Tamanho da letra:
Gari que atua no Juventus, da 3ª divisão do Rio, sonha jogar no Vasco
Sábado, 21/05/2011 - 15:14
Todo dia ele faz tudo sempre igual: acorda cedo, treina pesado em Realengo, na Baixada Fluminense, pelo Juventus, equipe da Terceira Divisão Carioca, e depois segue para Ipanema, onde trabalha na praia como gari. O duro cotidiano de Vitor Mendes é para engordar o orçamento da família e alavancar sua carreira de jogador de futebol. O rapaz de 27 anos sonha em ganhar a vida marcando gols como profissional. E, de preferência, pelo time do coração.
- O sonho da minha vida é jogar no Vasco. A rotina é dura, é muito difícil, mas só de saber que estou voltando ao futebol, fazendo o que gosto, já faz toda a diferença - conta o jogador.
Vitor jogava em São Paulo como profissional. Porém, um problema de saúde o afastou dos gramados. Para sobreviver, fez o concurso público e passou a recolher o lixo nas praias cariocas. Em janeiro de 2011, quatro anos depois, o boleiro-gari foi contratado pelo Juventus após ser destaque em uma pelada em Inhaúma, bairro onde mora.
- Ele estava se sobressaindo na pelada, chamava muito a responsabilidade para ele. Ele praticamente era o cara, com bom nível e muita velocidade - relembra Ancelmo, treinador do Juventus.
Recebendo R$ 545 por mês pelo emprego público, Vitor sabe que não pode abandonar o emprego e os estudos.
- Aqui é meu ganha-pão, é aqui que eu ajudo minha família. Não posso largar, não. Mas o futebol me ensinou muito: não posso desistir do sonho nem abandonar o colégio de jeito nenhum - garante.
Destaque da equipe carioca no campeonato organizado pelo Globo Esporte, Vitor tem contrato assinado com o time até julho. Com um futuro incerto, ele aproveita o espaço para fazer sua propaganda:
- Sou Vítor Mendes, atacante, 1m68, meia direita de criação. Estamos aí, se precisar, estou à disposição de qualquer time - brinca.
Fonte: GloboEsporte.com