Tamanho da letra:
Futebol Americano Masculino: Vasco aposta em atleta dos EUA no Brasile
Sábado, 02/07/2011 - 08:45
Modalidade em crescimento no país, o futebol americano terá a partir deste sábado, dia 2 julho, a terceira edição do Torneio Touchdown, equivalente ao seu campeonato nacional masculino. O Botafogo Mamutes fará seu primeiro jogo com o atual campeão, o Vila Velha Tritões no dia 2 de julho, em Vila Velha, abrindo a competição.
Desta vez, o Rio terá dois representantes na competição: o Botafogo e o Vasco Patriotas, segundo colocado em 2010, ano de sua estreia. Este irá estrear no dia 30 de julho contra o Curitiba Hurricantes, em Curitiba. O primeiro jogo do Botafogo no Rio será no dia 13 de agosto, com o Tubarões do Cerrado. Já o Vasco fará seu primeiro jogo em casa no dia 27 de agosto, com o Uberlândia Lobos.
O Botafogo Mamutes vem mesclando talentos de diferentes times do Carioca Bowl, o campeonato estadual de futebol americano de areia. Por isso, o time que entrará em campo neste sábado é bem diferente do Botafogo Mamutes de areia, que permanece treinando no Rio.
Além de destaques do time de praia, como o fullback Ivan Franklin e o offensive lineman Sapão, o Botafogo agregou talentos do Piratas de Copacabana, Ipanema Tatuís, Falcões e Rio de Janeiro Sharks, incluindo o quarterback Dudu, os running backs Massa e Garrido e o safety Xande. O time conta ainda com a experiência do treinador Carlos "Lynho" Januário, um dos precursores do esporte no país, e do
e do linebacker e kicker Costão, ex-Imperadores. Para a estreia, há ainda o reforço especial do wide receiver Heron Azevedo, ídolo do Mamutes que passa férias no Brasil após disputar a temporada universitária nos EUA.
"Estamos extremamente focados para a partida. Vamos concentrados, dispostos a dar o máximo buscando a vitória", diz o fullback e coordenador defensivo Ivan Franklin, que reconhece a pressão por representar o estado: "Não só pelas boas campanhas de Imperadores e Patriotas, mas também pelo sucesso da Seleção Carioca nos Torneios de Seleções. O nosso estado tem um legado de excelência no cenário nacional e almejamos estar à altura."
No Vasco, um dos reforços é o atleta
Eliot Forest Graham, 25 anos, nascido nos Estados Unidos e que viajou a seu país para renovar seu visto de permanência no Brasil e estar legalizado no país para a estréia do Torneio Touchdown, dia 30 de julho em Curitiba.
Forest, que jogou em equipes de high school (ensino médio) em sua terra natal, admite que o Futebol Americano no Brasil ainda tem muito a crescer.
Nesta edição do Torneio Touchdown, serão 16 times, sendo que quatro deles associados a clubes de futebol da Série A: Vasco Patriotas, Corinthians Steamrollers, Santos Tsunami e Botafogo Mamutes, e ainda o ABC Corsários, Corupá Buffalos, Curitiba Hurricanes, Curitiba Predadores, Jaraguá Breakers, Ponta Grossa Phantoms, Ribeirão Preto Challengers, Sorocaba Eagles, Timbó Rhinos, Tubarões do Cerrado, Uberlândia Lobos, e o atual campeão, o Vila Velha Tritões, estarão concorrendo ao título do Torneio Touchdown III em jogos de 2 de julho a 10 de dezembro de 2011.
Cada time vai enfrentar cinco adversários diferentes, com as equipes divididas em duas conferências, a Walter Camp (homenagem ao "pai do futebol americano" jogador da Universidade de Yale desde 1876 e criador das formações e sistemas do esporte) e a George Halas ("pai da National Footbal League", o fundador do Chicago Bears, e voz ativa na reunião de 1920, que formou a American Professional Football Association, que se tornou a NFL em 1922).
Serão 45 partidas neste ano, e o Torneio Touchdown se propõe a desenvolver mais uma alternativa esportiva para os brasileiros, mantendo a sua filosofia de levar bons espetáculos para o entretenimento de um público crescente no maior número de estádios do país. Nessa competição, os atletas
atuam não apenas seguindo as regras da liga americana, mas utilizam os kits de segurança e capacetes semelhantes aos usados nos EUA.
No caso específico do Rio, o futebol americano começou a crescer nas praias, adaptado ao piso de areia, e com jogadores do masculino e do feminino que não utilizam os kits de segurança típicos da modalidade nos EUA. Mas, no caso do Torneio Touchdown, que é masculino, já há uma clara tentativa de se praticar a modalidade de uma forma muito mais semelhante ao que ocorre nos EUA. Por isso, atletas vêm importando capacetes e todo o equipamento de segurança que são vistos nos estádios americanos. Ainda não existe uma versão feminina do Torneio Touchdown.
No feminino, o Carioca Bowl terá sua segunda etapa no dia 17, em Copacabana, com Vasco, campeão do ano passado, Botafogo e Saquarema. As vascaínas já venceram a primeira etapa da edição deste ano, na Praia de Botafogo, em maio, e lutam pelo bi estadual.
Fonte: Globo Online