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Marcos Blanco fala das ações de marketing para Juninho e Libertadores


Quinta-feira, 07/07/2011 - 15:08

Com o título da Copa do Brasil, a volta e o bom início de Juninho Pernambucano ao Vasco, o Gigante da Colina espera faturar tanto dentro de campo quanto fora dele, com ações de marketing.

Em entrevista ao repórter Gustavo Penna, da Super Rádio Brasil, Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco, comenta as ações de marketing que estão sendo planejadas para explorar estes dois fatores. Blanco informa também que o Vasco terá um projeto de sócios para a Libertadores e faz um balanço do marketing na gestão Roberto Dinamite:

- O Juninho realmente provoca essa comoção na torcida do Vasco. Já estávamos esperando, desde a chegada, a recepção maravilhosa que tivemos aqui em São Januário. A estreia ontem com um gol, um gol de falta, um gol monumental, parecido com o que ele fez contra o River Plate. Infelizmente não ganhamos, mas já deixa uma expectativa muito boa par o jogo de sábado contra o internacional em são Januário. A gente espera lotar o estádio, é o primeiro jogo do Juninho depois da volta dele em são Januário. A expectativa é muito grande da torcida, de todos nós. Um gol como esse só aquece nossas ações. A gente recentemente divulgou o lançamento da miniatura, o bonequinho do Juninho Pernambucano, que vai estar agora já no início de agosto nas lojas. Lançamos uma camisa comemorativa chamada gol monumental, em que você coloca a camisa por cima da cabeça, como se estivesse comemorando um gol, e aparece o rosto do Juninho comemorando um gol de fato, lembra o aquele gol histórico dele. E ele vem só para agregar ao time, ao conjunto que já está formado.

Possibilidades de exploração do marketing já no primeiro jogo após o gol na estreia de Juninho

- Sem dúvida. Já temos feito algumas ações criativas, de lançamento de camisa, de recepção ao próprio Juninho, a questão do trem-bala inflável que a gente colocou aqui nos jogos em São Januário, mas para esse jogo específico, vamos manter o foco dentro do campo, 100% dentro do campo, e fora do campo, a torcida com certeza vai fazer a festa.

Marketing é auxiliado pela performance do jogador dentro de campo?

- Sem dúvida nenhuma, Não adianta você ter um marketing forte, um marketing que trabalha, e o futebol que não desempenha, que não vence, que o atleta não rende dentro de campo. O torcedor começa a ficar chateado, deixa de consumir produtos, deixa de vir ao estádio. Enfim, é uma bola de neve. O Juninho é um ídolo do Vasco, a torcida do Vasco está esperando há dez anos por esse momento, da reestreia dele em São Januário. Isso ajuda muito. O Juninho é um ídolo pronto e vai continuar sendo mesmo depois que parar de jogar futebol, assim como outros que estão perpetuados com ídolos do Vasco. Isso contribui bastante.

Com o Vasco de volta á Libertadores, já existe algum projeto de marketing visando à próxima temporada?

- Já existe. Estamos desenvolvendo ainda esse projeto, que engloba o plano de sócios voltado para a Libertadores da América. Vai ter, sim, um projeto, que a gente vai divulgar em breve. Estamos ainda fechando alguns detalhes para passar isso para o nosso torcedor. Já estamos pensando em 2012, sim.

O que pode ser adiantado desse projeto de marketing para a Libertadores?

- Não tem tanta coisa assim. A gente hoje tem trabalhado muito a renovação dos patrocínios que se encerram no final do ano. A gente espera ter uma valorização dos contratos, em função de estar disputando m campeonato internacional. Hoje a gente está focado em acompanhar a evolução desses contratos, para renovar lá na frente por um valor maior para o clube.

Já algum outro projeto envolvendo Juninho Pernambucano? Quando a torcida vai poder ter acesso aos produtos do Juninho Pernambucano?

