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Fred Lopes dá mais detalhes sobre a venda de ingressos pela internet
Sábado, 28/05/2011 - 23:14
Na tarde deste sábado (28/05), o Vice Presidente de Patrimônio do Vasco, Frederico Lopes, participou do programa 'Debate Esportivo', da Rádio Manchete. Na oportunidade, o dirigente cruzmaltino deu a palavra oficial do clube sobre o polêmico caso da venda dos ingressos para o primeiro jogo da Copa do Brasil e afirmou que os torcedores foram avisados quando os ingressos acabaram.
Confira na íntegra a transcrição da entrevista:
Fale sobre a questão dos ingressos, que gerou muitas reclamações dos torcedores?
"O Vasco assim como a Outplan, empresa que negocia os ingressos, não teve culpa nenhuma. Nós tínhamos uma carga de ingressos colocado à venda e nesse primeiro dia você tem que disponibilizar por força de contrato para os sócios. Quando você traz o sócio para o clube, uma das prioridades que ele tem é na compra de ingressos. Então, no primeiro dia ela tem que ser destinada automaticamente para o sócio. A partir do segundo momento, no segundo dia, para os demais torcedores. No dia de ontem foram vendidos aproximadamente metade dos ingressos, cerca de 50 por cento dos ingressos colocados à venda. Então, restou apenas 50 por cento dos ingressos, que viriam a ser vendidos a partir da meia noite no site do Futebol Card, que é onde você compra pela internet, e de manhã, como sempre funciona nos pontos de venda, que a gente divulga com antecedência, até às 17 horas. Mas, houve uma grande compra de ingressos pela internet. Então, os ingressos se esgotaram no intervalo de meia-noite até 01:40 da manhã. Por essa ser uma cultura que está sendo implantado no futebol do Rio de Janeiro, do qual o Vasco é pioneiro por trazer a Outplan, que hoje já faz o mesmo trabalho no Botafogo e no Fluminense, além do São Paulo e do Palmeiras. O Vasco com essa ideia da internet busca acabar com essa história de filas, dar mais conforto com o torcedor e acabar com a figura que é indesejada por todos nós, que a figura do cambista, que atrapalha o nosso negócio. O que ocorreu foi uma busca excessiva e em pouco mais de uma hora e meia se esgotou os outros 50 por cento dos ingressos. Era uma coisa que nem nós e nem a Outplan tínhamos como prever, pois não temos histórico. Para o torcedor ter uma idéia, encerramos o ano passado com apenas 120 ingressos sendo vendidos pela internet e quando a Outplan veio, não me esqueço, vendemos apenas 192 ingressos pela Internet. Só depois esse número veio a crescer, quando passamos para a marca de 500, 1000 e no último jogo contra o Avaí, que foi o nosso maior pico, conseguimos o número de 3.500 ingressos vendidos pela internet. Então, como iríamos imaginar? A Outplan até definiu como fenômeno o fato de termos vendidos 8.500 ingressos numa hora e meia. Então por conta disso ficamos sem ingressos de manhã, na bilheteria. Alguém vai perguntar o que o Vasco fez para evitar que o torcedor ficasse na fila. Veja bem, ontem nós procuramos o chefe da polícia e pedimos que colocassem um patrulha na bilheteria 17 e na bilheteria 09, ou seja, uma na de sócio e outra na de torcedor comum. Então, colocamos no site do clube, antes das 10 da manhã já estava no site, e informamos a todos os profissionais de imprensa que chegaram no clube e colocamos funcionários do clube para avisar as pessoas que estavam chegando em São Januário que não existiam mais ingressos. Ao saberem, muitos torcedores foram embora, mas outros tantos continuaram para tentar comprar ingresso. Aí quando você avisa o torcedor que não existe mais ingressos e o torcedor toma a decisão de ir pra fila, é uma coisa que o Vasco não tem mais o que fazer. O que ocorre é que existe mais procura do que oferta de ingressos porque o estádio cabe hoje em torno de 21 mil, isso com gratuidades incluídas. É evidente que não cabe a torcida do Vasco por sua grandeza. Até no Maracanã a torcida do Vasco esgotou os ingressos por duas ou três vezes. Volto a repetir: não houve falha do Vasco e nem tampouco da empresa que opera as vendas hoje. Lamento a frustração do torcedor, que é o maior patrimônio do clube e que tem sido de grande importância nesse momento novo que vive o Vasco, mas infelizmente não tem ingressos para todos. Devemos olhar para um outro lado, o que mostra que o Vasco saiu na frente na tentativa de modernizar a venda de ingressos para o torcedor. É muito mais cômodo para o torcedor comprar em casa, ele não pega fila, não corre risco de segurança, não perde tempo, enfim. Infelizmente não conseguimos atender a todos, é lamentável, a gente fica triste, mas tecnicamente não houve nenhum problema, comunicamos a todos, mas nem todos entenderam e ficaram na fila."
O Vasco informou no Site Oficial que os ingressos acabaram às 01h40 da manhã?
"Primeiro a gente tem que entender que as pessoas à 01h40 da manhã já estão dormindo, já estão repousando, em casa descansando. O que aconteceu foi um contato com a Outplan. Já de madrugada nos elaboramos um plano para informar pela manhã. Desde sete horas da manhã já estavámos no clube e começamos a informar aos torcedores que já estavam nas imediações do estádio que não existiam mais ingressos. Passamos uma nota para o site, avisamos a todos os colegas que iam chegando da imprensa. Então, depois que você comunica, avisa, informa e orienta, a decisão é de cada um, eu não posso tirar o torcedor da fila. Se os torcedores insistem em ficar lá e comprar os ingressos, eu não posso fazer mais nada, pois é uma decisão do torcedor. Agora, foram informados, houve uma comunicação a todos. Nós montamos esse plano ontem por volta de 01h40 e 02:00h da manhã e todos chegaram aqui já sabendo o que deveriam fazer. Infelizmente acabou os ingressos, mas vamos imaginar que ainda restassem dois mil. O senhor acha que no momento que esse ingressos acabassem, os outros três mil torcedores que estavam na fila, um exemplo, ficariam felizes?"
É verdade que os torcedores só foram avisados que os ingressos acabaram pela Polícia Militar?
"Não é verdade que os torcedores só foram avisados na hora da chegada da polícia. Eles estavam sendo avisados a partir das oito horas da manhã por funcionários do clube na bilheteria 9, que vende ingressos para arquibancada, e bilheteria 17, que vende ingressos para a social."
Por qual motivo o jogo não foi levado para o Engenhão?
"O Vasco jogou na Série B, em 2009, no Maracanã por três oportunidades com mais de 80 mil pessoas, com ingressos esgotados com antecedência. Logo um dia depois da nossa classificação, a tarde, alguém comentou que seria melhor o jogo no Engenhão e começaram a me ligar sócios, torcedores...Se você fizer uma enquente e perguntar se ela prefere jogar em São Januário ou no Engenhão, eu garanto a você que pelo menos 80 por cento da torcida vai querer jogar na sua casa. É por esse motivo que a gente escolheu São Januário."
Fonte: Supervasco