Tamanho da letra:
|

Confira entrevista com o candidato à presidência Jayme Lisboa Alves


Domingo, 15/05/2011 - 15:13

Jayme Luiz Lisboa Alves, Advogado, 64 anos, é candidato à Presidência do Vasco pela chapa " O VASCO PODE MAIS". Sócio há 54 anos pela categoria Sócio Proprietário Bronze nº 31.

Por muitos anos integrante do Conselho (Deliberativo) e integrante efetivo do Conselho Fiscal no triênio 1994/1997.

"Fato que muito me marcou, foi quando fiz uma doação para a compra de barcos e um deles foi batizado com o nome do meu saudoso pai Jayme Soares Alves."

1) Candidato, o senhor lembra exatamente o dia ou as circunstâncias em que a cruz de malta tocou definitivamente o seu coração ?

Desde quando nasci, já que pertenço à uma Família de Tradição Vascaína com 5 gerações no nosso Vasco e um dos títulos que mais me marcou foi o campeonato de 1958, de tal forma que o Vasco se sagrou SUPER SUPER CAMPEÃO CARIOCA, e meu saudoso pai Jayme Soares Alves era Vice-Presidente de Futebol e meu saudoso tio Eurico da Costa Lisboa era Presidente.

O nosso Vasco também conquistou o RIO-SÃO PAULO, foi Campeão de REMO e como diz na história do nosso Vasco ele foi "CAMPEÃO DE TERRA E MAR" e outra conquista igual só aconteceu 12 anos depois em 1970.

2) Qual a formação profissional, o currículo acadêmico e a experiência com esportes/futebol dos componentes da sua chapa ?

Essa informação peço licença de só declinar quando todos os nomes ao Conselho forem indicados, posso dizer a Família Vascaína que serão da mais alta qualidade.

3) Alguém da sua diretoria será remunerado? Fala-se em futebol profissional, mas como fazer futebol profissional sem remuneração (lembrando que profissionais remunerados podem ser demitidos) ? Qual será o tempo diário (médio) a ser dedicado pelos seus diretores nas rotinas diretivas do Clube ?

Somente os Diretores Executivos serão remunerados, bem como os seus auxiliares de notável saber técnico das áreas que militam.

Os demais funcionários serão os que já estão no Clube que serão capacitados e remanejados para as áreas mais carentes de material humano.

Para o nosso Plano do Futebol Profissional prevê um Diretor Executivo e um Diretor de Futebol não remunerado para que atuem em conjunto.

Quanto ao tempo diário de dedicação, tenho certeza de que cada Diretor saberá a demanda de tempo que deve dedicar ao Clube, mas que a nosso conceito não pode ser inferior a um período de 4-6 horas por dia, em períodos que os mesmos irão designar.

4) O senhor pode antecipar os nomes fortes na direção do futebol ?

No caso do Diretor de Futebol amador infelizmente ainda não, mas com certeza será um excelente nome. E quanto ao remunerado, não tomaremos decisão alguma sem antes conversarmos com o Rodrigo Caetano.

5) Quanto o senhor pensa em investir (percentual do orçamento anual) em desenvolvimento científico do futebol (estatísticas, medicina esportiva, fisiologia, nutrição, psicologia, preparação física, fisioterapia) ?

Na verdade os valores investidos nessas importantes áreas que vocês citam, serão do maior montante possível e necessário, e estarão dentro das Receitas disponibilizadas ao Futebol Profissional e ao Departamento Médico do Clube

6) Quais as idéias da chapa para o departamento de marketing do clube?

Podemos citar aqui e com muito orgulho, aquelas que constam dentro do nosso Plano Administrativo:

- Contratação de profissionais qualificadíssimos e de preferência que sejam Vascaínos.

