Tamanho da letra:
Para Dinamite, Santos é o Barcelona do futebol brasileiro
Sábado, 21/05/2011 - 16:23
O Barcelona pode não conquistar a Champions League, no dia 28 de maio, em Wembley, e ainda assim não perderá um título: o de equipe que joga o futebol mais bonito do mundo. Comandado por Pep Guardiola, o time catalão tem um estilo próprio, que encanta e dá resultados.
Mas será que não há no Brasil uma equipe que possa ser comparada à do clube catalão? O ESPN.com.br ouviu representantes de todos os times da Série A do Campeonato Brasileiro e, guardadas as devidas proporções, surgiram três candidatos: Santos, Cruzeiro e Coritiba.
Entre os 20 entrevistados, um de cada time, seis evitaram qualquer comparação entre o campeão espanhol e as equipes que começam neste sábado a disputar o Brasileiro. Outros sete disseram que não há um Barcelona no país, mas citaram seus favoritos ao título; e os sete restantes aceitaram o desafio de comparar o melhor time do mundo ao clubes brasileiros, citando uma, duas ou até três equipes com estilo semelhante ao dos espanhóis.
No fim, apenas três dos 20 times que disputam o campeonato foram citados como candidatos a Barcelona. O Santos foi lembrado por seis dos sete entrevistados que aceitaram eleger um ‘Barça brasileiro’. Cruzeiro foi citado quatro vezes, e o Coritiba, duas.
“Para mim, se tem um time que se aproxima daquilo que o Barcelona faz, é o Santos”, disse Dorival Júnior, ex-treinador do clube paulista, atualmente no Atlético-MG. O goleiro Ricardo Berna, do Fluminense, também citou a equipe comandada por Muricy Ramalho. “Ele é um cara que é o papa-títulos do Campeonato Brasileiro nos últimos anos e está no Santos, que também tem um time muito forte.”
O atacante Thiago Ribeiro, do Cruzeiro, citou sua própria equipe, além do Santos, como candidata ao título simbólico de ‘Barcelona brasileiro’. “O Cruzeiro foi comparado pelo estilo de jogo, pelo toque de bola. Só dois times no Brasil têm um futebol vistoso, jogam bonito mesmo: Cruzeiro e Santos”, afirmou.
Para o goleiro Felipe, do Flamengo, há três equipes que reúnem neste início de campeonato uma das características do Barcelona. “O Coritiba mostra um grande entrosamento. Assim como Cruzeiro e o Santos. A força do Barcelona é o conjunto, que já está junto há muito tempo. Essas três equipes são exemplos de que uma base formada há mais de um ano gera bons resultados”, disse.
O lateral-esquerdo Léo, uma das armas do tão festejado Santos, mostrou-se surpreso com a comparação, que considerou exagerada. “O Barcelona já é um time formado que ganhou vários títulos. O Santos ainda está buscando as coisas, está tentando conquistar títulos. É muito prematuro fala qualquer coisa neste sentido.”
Roberto Dinamite, presidente do Vasco, foi um dos entrevistados que preferiram não fazer comparações entre os times. Mas citou uma característica presente tanto no Barcelona quanto no Santos. “Não dá para ficar comparando futebol internacional com nacional. Mas para simplificar: time hoje que tem um jogador diferenciado que nem o Messi é o Santos. Só pela situação diferenciada do Messi com o Neymar.”
"Quem é o Barcelona do futebol brasileiro? - Veja o que cada entrevistado respondeu:
América-MG - Fabio Júnior, atacante
Creio que não existe um Barça no futebol brasileiro. Acho que tem grandes equipes. O Cruzeiro é apontado como uma delas, está jogando um futebol muito bonito. Tem o Inter, o Santos, o Corinthians. O futebol brasileiro é o campeonato mais difícil de disputar por isso: tem sempre sete, oito times com condições de ficar com o título.
Atlético Goianiense - PC Gusmão, técnico
O Campeonato Brasileiro é muito equilibrado, tem vários grandes times e sempre pode aparecer uma surpresa. Mas o time que mais me agrada assistir hoje em dia é o Cruzeiro.
Atlético Mineiro - Dorival Júnior, técnico
Para mim, se tem um time que se aproxima daquilo que o Barcelona faz, é o Santos.
Atlético Paranaense - Adilson Batista, técnico
Acho que não tem nenhum Barcelona no futebol brasileiro atualmente.