- A gente tem desenvolvido nesse último mês alguns produtos com a marca do Juninho: bandeiras, cadernos, produtos de cama, mesa e banho, tudo para explorar junto com o atleta, essa imagem Vasco & Juninho. Lógico que tem os fornecedores que demoram par colocar os produtos na rua. Tem contratos, tem acertos, tem negociações que não são de um dia para o outro. Tem a fabricação dos próprios produtos. A gente espera que para final de agosto ou setembro, a gente já tenha a maioria dos produtos que a gente queira lançar já nas lojas para consumo do nosso torcedor. Estamos pensando em coisas bacanas, criativas. O Juninho, por exemplo, vai estar presente na colônia de férias que o Vasco tem, que se chama Vasco Camp. É uma colônia de férias que é aqui no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, num espaço muito bacana, que é o Espaço Lonier. Vai acontecer agora, dia 18. São cinco dias, do dia 18 até o dia 23 de julho. O Juninho vai lá, dar uma clínica, vai bater uma bola com a garotada que participar dessa colônia de férias. Então, já começa a estar relacionando o Juninho com as crianças, que são o futuro do clube.

Inauguração da Loja Penalty em São Januário:

- A [construção da] loja está a todo vapor. Quem vem em São Januário diariamente vê que a cada dia tem uma evolução, mais um tijolo subindo, toda a forma sendo feita. A previsão de inauguração é para setembro, em meados de setembro. Vai ser um sucesso. A loja vai ficar linda, maravilhosa. A gente vai estar divulgando em breve a maquete virtual para as pessoas verem como é que vai ficar ela pronta. Estamos esperando com grande ansiedade, porque a gente vai conseguir vender mais produtos, vaio conseguir atender melhor ao torcedor. Vão ter vários guichês de compra, diferentemente do que o que a gente tem hoje aqui na loja de São Januário. E principalmente, propagar a nossa marca, a marca do Vasco e a marca da loja, que é a Gigante da Colina. Hoje a gente já tem uma loja, que é no Madureira Shopping. Abrimos recentemente lá em vitória, que o presidente foi inaugurar na sexta-feira, no Shopping Vitória. Vamos inaugurar em Manaus, vai ser inaugurada no Ilha Plaza. O Vasco vai chegar nos quatro cantos do Brasil. Essa loja aqui é uma loja-conceito, que vai dar pontapé e vai dar força a esse nosso projeto das lojas oficiais do Vasco.

Balanço do Marketing na gestão Roberto Dinamite:

- Desde que eu cheguei no clube, em 2009, a gente procurou reposicionar a marca Vasco. Passar uma marca que tenha como atributos a criatividade, a simpatia, modernidade. O presidente Roberto foi o símbolo dessa mudança. Você vê que em todas as ações ele está presente. Ele é o porta-voz do nosso clube. Ninguém melhor que ele pode fazer esse papel. Acho que a gente tem feito muitas ações legais, que ajudaram par aumentar a visibilidade do Vasco na própria mídia, atrair mais torcedor, gerar mais consumo, aumentar os patrocínios, receitas de licenciamento. Hoje a gente tem 25 parceiros comerciais do clube, sejam patrocinadores de camisa ou parceiros que ajudam na manutenção do clube em modo geral, com tintas, com material de construção. Com isso, a gente consegue diminuir despesa do próprio clube. Empresa de odontologia, que fornece a todos os funcionários e atletas da base um plano odontológico sem nenhum custo par o clube. Hoje, acho que a gente pode fazer um balanço muito positivo, principalmente falando do departamento de marketing, da relação com as empresas, relação com os parceiros, com os fornecedores. Está muito bem azeitado tudo isso. A gente vai estar continuando. Tem muita coisa ainda para ser feita. Não paramos por aí. Hoje, a gente pode dizer que a gente está na vanguarda de algumas ações de marketing. Tem um projeto de TV, que passa numa TV aberta e que também tem na internet. É o único clube hoje do Brasil que tem um projeto na TV aberta. Tem revistas. Enfim, a gente está muito satisfeito com a divulgação que o clube está tendo com essas ações diferentes que a gente vem fazendo, e isso acontece pelo momento positivo vivido também no futebol. Desde 2009, quando a gente assumiu, quando o time estava lá disputando a série B, com toda aquela comoção, 80 mil pessoas no Maracanã. A recepção do time depois da conquista [da Copa do Brasil], colocando aquela multidão de pessoas na rua, parando o Rio de Janeiro inteiro, isso mostra o poder da marca Vasco, o poder de consumo dos torcedores e para os patrocinadores, para quem está vendo de fora, isso impressiona. Então, acho que estamos no caminho certo.

Fonte: Supervasco