-Investimento em uma plena e efetiva recuperação e divulgação positiva da Marca Vasco e para que seja o Elo de ligação nos mais variados contatos e contratos vinculados à exploração e demonstração de poder e representatividade da Marca e por conseguinte, o fechamento de ótimos Acordos, bem como um Projeto de Marketing e Publicidade para todas Sedes e Setores (Sociais e Esportivos) do Clube;

- Massificação da linda História (a mais bela de todas) do C. R. Vasco da Gama e a importância do Vasco no cenário Brasileiro e mundial como o maior elo de ligação intercontinental existente;

- Homenagens a figuras e personagens históricos do Vasco e relembrança permanente das principais conquistas, independente de em que Gestões elas tenham sido conquistadas;

- Homenagens a todos os artistas e intelectuais que sejam reconhecidamente Vascaínos ou que já tenham tido alguma palavra ou demonstração pública Pró-Vasco;

- Valorização dos símbolos do Clube, com as respectivas homenagens aos mesmos;

- Nomeação de um Embaixador ou Representante ilustre do Vasco em cada Região do Brasil e se possível for, em cada Unidade da Federação (Estados);

- Estímulo ao comparecimento da Família Vascaína aos jogos, onde a cada comparecimento de 2 integrantes (Pai e Mãe) por exemplo, o terceiro ingresso é por conta do Clube.

7) O que o torcedor pode esperar de novidades em relação ao patrimônio do clube ?

Esse é mais um item que detalhamos em nosso Plano Administrativo e reproduzo aqui:

- Manutenção ostensiva das Sedes;

- Mega-Ampliação da Sede do Calabouço;

- Construção da Sede Administrativa do Vasco no terreno pertencente ao Clube e que fica em frente à Sede, com entrada pela Rua General Almério de Moura;

- Aquisição de Terrenos para a viabilização de pelo menos mais 2 CT's em região apropriada em termos de espaço e mais fácil acesso dos atletas
(Barra/Recreio/Jacarepaguá/Vargem Grande ou Pedra de Guaratiba).

- Viabilização do fechamento da ‘ferradura’ de forma a ampliar a capacidade do Estádio de São Januário e dar mais espaço e conforto aos torcedores, preservando a Capela N.Sª. das Vitórias;

- Busca por permanentes ampliações e modernização de todas as Sedes;

- Melhora do acesso ao Complexo Esportivo de São Januário bem como da questão do estacionamento interno e externo.

- Legalização dos imóveis pertencentes ao complexo esportivo de São Januario

- Investimentos para proporcionar mais conforto aos Sócios e Torcedores, em especial quanto a limpeza das instalações, bem como, na facilitação dos acessos às mesmas;

- Criação em todas as Sedes de Restaurantes, Boutiques (Stands ou Quiosques) e Plano de Atividades de Lazer para os Sócios, sempre acompanhados de profissionais do Clube;

- Recuperação física do espaço existente no Centro de Treinamento Almirante Heleno Nunes (Caxias, RJ) e busca pela transformação e estruturação do mesmo em uma Vila Olímpica e que sobretudo possa alcançar a todos os moradores da Baixada Fluminense, com uma imediata construção de uma passarela de acesso à mesma.

8) Quais as suas propostas para que o sócio vascaíno frequente mais efetivamente o clube ? Que papel teriam a sede do Calabouço e a Sede Náutica na sua gestão?

Já falamos disso no item acima, mas posso acrescentar que iremos oferecer atrativos a todos os associados que o motivem a estar mais presente às Sedes usufruindo o que ela pode oferecer em termos de lazer, esporte e interação entre os Sócios.

Para a Sede do Calabouço pretendemos entrar em acordo com os Clubes vizinho Boqueirão, Internacional de Regatas e Santa Luzia e fazer daquela que já uma jóia, a melhor e mais bela Sede de Clubes do Brasil com o oferecimento de diversas atividades aos Sócios e ao Mercado Empresarial carente de um espaço interessante, uma vez que a área é bem próxima ao Aeroporto Santos Dumont e com isso pode tornar-se também um pólo além de esportivo, também empresarial.

