Tamanho da letra:
Felipe diz que Vasco tem mais espaço fora de casa e pede apoio da torcida
Quarta-feira, 01/06/2011 - 09:22
Se os bons resultados do Vasco como visitante nessa Copa do Brasil já deixam a torcida otimista, o retrospecto dos campeões de todas as edições aponta outra tendência animadora. Nos 22 anos da competição nacional, o título foi mais vezes para as equipes que começaram a decidir a final jogando em casa, o que ocorreu em doze oportunidades, contra nove ocasiões em que os campeões levantaram a taça diante de sua torcida.
O exemplo que contempla a maioria engloba, por exemplo, os títulos do Fluminense, em 2007, e do Flamengo, em 1990. O levantamento não considerou a final entre Vasco e Flamengo de 2006, já que os dois jogos foram no Maracanã, ou seja, sem mando de campo.
Para o meio-campo Felipe, o bom desempenho longe de São Januário se deveu aos espaços dados pelos adversários, que buscavam mais o ataque.
— A gente acha mais espaços para jogar fora de casa do que aqui, acabamos aproveitando bastante quando as oportunidades apareceram — analisou o camisa seis.
Jogando em casa, o apoio da torcida, segundo Felipe, pode se transfomar em pressão, o que deve ser evitado.
— A torcida tem que nos motivar e entender que é um jogo de 180 minutos, temos que ter tranquilidade e não aceitar a pressão — pediu .
Aposta no Couto
Do outro lado, o Coritiba não quer saber do histórico de campeões, e aposta sim na decisão diante de sua torcida no estádio Couto Pereira.
— Precisamos estar atentos aos dois compromissos, esperamos levar um bom resultado daqui — explicou o técnico Marcelo Oliveira.
O meio-campo Léo Gago acredita que marcar um gol fora de casa seria importante, mas sem pressa.
— Tem que ter paciência, ainda é o primeiro tempo.
Vantagem do Vasco no confronto geral
Na decisão da Copa do Brasil 2011, Vasco e Coritiba se encontram pela primeira vez na história no torneio.
Mas este será o 36° confronto da história entre as duas equipes, em partidas que aconteceram pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, pela Taça Cidade de Salvador, pelo Torneio Dia do Trabalhador, pela Copa do Hora e pelo Brasileiro.
O primeiro encontro aconteceu em 1969, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, com vitória coxa-branca por 2 a 1, em Curitiba. Já o último encontro teve vitória vascaína, por 3 a 2, em Florianópolis, pela Copa da Hora. Ao todo, nos 35 jogos disputados até hoje, a vantagem é dos cariocas.
São nove vitórias do Coxa, nove empates e 17 vitórias do time de São Januário.
Fonte: Extra online