Tamanho da letra:
Beach Soccer: Vasco estreia na Copa Brasil nesta 4ª às 20h30
Quarta-feira, 18/05/2011 - 06:12
Manaus vai reunir a nata do beach soccer brasileiro. Na Arena do Centro Cultural Povos da Amazônia - com capacidade para 30 mil pessoas -, alguns dos maiores clubes de futebol vão lutar pelo título da I Copa Brasil de Clubes de Beach Soccer, campeonato que terá início na tarde desta quarta-feira, dia 18, com a grande decisão marcada para a manhã do domingo, dia 22. O campeonato é organizado pela Federação Amazonense de Beach Soccer, em parceria com Prefeitura de Manaus e Governo do Estado do Amazonas, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) e patrocínio de Nike e Kaiser. A Arena do Centro Cultural Povos da Amazônia fica localizada na Avenida General Rodrigo Otávio, s/n - Distrito Industrial. A entrada é gratuita.
Quatro das maiores forças dos gramados do sudeste brasileiros estarão em quadra: Corinthians (SP), Flamengo (RJ), Botafogo (RJ) e Vasco da Gama (RJ), atual campeão do I Mundialito de Clubes de Beach Soccer. A outra metade será representada pelo norte-nordeste, com Vitória (BA), Sampaio Corrêa (MA), Santa Cruz (PE) e o anfitrão Manaus Futebol Clube (AM). Atração à parte será a presença do ex-jogador Edmundo, que atuará pelo Vasco da Gama no ‘Clássico dos Milhões’ diante do Flamengo, na sexta-feira, dia 20. Em Manaus, rivalidade no seu nível máximo.
"Viemos para lutar pelo título. Temos um grupo forte, mantivemos a base da conquista do Mundialito e o time ainda se reforçou bem. Vamos jogar em casa, contar com a nossa torcida", afirmou Jorginho, camisa 10 do Vasco.
"O Flamengo veio renovado, um time diferente da que disputou o Mundialito, mas forte, com atletas experientes, de qualidade, que vão honrar o 'manto sagrado'. Confio nesse grupo", frisou Andrey Valério, treinador rubro-negro.
"Montamos um grupo forte e que traz o entrosamento e o conjunto como pontos fortes. Será uma competição muito equilibrada, é um campeonato brasileiro e queremos esse título", disse Benjamin, capitão do 'Timão da Areia'.
"Temos um grupo equilibrado, fizemos uma preparação muito boa no Rio e vamos pensar em um adversário de cada vez, porque temos uma chave muito dura", analisou Gilberto Costa, técnico do Alvinegro.
GRUPO A
FLAMENGO (RJ) - Pierre (G) e William (G); Gigante (D), Toinho (D), Lekão (D) e Raphael (D); Patrick (A), João Vítor (A), Claudinho (A) e Moska (A). TÉCNICO: Andrey Valério
Terceiro colocado no I Mundialito de Clubes de Beach Soccer, o Rubro-Negro fez a sua preparação para o campeonato nas areias de Vitória (ES). Tendo no comando Andrey Valério, ex-treinador da Seleção Brasileira e eleito ‘Melhor Técnico’ do Campeonato Brasileiro 2010 - quando levou a seleção do Rio Grande do Norte ao terceiro lugar -, o Flamengo aposta na mescla de juventude e experiência para brigar pelo primeiro título no beach soccer. Entre os principais destaques do Rubro-Negro estão o experiente goleiro Pierre (ex-Seleção Brasileira) e o atacante Claudinho, ex-Seleção Brasileira e que atuou pelo Milan (ITA) no Mundialito.
VASCO DA GAMA (RJ) - Cesinha (G) e Anaílton (G); Gil (D), Pampero (D) Rafinha (D) Gabriel (D) e Osmar (D); Bruno Xavier (A), Renan (A), Tabata (A), Edmundo (A) e Jorginho (A). TÉCNICO: Jorge ‘Índio’ Ferreira
Ninguém venceu mais do que o Vasco da Gama no beach soccer do Brasil nos últimos tempos. Depois da conquista do I Torneio RJ-SP 2010, em dezembro, e do I Mundialito de Clubes 2011, em março, ambos em São Paulo, o ‘Gigante da Colina’ manteve a base campeã mundial e conta com a ‘Trinca de ‘Áses’ Jorginho (Seleção Brasileira), Pampero (uruguaio eleito ‘Melhor Jogador’ do Mundialito de Clubes) e Bruno Xavier (eleito ‘Melhor Jogador’ do último Campeonato Italiano). O clube ainda contará com um reforço de peso: o ex-atacante Edmundo tem presença confirmada no ‘Clássico dos Milhões’.