A idéia é também que as reuniões de negócios e sociais do Clube ali passem a ser realizadas.

Já para a Sede da Lagoa uma revitalização da mesma com o oferecimento de stands de venda de materiais esportivos do Clube com grandes descontos, vendas de ingresso e até mesmo sonhamos com um mini-restaurante ali instalado.

Como é uma Sede Náutica, planejamos a construção de um Deck para o Remo do Clube, no espaço em frente à Sede, e para facilitar aos visitantes, associados e atletas um sinal de trânsito na localidade.

9) Como o senhor vê a cessão do Estádio de São Januário para a disputa do Rúgbi nas Olimpíadas de 2016 ? Há intenção ou algum projeto de ampliação e/ou modernização do estádio? Em quanto tempo o torcedor vascaíno teria novidades ?

Vemos a Cessão com bons olhos, desde que seja rentável e vantajosa para o nosso Vasco, que à luz do Estatuto até dispensa de ser levado para a aprovação do Conselho, mas levaremos assim mesmo para que prevaleça a transparência.

Temos um Projeto de ampliação do Complexo Esportivo de São Januário com a inclusão do fechamento da ferradura obviamente com a preservação da Capela N.Srª. das Vitórias que é um dos orgulhos dos Vascaínos.

Cremos nós que o Projeto já esteja iniciado antes do fim do nosso 1º Mandato, já que temos a pretensão de 2 Mandatos para vermos todos os nossos Projetos realizados ou encaminhados de forma concreta.

Os recursos virão dessa cessão ao COI/COB e de investimentos que atrairemos de empresas privadas que sejam ou não, já parcerias do Vasco mas que se interessem pelo nosso Projeto, que obviamente de alguma forma as beneficiará.

10) Quais razões o torcedor vascaíno pode ter para acreditar que o CT para o futebol profissional sai na sua gestão ?

Vamos movimentar os nossos parceiros públicos e buscar junto a iniciativa privada os meios de atrair esse investimento.

Pelos altos custos e pela grande ociosidade de áreas públicas, cremos que a cessão não-onerosa seja a mais viável.

Os custos com a construção e estruturação precisaremos desses recursos adicionais, os quais pretendemos conseguir juntos aos nossos parceiros e patrocinadores, dando aos mesmos o oferecimento de espaços de publicidade.

Pretendemos também tanto com o CT como com o Complexo Esportivo de São Januário estar oferecendo os chamados Direitos de Nome (em inglês: Naming Rights) que nos trará recursos adicionais de grande monta fundamentais para o desenvolvimento de tais Projetos.

O mesmo vale para o CT da Base que a atual Diretoria está viabilizando no Município de Maricá/RJ.

11) Qual a sua opinião sobre o terreno na Washington Luis ?

Pretendemos ressuscitar aquela área já abandonada há pelo menos 4 décadas, e nela buscar fechar acordos com o IMEA e o IBAMA.

Junto com a Prefeitura de Duque de Caxias resolver a questão documental em Brasília, com eventualmente uma nova cessão direta ao Município que nos repassaria.

Ali fazermos uma Vila Olímpica com capacidade de atendimento pelo menos 1 mil crianças e um anexo com um Colégio para atingir a Comunidade da região.

Alcançando com isso as crianças e adolescentes não somente de Duque de Caxias como também de toda a Baixada Fluminense usando a prática do esporte como uma forma de inclusão social e transformando aos mesmos em cidadãos.

Claro que objetivando também o engrandecimento do nome do nosso Vasco.

E é fundamental para o local a construção de uma passarela que facilite o acesso ao local e até mesmo vai ajudar aos que chegarem ao Hospital instalado ali na região e no terreno pertencente ao Vasco.

12) Caso sua chapa seja eleita, qual porcentagem do elenco atual a diretoria pretende manter ? O que se pode esperar em termos de contratações e dispensas de jogadores e quando ocorreriam ? Há alguma negociação em andamento ?

