O terreno de 35 mil metros quadrados, que durante 14 anos abrigou o futebol de Flamengo e Vasco, em períodos diferentes, vai definitivamente existir apenas na memória dos profissionais e sócios que passaram por lá.
Com lançamento nos próximos dias, a área localizada entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, vai virar um condomínio de alto padrão (fotomontagem acima), com 324 apartamentos em nove edifícios. A previsão de entrega do empreendimento é em meados de 2014.
O Flamengo foi inquilino no período entre 1996 e 2000, fazia quase todos os treinos do futebol profissional na sede ampla que tinha 2 campos oficiais – um deles com arquibancada – sala de musculação, sala de imprensa e bons vestiários para os atletas.
Além disso, a estrutura contava com um ginásio coberto, piscinas, bar e quadras de tênis.
Por atrasos constantes no pagamento, o rubro-negro não conseguiu renovar o contrato de locação e foi despejado do Fla-Barra.
Em 2002, o Vasco passou a ser o novo locatário, transferindo boa parte dos treinos do futebol profissional – além de algumas escolinhas – para o Vasco-Barra. Paredes foram repintadas, instalações reformadas, escudos do Flamengo cobertos com a Cruz de Malta, criaram até quadras de futevôlei, que virariam xodós para astros como Edmundo e Romário.
E o principal, a bandeira no mastro mudou.
Só as dificuldades para pagar o aluguel e o alto IPTU do terreno continuaram iguais. Com alta dívida acumulada, que ultrapassou R$ 7 milhões na época, e brigando na justiça com o proprietário do local, o clube evitou o despejo em novembro de 2009. Deixou as instalações por iniciativa própria.
Ano passado, o Fluminense se interessou pelo local e por pouco não criou o Flu-Barra, que acabou descartado porque o proprietário da área preferiu vender para uma construtora.
Agora, o Flamengo encontrou seu novo caminho a cerca de 10 kilômetros de distância, onde já tem instalações provisórias, mas planeja construir estrutura definitiva para o CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, num terreno que pertence ao clube.
O Vasco voltou a treinar apenas em São Januário, em São Cristóvão, a cerca de 30 kilômetros da Barra. O clube já tem um CT, na Rodovia Washington Luis (Duque de Caxias), utilizado apenas pelas categorias de base.
Fonte: Blog Ilan House - GloboEsporte.com