SANTA CRUZ (PE) - Rafa (G) e Enrique (G); Ricardinho (D), Kojak (D), Leandrinho (D) e Marcônio (D); Lucas (A), Ronaldo (A), Flávio (A) e Ricardo (A). TÉCNICO: Manoel José da Silva
O ‘Santa’, que comemorou o título nos gramados no último fim-de-semana, vai a Manaus disposto a surpreender rubro-negros e vascaínos. Tendo como base jogadores das seleções de Pernambuco e Sergipe (que disputaram o Campeonato Brasileiro 2010), o clube pernambucano faz sua estreia nas areias, será comandado pelos experientes Ricardinho (ex-Seleção Brasileira e que disputou o Mundialito pelo Santos-SP) e Kojac, apostando no jogo de velocidade para lutar por uma vaga nas semifinais do campeonato. O Santa Cruz foi o indicado da Federação Pernambucana por ser o atual campeão estadual.
MANAUS FUTEBOL CLUBE - EQUIPE: Marcelo (G) e Alcimar (G); Maurício (D), Alan (D), Rogério (D), Nei Jr. (D), Silvinho (D), André (D), Feio (D), Catarino (D) e Serginho (D); Guigui (A), Guigui Carioca (A), Preto (A), Carlos Victor (A) e Robertinho (A). TÉCNICO: Gílson Gabriel (esta lista ainda sofrerá alterações)
‘Fundado’ para a disputa da Copa Brasil, o Manaus Futebol Clube vai contar com alguns jogadores ‘estrangeiros’: seis atletas do beach soccer do Rio de Janeiro vão estar reforçando o time da casa na competição. Na preparação para o campeonato, treinos fortes e destaque para o goleiro Alcimar (campeão do Campeonato Amazonense em 2009 e vice-campeão da Série D do Campeonato Brasileiro pelo América), além do jovem Guigui (campeão mundial de futevôlei). Em casa, o Manaus conta com a torcida da casa para surpreender e fará uma homenagem ao amazonense Lima (ex-jogador da Roma e atualmente no São Raimundo).
GRUPO B
CORINTHIANS (SP) - Mão (G) e Augusto (G); Buru (D), Daniel Nogueira (D), Dunga (D) e Adielson (D); André (A), Juninho Alagoano (A), Daniel Souza (A) e Benjamin (A). TÉCNICO: Alexandre Soares
O ‘Timão da Areia’ vai muito forte em busca do título da Copa Brasil. Base da Seleção Brasileira, o Corinthians conta com seis campeões da Copa do Mundo FIFA em seu elenco (André, Mão, Buru, Daniel Nogueira, Daniel Souza e Benjamin, capitão do Brasil), além do técnico Alexandre Soares. Montado no ano passado, o time é o único representante paulista na competição e, em busca de mais um título nas areias (campeão da I Copa Vila Velha), leva como trunfos para Manaus o entrosamento e a habilidade do grupo. No I Mundialito de Clubes, mesmo empurrado pela ‘Fiel’, o Corinthians foi eliminado nas quartas-de-final do campeonato.
BOTAFOGO (RJ) - Fanta (G) e Philipe (G); Betinho (D), Juninho (D), Rafinha (D) e Alan (D); Sidney (A), Bruno Malias (A), Bernardo (A) e Fred (A). TÉCNICO: Gilberto Costa
O Botafogo investiu pesado para a Copa Brasil. Trouxe do Vasco da Gama o técnico Gilberto Costa e o defensor Betinho, campeões do I Mundialito de Clubes de Beach Soccer 2011, e ainda acertou com os atacantes Sidney e Bruno Malias - eleito ‘Melhor Jogador’ do Campeonato Brasileiro 2010. Sidney, Malias e Betinho formam o tripé de campeões mundiais do time. Criado a partir da paixão de Maurício Assumpção, presidente do clube, pela modalidade, o ‘Glorioso’ terá o consagrado Juninho (ex-Seleção Brasileira) na defesa, além do luso-brasileiro Alan e do goleiro Fanta, vice-campeões do I Mundialito pelo Sporting Lisboa.