Falar de negociação em andamento para nós e estando fora do poder, soa como o chamado estelionato eleitoral. Somente quem pode fazer isso com legitimidade é a Chapa da Situação uma vez que está no poder.

Não podemos falar agora de percentuais de aproveitamento, mas buscaremos reforçar o Elenco o mais rápido possível com jogadores em nível de seleção e nas posições que julguemos mais carentes junto com a Comissão Técnica e responsáveis pelo Futebol.

13) O que sua chapa pretende melhorar em relação ao panorama atual das categorias de base do Vasco ? Que percentual do orçamento anual a sua chapa pretende investir nessas categorias ?

Temos Planos e Projetos para a Base que inclusive constam de nosso Plano Administrativo e falar em percentuais é complicado porque depende da Receita real do Clube, mas nos comprometemos em dedicar pesados investimentos na área.

Os nossos principais Projetos para a Base são:

Investimento em Escolinhas com CUSTO ZERO para todos os que requisitarem e tenham essa necessidade;

- Investimento no aumento do número de Escolinhas do Vasco na Cidade do Rio de Janeiro;

- Investimento na criação de Núcleos do Vasco em todos os Municípios e/ou Regiões do Estado do Rio de Janeiro, que coordenem os trabalhos em todas as Células (Mini-Núcleos);

- Investimento na criação de Núcleos do Vasco em todos os Estados do Brasil, que coordenem os trabalhos em todas as Células (Mini-Núcleos);

- Investimento na contratação de Profissionais qualificados e comprometidos com o Clube para o trabalho nesses Núcleos, com periódica prestação de Relatórios;

- Ausência de pressa em avaliar e oferecimento de total liberdade de demonstração de talento. No caso de dispensas, uma Comissão avaliará se é correto ou não, assim proceder;

- Estabelecimento de Metodologia que vise a dar ao futuro Atleta (Criança, Adolescente ou Jovem) um aprimoramento no Talento apresentado, sem estereotipar o(s) mesmo(s);

- Contratação de Ex-Atletas do Vasco, notáveis em cada posição em que atuaram, para ajudar na transição de Categorias, principalmente, na dos Juniores para os Profissionais;

- Facilitação do acesso dos atletas até o local do Treinamento;

- Ajuda de custo para aqueles mais necessitados ou que demonstrem grande talento;

- Criação de Competições entre os Atletas dos Núcleos (e das Células) em Copas Locais, Intermunicipais, Interestaduais (Copa Cyro Aranha, Almirante Heleno Nunes, Antônio Soares Calçada, Etc.)

- Moradia e Alimentação nas dependências do Clube, para os egressos de outros Estados/Municípios que se destaquem e sejam merecedores;

- Criação de uma Empresa (ligada e administrada pelo Clube) que administre as carreiras dos atletas formados, e que possa por fim ou diminuir a influência dos 'Empresários' ligados à Base;

- Investimento na contratação de olheiros por todo o Brasil, que possam descobrir talentos outros (com idade até Juniores) para trazer para o Clube, sempre com percentuais de direitos econômicos para o Vasco, de no mínimo 50%.

- Plano de premiação ao Olheiro e/ou Escolinha com um percentual a ser estabelecido quando da negociação de um Atleta egresso da Base, afim de desestimular o êxodo de grandes jogadores da Base do Vasco (em especial, das Escolinhas ou Núcleos) atraídos por propostas de 'Empresários' ou de algum outro Clube, que com certeza acabaria por 'premiar' a quem o liberasse. Dessa forma, reduz-se em muito a possibilidade de se perder um futuro grande atleta com essa postura preventiva e de valorização do bom trabalho realizado.

14) Quanto ao papel social do Vasco, o senhor pode citar alguma proposta da sua chapa nesse sentido ? Que papel teria o Colégio Vasco da Gama na sua gestão ?