Avaí - Silas, técnico
Acho que não temos um Barcelona no futebol brasileiro. Lá eles jogam muito em cima da parte tática, aqui a realidade é diferente. E o Barcelona também tem o Messi, que faz a diferença. Aqui não existe essa diferença tão grande. O equilíbrio é muito forte.
Bahia - Rene Simões, técnico
Falar em Barcelona é jogar como Barcelona... Eu acho que não tem ninguém tão acima, assim. Todos os times estão em um nível muito igual. Não tem nenhum Barcelona.
Botafogo - Caio, atacante
O Cruzeiro. E tem o Santos também, tem o Neymar, tem o Ganso... E tem o Elano, que é um jogador fenomenal.
Ceará - Geraldo, meio-campista
É difícil falar isso. Todo mundo falava no Cruzeiro, e o Cruzeiro não ganhou. Aí falavam do Coritiba, e o time também perdeu. Acho que o melhor futebol apresentado até o momento é o do Santos.
Corinthians - Tite, técnico
Não tem um Barcelona. Mas a melhor equipe do Brasil hoje é o Santos. Não consigo ver nenhuma equipe do Brasil próxima do Barcelona, o Barcelona é hors concours. É um time que tem uma forma, uma ideia de futebol desde os tempos de Cruyff e você vê que nem o Real Madrid, com todo o poderio financeiro, consegue repetir.
Coritiba - Leo Gago, meio-campista
Acho que o Cruzeiro vem muito bem. Apesar de ter saído na Libertadores, acho que o Cruzeiro vinha fazendo um grande campeonato teve belas partidas e belas vitórias, então acho que é um time que está muito bem. A gente ainda está bem longe de ser um Barcelona.
Cruzeiro - Thiago Ribeiro, atacante
O Cruzeiro foi comparado pelo estilo de jogo, pelo toque de bola. Só dois times no Brasil têm um futebol vistoso, jogam bonito mesmo: Cruzeiro e Santos.
Figueirense - Jorginho, técnico
Não tem Barcelona aqui no Brasil, mas eu apostaria em São Paulo, Santos e Cruzeiro como favoritos ao título.
Flamengo - Felipe, goleiro
Difícil dizer. Temos grandes times atuando nesse ano. O Coritiba mostra um grande entrosamento. Assim como Cruzeiro e o Santos. A força do Barcelona é o conjunto, que já está junto há muito tempo. Essas três equipes são exemplos de que uma base formada há mais de um ano gera bons resultados. Isso facilita muito na hora de jogar.
Fluminense - Ricardo Berna, goleiro
O campeonato é muito equilibrado, existem vários times em condições de brigar pelo título. Mas não tem como não falar do Muricy, né? Ele é um cara que é o papa-títulos do Campeonato Brasileiro nos últimos anos e está no Santos, que também tem um time muito forte.
Grêmio - Renato Gaúcho, técnico
Não tem nenhum.
Internacional - Leandro Damião, atacante
Acho que não tem no mundo nenhum time como o Barcelona. No nosso futebol nenhum time é imbatível, está muito parelho.
Palmeiras - Kleber, atacante
Não sei dizer. Acho que pelo o que foi apresentado até agora, tem o Santos, o Cruzeiro... Mas eu digo que o Palmeiras pode ser um dos favoritos porque enfrentou esses dois times em 2010 e 2011 e bateu de frente, jogou de igual para igual
Santos- Léo, lateral-esquerdo
O Barcelona já é um time formado que ganhou vários títulos. O Santos ainda está buscando as coisas, está tentando conquistar títulos. É muito prematuro fala qualquer coisa neste sentido.
São Paulo - Lucas, meio-campista
Tem o Coritiba, que está em uma excelente fase, mostrou isso no Campeonato Paranaense e está mostrando na Copa do Brasil. É uma surpresa esse ano e, com certeza, vai dar muito trabalho nesse Brasileiro. E tem o Santos também, que foi campeão paulista e está brigando pelo título da Libertadores. Além disso, tem um excelente treinador e jogadores diferenciados.
Vasco - Roberto Dinamite, presidente
Não dá para ficar comparando futebol internacional com nacional. Mas para simplificar: time hoje que tem um jogador diferenciado que nem o Messi é o Santos. Só pela situação diferenciada do Messi com o Neymar.
Fonte: ESPN.com.br