VITÓRIA (BA) - Márcio Pitta (G) e Daniel (G); Sávio (D), Souza (D), Anderson (D) e Dino Tambaú (D); Danilo Buiú (A), Ivan (A), Nelito (A) e Rafael (A). TÉCNICO: Júlio César Moreira Santos
Potência dos gramados, o Rubro-Negro da ‘Boa Terra’ faz a sua estréia no beach soccer e leva para a Copa Brasil um time forte, bem armado e entrosado, com a base da seleção baiana, duas vezes vice-campeã brasileira (2008/2009). E três jogadores merecem destaque especial: os baianos Anderson (campeão da Copa do Mundo FIFA 2006 e ‘Melhor Jogador’ do país em 2009) e Souza, e o paraibano Dino Tambaú (campeão da Copa do Mundo FIFA 2009), todos da Seleção Brasileira. Além do trio, o Vitória tem ainda Danilo Buiú, o ‘Michael Jackson’, artilheiro da seleção da Bahia, e o habilidoso Sávio.
SAMPAIO CORRÊA (MA) - Du Alves (G) e Testa (G); Wellington (D), Jaudo (D), Rui (D) e Té (D); Moisés (A), Datinha (A), Edinho (A), Eudin (A) e Fernando ‘DDI’ (A). TÉCNICO: Francisco ‘Chicão’ Castello Branco
O representante do Maranhão chega a Manaus disposto a desbancar os rivais paulistas, cariocas e baianos. Francisco Castello Branco, o ‘Chicão’, treinador da equipe e eleito ‘Técnico Revelação’ do Campeonato Brasileiro 2010 -, tem um grupo experiente, base da seleção maranhense, e que conta com jogadores como Du Alves - goleiro que defendeu o Santos no I Mundialito -, os experientes defensores Jaudo e Wellington (ex-Seleção Brasileira e que também atuou pelo Santos) e o atacante Fernando DDI, campeão no início do mês da Miami Cup pela Seleção Brasileira e vice-campeão do Mundialito pelo Sporting Lisboa.
TABELA DA COPA BRASIL
1ª RODADA (17.05)
CORINTHIANS x VITÓRIA - 17h30min
BOTAFOGO x SAMPAIO CORRÊA - 18h30min
VASCO DA GAMA x MANAUS - 19h30min (Nota da NETVASCO: 20h30min de Brasília.)
FLAMENGO x SANTA CRUZ - 20h30min
2ª RODADA (19.05)
BOTAFOGO x VITÓRIA - 17h30min
CORINTHIANS x SAMPAIO CORRÊA - 18h30min
FLAMENGO x MANAUS - 19h30min
VASCO DA GAMA x SANTA CRUZ - 20h30min (Nota da NETVASCO: 21h30min de Brasília.)
3ª RODADA (20.05)
VITÓRIA x SAMPAIO CORRÊA - 17h30min
CORINTHIANS x BOTAFOGO - 18h30min
SANTA CRUZ x MANAUS - 21h15min
FLAMENGO x VASCO DA GAMA - 20h15min (Nota da NETVASCO: 21h15min de Brasília.)