Também temos Planos bem estabelecidos nessa área, e falando especificamente do Projeto do Colégio Vasco da Gama a idéia é ampliá-lo em todos os nossos CT’s e espaços onde tenhamos jovens e adolescentes.

Um compromisso grande com a qualidade da área nutricional que é tão importante para o desenvolvimento do atleta e uma valorização dos profissionais do Colégio estão dentro de nossos principais objetivos.

E sonhamos com a UNIVASCO sendo uma Unidade de Ensino Superior do Vasco, mas enquanto isso desenvolveremos esse Projeto em parcerias com Instituições de Ensino.

Os nossos Planos adicionais para a área são:

- Plano de Atuação junto as Comunidades mais carentes que circundam todas as Sedes do Clube;

- Atendimento Médico, Psicológico e Dentário as crianças da Região supracitada;

- Oferecimento dos espaços do Clube para as Campanhas Nacionais de Vacinação;

- Criação de uma Agenda de Atividades Médicas e Esportivas para as Comunidades da Região, estimulando um Plano de Inclusão Social;

- Condução de negociação junto as Autoridades Municipais, Estaduais e Federais em busca de mais atenção das mesmas a essas Comunidades.

15) Há algum projeto para os esportes olímpicos ? Qual a melhor forma de geri-los, uma vez que são pouco ou nada rentáveis ao clube, sob o ponto de vista financeiro ?

Temos um excelente Projeto para alavancar esse segmento no Vasco, e nos atuais moldes não tem como nada ser feito sem investimentos em Escolinhas buscando futuros craques nas mais diversas modalidades com qualidade e com o selo de qualidade e de formação do nosso Vasco.

Parcerias com Empresas públicas e privadas e principalmente com Instituições de Ensino e Prefeituras em que um Projeto Social para as crianças e adolescentes tenha uma boa estrutura física e de captação de recursos para o seu desenvolvimento.

Eis os nossos Planos e Projetos para essa área:

- Busca de total apoio e investimento aos Esportes citados no Estatuto, para disputar as competições Regionais, Nacionais ou Internacionais em condições de conquista, seja com equipes próprias ou com parcerias, e em especial para Futsal, Basquete, Vôlei, Natação, Etc;

- Prioridade para o Remo com a formação de Comissão Técnica e Atletas vencedores e por conseguinte, bem recompensados;

- Ainda no Remo premiações extras e especiais a cada vitória nas provas e nas Regatas;

– Construção de um ”DECK” em frente a sede náutica;

- Estudo de viabilidade e de parceria para desenvolvimento dos demais Esportes Olímpicos com Empresas, Prefeituras e Instituições de Ensino, no RJ e Brasil;

- Investimento na manutenção de Escolinhas do maior número de Esportes Olímpicos que se consiga manter em funcionamento, com recursos próprios ou oriundos de parcerias.

16) A sua chapa entende que o Estatuto do clube necessita de alterações ? Se a resposta for afirmativa, quais seriam as principais alterações necessárias ?

Uma adequação às Leis de nosso País é fundamental, e embora muito bom e inteligente ele está desatualizado uma vez que já tem mais de 3 décadas.

Uma só reeleição e uma alteração na forma de se eleger o Presidente do Clube, dando mais poder ao Sócio é a principal de nossas metas que daremos publicidade futuramente após conversarmos com os principais setores do Clube e abrir espaço para ouvir a opinião dos Sócios, Conselheiros e integrantes do Conselho de Beneméritos.

17) Qual sua opinião sobre o “O Vasco é Meu” e o que sua chapa pretende fazer de modo a atrair mais sócios, e, o principal, mantê-los adimplentes como associados do clube?

Uma boa idéia mas pessimamente executada. A nossa idéia e buscar um modo de rescindir com a atual empresa e tentar trazer de volta a empresa que presta serviços ao Internacional-RS e que está com um processo na justiça contra o Vasco, após celebrar com eles um acordo.

