botafogo. Errei o pênalti que seria o empate, mas agora é pensar no jogo de amanhã da seleção da Marinha do Brasil contra a Argentina - disse Bruno Xavier, destaque do 'Trem Bala da Areia'.
Com este resultado, o Botafogo conquista mais um triunfo sobre o rival: venceu na final da Copa Brasil, por 8 a 3, em maio, em Manaus, e perdeu no Torneio RJ-SP por 5 a 1, em dezembro, em São Paulo.
Botafogo e Vasco da Gama na cerimônia do 'Desafio dos Campeões', na Arena Copacabana
Bruno Xavier faz o gol do Vasco
Jorginho e Bruno Malias em ação
Sidney, eleito o melhor da partida, dribla jogador cruz-maltino e faz um dos gols do Botafogo
Fonte: GloboEsporte.com
Botafogo vence Vasco no Desafio dos Campeões de Beach Soccer
Deu Botafogo no Desafio dos Campeões de Beach Soccer. No confronto que colocou frente a frente os atuais campeões da Copa Brasil (Botafogo) e do I Mundialito de Clubes (Vasco da Gama), na manhã deste sábado, dia 9, melhor para o Alvinegro, que fez 5 a 2 no rival (Bruno Malias (2), Sidney, Betinho e Guguinha, para o Botafogo, Bruno Xavier e Alan, para o Vasco) e levou para General Severiano o título do clássico que faz parte da programação da Taça Rio - Cidade da Paz, que está sendo realizada na Arena Copacabana (Av. Atlântica, em frente à praça do Lido).
Após o clássico, a organização do evento premiou os destaques individuais da partida. E o Botafogo, além da taça de campeão, dominou a cerimônia de premiação: Leandro foi eleito o 'Melhor Goleiro', Bruno Malias recebeu o troféu de 'Artilheiro' (2 gols), e Sidney foi eleito 'Melhor Jogador'. Neste domingo, dia 10, duas partidas encerram o evento: a partir das 9h30 jogam Babilônia e Tabajaras, na decisão do Campeonato de Beach Soccer Sub-17 de UPPs. Em seguida, a Seleção da Marinha do Brasil enfrenta a Argentina.
"Quando você veste a camisa de um clube, você veste a tradição daquela camisa, independente do esporte, e essa rivalidade vem junto. O placar do jogo traduziu bem o que foi a partida, o Vasco é um time mais forte, mais técnico, mas nós marcamos muito bem, e ainda contamos com o talento do Leandro", afirmou Malias, elogiando o goleiro.
"O Botafogo está de parabéns pela vitória. A rivalidade vai existir, sempre, mas uma rivalidade sadia, sempre, com as equipes lutando, mas na bola, para fazer um bom espetáculo para o público", comentou Bruno Xavier, que perdeu um pênalti quando o Vasco perdia por 3 a 1. "Bati bem, mas o Leandro foi bem. Se eu não tivesse perdido, acho que a história do jogo poderia ser outra, ali nosso time poderia ter crescido", completou.
O JOGO
Logo a 1'16" de bola rolando, a boa tabela entre Bruno Malias e Betinho encontrou as redes: Betinho foi à linha de fundo e cruzou para o atacante, eleito 'Melhor Jogador' do Campeonato Brasileiro de seleções 2010 (campeão pelo Espírito Santo), completar: Botafogo 1 a 0. E o Alvinegro parou por aí. Bruno Xavier, sem marcação, aproveitou o espaço e chutou forte, no canto, sem chances para Leandro, empatando jogo: 1 a 1, aos 3'17". O Vasco cresceu e ficou perto da virada na cobrança de falta de Jorginho que o camisa 1 botafoguense defendeu. Com mais volume de jogo, o 'Trem Bala da Areia' arriscava os chutes de longe, enquanto o rival pouco ameaçava. Até que, Betinho, de falta, colocou o 'Glorioso' em vantagem a apenas cinco segundos do fim da primeira etapa: 2 a 1.
O Botafogo continuou melhor na volta do intervalo. E quase ampliou, primeiro com Bruno Malias, depois num chute à queima-roupa de Sidney, exigindo todo o reflexo de Cesinha. O Vasco se mandou ao ataque em busca do empate e Leandro, eleito 'Melhor Goleiro' da Copa Brasil disputada em maio, teve que se esticar todo para espalmar a bela cabeçada de Mauricinho que quase marcou por cobertura. Em seguida, foi Jorginho quem quase empatou. O Botafogo ampliou aos 8'58": Cesinha cortou mal o cruzamento e Bruno Malias apenas ajeitou de cabeça para Sidney colocar, com categoria: 3 a 1. O 'Gigante da Colina' teve a chance de diminuir com Bruno Xavier, derrubado na área pelo 'xará' Malias. Xavier, eleito 'Melhor Jogador' do Campeonato Italiano 2010, cobrou e Leandro defendeu.
O último tempo era de 'tudo ou nada' para o Vasco. E o Botafogo aproveitou os espaços. Bruno Malias aumentou aos 4'28" e Guguinha fez o quinto gol alvinegro: 5 a 1, aos 6'57". O Vasco da Gama ainda diminuiu com Alan, aos 10'16", mas a reação cruzmaltina parou por aí. O Botafogo passou a tocar a bola e esperou o relógio zerar para comemorar o novo triunfo sobre o rival em três confrontos no história entre as equipes (venceu a decisão da Copa Brasil por 8 a 3, em maio, em Manaus, e perdeu no Torneio RJ-SP por 5 a 1, em dezembro, em São Paulo).
BOTAFOGO (RJ) 5 x 2 VASCO DA GAMA (RJ)
BOTAFOGO - Leandro, Betinho, Alan, Sidney e Bruno Malias. Entraram: Maiaro, Coquinho, Guguinha, Rodrigo, Aluan e Maílde. Técnico: Ayrton Mandarino
VASCO DA GAMA - Cesinha, Gabriel, Casé, Bruno Xavier e Jorginho. Entraram: Gil, Alan, Silvinho, André, Mauricinho, Anaílton e Tiago. Técnico: Fabrício Santos
GOLS - Bruno Malias-BOT (1'16" do 1o Tempo), Bruno Xavier-VAS (3'17" do 1o Tempo) e Betinho-BOT (11'55" do 1o Tempo); Sidney-BOT (8'58" do 2o Tempo); Bruno Malias-BOT (4'28" do 3o Tempo), Guguinha-BOT (6'57" do 3o Tempo) e Alan-VAS (10'16" do 3o Tempo)
ARBITRAGEM - Renato de Carlos (FIFA-SP), Felipe Varejão (FIFA-ES), Alexandre Limeira (FEBSERJ) e José Antônio Lourenço (FEBSERJ)
Fonte: Divulgação