Beach Soccer: Vasco perde para o Botafogo na final da Copa Brasil: 8 a 3
Domingo, 22/05/2011 - 12:00
Diante de 22 mil pessoas na Arena do Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus, o Botafogo atropelou o Vasco, campeão do Mundialito em março, por 8 a 3 e conquistou o título da primeira Copa Brasil de Clubes de Futebol de Areia, neste domingo, em Manaus. Juninho brilhou com três gols, Bruno Malias marcou dois, Sidney, Rafinha e Betinho completaram a goleada alvinegra. Gil, Osmar e Jorginho diminuíram para o time da Colina.
- O mais importante aqui é o projeto de Botafogo para o futebol de areia. Vencemos uma equipe maravilhosa e que jogou de igual para igual mesmo com um jogador em menos durante a partida - disse o técnico do Botafogo, Gilberto Costa, que foi campeão do Mundialito pelo Vasco.
No primeiro tempo, só deu Botafogo, que abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Após cobrança rápida de escanteio, Sidney se antecipou à zaga vascaína e cabeceou para fazer 1 a 0. O gol animou o Glorioso e, aos três minutos, Bruno Malias sofreu falta perto da área. Na cobrança, o atacante chutou rasteiro e ampliou: 2 a 0. O time da estrela solitária estava irresistível e marcou o terceiro dois minutos depois: Betinho arrancou pela direita e achou Bruno Malias, que dominou e bateu firme. Festa da torcida alvinegra, que recebeu o reforço dos rubro-negros na arquibancada da arena de Manaus.
O gol deixou o Vasco nervoso em quadra. Aos seis, Bruno Xavier partiu para cima do árbitro para reclamar da marcação de uma falta e foi expulso. O time ficou com três jogadores na linha por dois minutos. Com espaço em quadra, o Botafogo quase ampliou em chute cruzado de Betinho, que passou rente à trave. No minuto final, Juninho fez fila pelo meio da quadra e chutou colocado, sem chances para o goleiro Cesinha: 4 a 0 só no primeiro tempo.
O baile alvinegro continuou no segundo período. Fred fez boa jogada pela direita e tocou na medida para Juninho completar com categoria: 5 a 0 surpreendente. Dois minutos depois, saiu o primeiro gol vascaíno. Do meio da quadra, Gil levantou a bola e mandou no ângulo: 5 a 1. O time cruz-maltino se lançou ao ataque. Aos seis, Osmar dominou pela direita e bateu cruzado para marcar o segundo. Em disputa pelo alto, Gabriel se chocou com Sidney e lesionou o cotovelo. O jogador saiu de maca para a entrada de Pampero. Aos oito, outro gol do Vasco: Jorginho dominou, girou rápido e chutou no canto para anotar o terceiro.
A torcida cruz-maltina explodiu na arquibancada, os jogadores acreditaram na virada, mas a alegria durou pouco. Aos nove, Juninho bateu cruzado pela esquerda e Betinho empurrou para a rede. Em jogada ensaiada na cobrança de lateral, o Juninho mergulhou de peixinho e fez mais um. Aos 10, Rafinha recebeu livre pela direita e soltou a bomba para fazer 8 a 3 para o Botafogo.
No terceiro período, os times sentiram o forte calor e o ritmo do jogo diminuiu. O Vasco ameaçou em chute de Gil, aos quatro minutos, mas a bola foi para fora. O Botafogo respondeu com Rafinha, que bateu cruzado sobre o travessão. Com a goleada construída e o Vasco entregue, o Glorioso passou a tocar mais a bola, administrar o resultado e só esperou o apito final do árbitro para comemorar o título da Copa Brasil. Festa botafoguense no coliseu em Manaus.
- O time do Botafogo é muito bom, mas começamos muito mal. Demos sete gols para eles. A gente ainda tentou uma reação, mas cometemos erros individuais e o Botafogo soube aproveitar. Quero parabenizar a torcida vascaína, que compareceu em peso. Manaus está de parabéns - disse o capitão vascaíno Jorginho.O Vasco perdeu para o Botafogo por 8 a 3 na final da Copa Brasil de Beach Soccer. A competição foi disputada em Manaus.
Árbitros: Ivo Moraes (FIFA), Felipe Varejão (FIFA), Renato de Carlo (FIFA), Wagner Rizzo (CBBS/SP).
RELEASE
BOTAFOGO 8 x 3 VASCO DA GAMA
O Botafogo começou a partida em ritmo alucinante. Nem mesmo o sol escaldante e calor sufocante foram capazes de segurar o Alvinegro, que abriu o placar logo aos 1"03", com Sidney. E o Vasco da Gama não teve nem tempo de se recuperar do gol sofrido. Bruno Malias, "Melhor Jogador" do Campeonato Brasileiro 2010, marcou o segundo aos 2"30" de falta e outro aos 4"32", abrindo excelente vantagem: Botafogo 3 a 0. Nas arquibancadas, alvinegros e vascaínos dividiam torcida, sendo que os alvinegros tinham o "reforço" dos rubro-negros presentes ao estádio. E sob os gritos de "olé", o Botafogo tocava a bola, gastava o tempo e tentava cansar o Vasco da Gama. A estratégia dava certo e a vantagem foi ainda maior quando Bruno Xavier foi expulso por reclamação. O Botafogo aumentou a um minuto do fim, num belo chute de Juninho, aos 10"52", fechando o placar da primeira etapa: 4 a 0.