Semifinais (21.05)
1º do GRUPO A x 2º do GRUPO B - 08h30min - JOGO I
1º do GRUPO B x 2º do GRUPO A - 09h30min - JOGO II
Disputa do 3º lugar (22.05)
perdedor JOGO I x perdedor JOGO II - 08h30min
Final (22.05)
vencedor JOGO I x vencedor JOGO II - 09h45min (horário de Brasília)
Os grandes do Beach Soccer
Faz pouco tempo que os chamados ‘clubes de camisa’ descobriram o beach soccer. E deu muito certo. O Vasco da Gama foi o pioneiro do movimento de chegada dos ‘grandes dos gramados ’ nas areias, criando o seu time de praia em 2009. Depois surgiram outras equipes, inclusive no feminino, culminando na realização, em janeiro de 2010, da Copa Brasil, competição que teve Corinthians (SP), Botafogo (RJ), Goiás (GO) e Gama (DF) - o ‘Timão de Saias’ conquistou o título. No mês seguinte, os rivais Bahia (BA) e Vitória (BA) se enfrentaram no beach soccer feminino na preliminar de Brasil x Suíça, revanche da decisão da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer Dubai 2009, confronto disputado na Costa do Sauípe (BA).
Em setembro, o Corinthians (SP) apresentava sua equipe de praia, estreando com uma goleada sobre a seleção paulista por 6 a 0, contando com o talento do quarteto formado por Benjamin, André, Buru e Mão. Depois, venceu o Vasco da Gama por 3 a 2 no ‘Desafio das Areias’, em São Paulo. Veio o Torneio RJ-SP e, além do ‘Timão da Areia’ e o ‘Gigante da Colina’, a competição teve a participação de Botafogo (RJ) - que criara meses antes o seu núcleo de beach soccer - e Palmeiras (SP). E comandado por Jorginho e Bruno Xavier, o time cruzmaltino levantou a taça na quadra do Clube Escola Lapa (‘Pelézão’), na capital paulista.
Em fevereiro, o Espírito Santo sediou a I Copa Vila Velha, contando com as presenças de Vila Velha (ES), Vasco da Gama (RJ), Corinthians (SP) e Cruzeiro (MG). Acompanhando o movimento dos ‘clubes de camisa’ e o crescimento da modalidade, a BSWW (entidade que comanda o beach soccer no mundo) organizou o I Mundialito de Clubes de Beach Soccer 2011, em março, na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Com dez dos clubes mais conhecidos e tradicionais do planeta, a competição reuniu equipes de sete países, sendo quatro brasileiros: Flamengo (RJ), Vasco da Gama (RJ), Corinthians (SP) e Santos (SP). Da Europa vieram Milan (Itália), Barcelona (Espanha), Lokomotiv Moscou (Rússia) e Sporting Lisboa (Portugal); dos Estados Unidos, o Seattle Sounders; e, da vizinha Argentina, o Boca Juniors.
Com transmissão ao vivo para mais de 160 países, o campeonato foi um sucesso de público e imprensa, com arena lotada nos oito dias de competição e partidas emocionantes. Na final, um confronto lusitano entre o Vasco da Gama (RJ) e Sporting Lisboa (Portugal), com vitória do time carioca por 4 a 2 e festa do ‘Trem Bala da Colina’. Graça, da equipe portuguesa, foi escolhido o ‘Melhor Goleiro’ do torneio, André, atacante do Flamengo, recebeu o troféu de ‘Artilheiro’ da competição, e o defensor uruguaio Pampero, do Vasco da Gama, foi eleito ‘Melhor Jogador’.
Campeões Mundiais em quadra
Serão 11 os campeões da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer pela Seleção Brasileira em ação na Copa Brasil. E o Corinthians é a equipe que mais campeões mundiais tem em seu grupo com seis no total (André, Mão, Buru, Daniel Nogueira, Daniel Souza e Benjamin), além do técnico Alexandre Soares. O Botafogo conta com outros três atletas (Betinho, Sidney e Bruno Malias) e o Vitória terá dois campeões na equipe (Dino Tambaú e Anderson).
Estrangeiros
Quatro estrangeiros estarão disputando a Copa Brasil de Clubes em Manaus. E só o Vasco da Gama vai levar três à capital amazonense: o defensor Oscar Moreira (brasileiro naturalizado japonês), o atacante Tabata (japonês) e o defensor Pampero (uruguaio eleito ‘Melhor Jogador’ do I Mundialito de Clubes, vice-campeão da Copa do Mundo FIFA em 2006 com a ‘Celeste’). O Botafogo acertou com o experiente defensor Alan, brasileiro naturalizado português, vice-campeão da Copa do Mundo FIFA em 2005.
Fonte: Portal D24AM