Tamanho da letra:
Leonardo Gonçalves fala sobre novidades no processo eleitoral do Vasco
Sábado, 04/06/2011 - 18:54
Boa tarde, Vascaínos!
Como se pôde observar, foram divulgadas novidades sobre o processo eleitoral do nosso amado CRVG. O presidente da assembléia geral (Dr Olavo Egydio Monteiro de Carvalho) fez previsão para nova data do pleito cruzmaltino: 31/07/2011, segundo reportagem do Globoesporte.com – confira a íntegra clicando aqui.
Baseado nesta notícia, entrevistamos Leonardo Gonçalves sobre este tema. Confira as palavras do nosso candidato:
TRANSCRIÇÃO:
“Ainda não foi confirmada esta notícia de 31/07. É o que saiu agora no Globo como possível data. Como o Sr Olavo agora tivese cumprido todos os trâmites, para que pudesse ter começado o prazo de 60 dias e marcado. Eu acho que é a pior data possível para marcar a eleição. Primeiro porque é uma data que não permite que seja feito o recadastramento. Segundo é uma data que já está fora do mandato. Ou seja, vai ter alguma confusão sobre quem vai assumir o Club neste período de vacância. Ou seja, tem tudo para dar errado. Não dá tempo de fazer o recadastramento. Me espanta o Dr Olavo marcar esta data pois num dia depois de a Cruzada dar esta idéia do recadastramento, que ele foi contra na reunião com as chapas, ele foi à favor na reunião da Junta que julgou as impugnações. 31/07 está fora do mandato. Um mês depois do final do mandato do Roberto Dinamite e o dele, ou seja, a chance de haver um intervendor é enorme, porque não vai haver consenso no Vasco. A gente está entendendo que ficou claro que não vai haver consenso. Já está na justiça, pois o grupo do Pedro Valente já colocou na justiça. Então o que vai ser decidido é na justiça. E vai ser decidido por um interventor. Então o que vai acontecer é a pior das situações: você vai ter um interventor e não vai ter o recadastramento… 30 ou 31 de julho – em comparação com 30/06 que caía numa Quinta-feira – ou seja, domingo, está excelente. A eleição tem que ser no fim de semana para que os sócios todos possam ir às urnas, votar com tranqüilidade, os sócios de fora do RJ possam vir ao Club e participar do pleito. Em relação ao dia da semana, Domingo, eu não tenho nenhuma observação a fazer. Minha objeção quanto a ser este dia é que realmente vai ser problemático, pois acredito que o Club vai entrar em intervenção. Agora é uma discussão dúbia. Foi lançado de novo o edital. Quem entrou de sócios até 31 de maio de 2010, pode votar… Antes era 8 de abril. Vai ter que mexer na lista de novo. Tem que ver se esta lista já inclui este pessoal, mas, de qualquer maneira, quem entrou em maio de 2010 vai poder pleitear o direito de votar. Quer dizer, é muito complicado. Eu não gostei da marcação desta data de 31/07 se ela se confirmar. Se vai ter alguma intervenção no Club, então o ideal é que a eleição fique para Novembro…”.
Quando foi observada a questão da troca de poder no meio do Campeonato Brasileiro, o presidenciável afirmou o seguinte:
“Não tem risco de o Vasco cair, a não ser que entre um grupo lá com espírito revanchista de querer desfacelar tudo, etc. Agora entrando 5 dos 6 grupos políticos de oposição que tenho visto, que estão participando aí fazendo uma campanha sem dizer que está tudo errado e sim fazer uma campanha de apontar coisas, não vejo problema. Eu não tenho nenhum problema em assumir o Club no meio do Campeonato Brasileiro. Vou ter competência para não cometer os mesmos erros que levaram o Vasco ao rebaixamento da primeira vez porque não nutro nenhum espírito de vingança ou de revanchismo, então não tenho problema em assumir o Club em 31/07.”
Indagado sobre a questão de um interventor ou interino mais neutro, como na entrevista que deu ao programa Só Dá Vasco, na semana anterior, onde o entrevistador Márcio Santos chegou a sugerir o nome do presidente de honra do Club, Sr Antônio Soares Calçada, para o comando do Club (e do processo) no período de vacância, Leonardo respondeu e encerrando:
“Não tenho (a Cruzada) objeção nenhuma ao Calçada como interventor. Não acho que a pessoa ideal seja ele. Penso que deveria ser alguém mais jovem, afinal, o processo é muito desgastante. Seria colocar ele (com a idade avançada que tem) numa furada para comandar este processo. Agora, se ele estiver dentro de uma comissão, com outros beneméritos, grandes beneméritos e pessoas mais jovens, pela experiência que ele tem de Vasco, ele pode ajudar bastante no processo. Vamos aguardar, pois é a notícia que saiu agora e temos que ver o que o tempo nos reserva. Só lamento porque mais uma vez eles estão dando a oportunidade de que haja confusão depois da eleição. Uma vez que quem se sinta prejudicado pode tentar a anulação da eleição tentando usar a fragilidade desta lista (de elegíveis e eleitores). Só para enfatizar, esta não é a posição da Cruzada. Mesmo tendo certeza de que esta lista está repleta de irregularidades, se a gente perder a eleição, vamos acatar o resultado e não entrar na justiça. Se tivéssemos que fazer algo, seria antes e não depois do resultado.”.
Fonte: Cruzada Vascaína