Ao Vasco só restava uma coisa: correr atrás do prejuízo. Ainda mais depois que Juninho fez mais um para o Botafogo aos 1"50". Sem o técnico Jorge "Índio" Ferreira no banco - cumprindo suspensão da semifinal contra o Corinthians -, o "Gigante da Colina" esboçou uma reação: Gil (3"31"), Osmar (7"44") e Jorginho (8"25") colocaram o "Trem Bala da Colina" de novo no jogo: 5 a 3, e ainda perdeu o defensor Gabriel, contundido. Além de esbarrar nas boas defesas de Leandro Fanta, o Vasco da Gama ainda parava nas traves do camisa 1 do rival. Mas o "Glorioso" não se abateu. Com uma atuação impecável, o Botafogo marcou com Betinho (8"57"), Juninho (9"53") e Rafinha (10"05") para fechar o placar do segundo período: 8 a 3, ficando muito perto do inédito título nas areias.
E o placar não se alterou no último período. O ritmo forte dos dois primeiros tempos influenciou na terceira etapa. Cansados, alvinegros e cruzmaltinos ainda criaram algumas boas oportunidades, mas nada mudou. Final de jogo, festa dos torcedores do Botafogo que compareceram em grande número e viram a equipe "vingar" a derrota sofrida no Torneio RJ-SP, quando o Vasco da Gama goleou por 5 a 1. Festa da equipe da "Estrela Solitária", que recebeu o troféu de campeão das mãos de Marcos Spironelli, presidente da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS).
SIDNEY (BOTAFOGO-RJ)
- Fizemos uma grande partida, abrimos uma vantagem importante ainda no primeiro tempo e, mesmo quando eles reagiram, o time soube manter o controle, a tranquilidade para não se abater. Contou a experiência do nosso grupo. Estou muito feliz com esse título, vencemos um grande time e a torcida do Botafogo pode comemorar muito. Tomara que seja a primeira de muitas conquistas.
JORGINHO (VASCO DA GAMA-RJ)
- Deu tudo errado. Cedemos muitos gols ao Botafogo, demos muitos espaços, mas querer tirar o mérito deles, que jogaram muito bem e mereceram a vitória. Apesar do resultado, o Vasco da Gama foi guerreiro, nos "matamos" em campo, fizemos tudo o que podíamos e saímos da arena de cabeça erguida.
MELHORES JOGADORES (ELEITOS PELA IMPRENSA)
JUNINHO ("MELHOR JOGADOR")
- Se fui eleito o melhor jogador, devo isso ao grupo, foi graças aos meus companheiros. Agradeço pela eleição, fico muito feliz por mais essa conquista, mas o mais importante é que, na história dessa Copa Brasil, vai ficar marcado que o Botafogo foi o primeiro campeão! - vibrou o defensor, de 37 anos, que segue nesta terça-feira, dia 24, para a Itália, onde vai defender o Catania no Campeonato Italiano 2012.
LEANDRO FANTA ("MELHOR GOLEIRO")
- Fico feliz com essa escolha! É muito bom ter o seu trabalho reconhecido, e estou batalhando pelo meu espaço. Já estive na Seleção Brasileira, que é o sonho de todo jogador, e quero voltar. A vitória foi do grupo, a conquista foi do Botafogo e vamos comemorar muito - afirmou ele, vice-campeão do Mundialito pelo Sporting Lisboa (Portugal).
ANDRÉ (ARTILHEIRO)
- Todos os gols são importantes, fico feliz de ter sido o artilheiro, mas triste porque não vencemos o campeonato. Se for para escolher um, o mais bonito, eu escolho o que fiz contra o Vasco.
CORINTHIANS 5 x 2 FLAMENGO
BURU (CORINTHIANS-SP)
- Nosso maior objetivo era vencer o campeonato, nunca entro em quadra pensando em artilharia, mas sim no que é o melhor para o grupo. O povo de Manaus está de parabéns, a "Fiel", as torcidas de Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo, todos estão de parabéns, porque foi um grande evento, eles ajudaram essa festa bonita ser como foi.
PIERRE (FLAMENGO-RJ)
- De uma forma geral, fizemos um bom campeonato. Essa Copa Brasil foi um torneio curto, sem intervalos entre os dias de jogos, e somos um time jovem, que se juntou há poucas semanas. Jogamos de igual para igual com todos os times, perdemos a vaga na final nos pênaltis, e todos estão de parabéns pelo empenho e pela dedicação. O ponto forte desse grupo é a garra e tenho certeza de que ainda vamos dar muitas alegrias à Nação Rubro-Negra.
O campeonato foi organizado pela Federação Amazonense de Beach Soccer, em parceria com Prefeitura de Manaus e Governo do Estado do Amazonas, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) e patrocínios de Nike e Kaiser. A TV A Crítica foi a emissora oficial da competição.
RECORDE MUNDIAL: PÚBLICO DE 31.594 PESSOAS
A Copa Brasil de Clubes de Beach Soccer 2011 estabeleceu o novo recorde mundial de público. Na noite da sexta-feira, dia 20 de maio, Flamengo e Vasco da Gama se enfrentaram para mais de 30 mil pessoas (31.594, pelo laudo oficial da Polícia Militar de Manaus). Em cinco dias de competição, 122 gols e mais de 90 mil nas arquibancadas.