Pretendemos ampliar a adimplência dando após 12 meses de pagamentos em dia com o 13º salário, sem ônus uma Camisa Oficial do Vasco a escolha do sócio.

Descontos em pagamentos trimestrais, semestrais e anuais também estão em nosso Plano Administrativo, assim como com a própria Carteira de Sócio você pode comprar o ingresso e pagar junto com a Fatura/Boleto da mensalidade que pretendemos enviar por E-Mail e forma antecipada.

Para os sócios de fora do RJ, teremos planos especiais que possibilitarão mediante sorteio direcionado que os mesmos acompanhem a Delegação do Vasco quando visitando o seu Estado.

E em um outro sorteio não direcionado, dar ao Sócio do Vasco de fora do RJ a possibilidade de vir por conta do Clube conhecer as Sedes em um Tour, além de assistir a uma partida de futebol do Vasco na companhia do Presidente.

Para o Quadro Social, eis as nossas principais Propostas na íntegra:

- Anistia, Geral e irrestrita a todos os Sócios inadimplentes até a data da concessão do mesmo, como forma de incentivá-lo a voltar a freqüentar o Clube e a voltar a ser adimplente e dessa forma ajudando a construir um Clube cada vez melhor;

- Investimento na criação de fórmulas de facilitação do pagamento das Mensalidades a todos os Sócios, em especial via Internet e em parcerias com Instituições Bancárias. (Débito em Conta, Cartão de Crédito, Boleto Bancário);

- Viabilização de que a carteira de Sócio possa adquirir ingressos e comprar materiais oficiais do Clube através da mesma, com a cobrança sendo feita juntamente com a mensalidade.

- Parceria com uma Agência de Viagens para a criação da VASCOTUR, que ofereça a passagens e hospedagens em locais onde o Vasco vá jogar em condições muito mais vantajosas aos Sócios do Clube que desejarem acompanhar o Vasco.

- Oferecimento de descontos para quem fizer o pagamento anual ou semestral de forma antecipada, com o respectivo brinde para tal antecipação se estiver mantido como adimplente de forma contínua;

- Viabilização de Parcerias com Empresas que ofereçam vantagens para os Sócios e um estímulo à Associação, e que em especial ofereçam contrapartidas também ao Clube;

- Oferecimento de Atividades Sociais e Esportivas aos Sócios, de preferência nas dependências do Clube e com o acompanhamento de profissionais do Clube ligados às áreas vinculadas ou necessárias à prática da Atividade em questão;

- Parcerias com Clubes Sociais e Esportivos (no RJ e Brasil) afim de que o uso dos mesmos seja permitido aos Sócios do Vasco, de forma gratuita ou mediante taxa simbólica a ser combinada entre as partes e de forma recíproca aos sócios desses Clubes quando de passagem pelo RJ, nas instalações do nosso Vasco;

- Avaliação Médica (Psicológica e Odontológica também, se necessidade e oportunidade houver) periódica dos Sócios com os Profissionais do Clube, em datas e sob temas específicos;

- Alteração e Ampliação Nacional no Projeto Sócio-Torcedor voltada para o Futebol e para uma maior ligação do Torcedor com o Clube, e conforme citado acima premiando aos Sócios adimplentes no período mínimo de 12 meses;

- Estímulo as Festas e Eventos Luso-Brasileiros;

- Investimento no retorno do 'Baile do Almirante'.

- Eventos periódicos com artistas Vascaínos.

18) Como o senhor vê o imbróglio envolvendo a lista de elegíveis e votantes para as próximas eleições ? As eleições correm risco, na sua opinião ?

Lamentável! Na verdade vejo culpa e responsabilidade em todos os segmentos que tratam dessa questão.

Como já disse, o serviço prestado pela atual empresa contratada é caro, péssimo e desorganizado.

Por outro lado, o VP de Comunicação Social não foi precavido quanto ao tema e consequentemente deixou o Presidente do Clube em situação difícil.

Já a Junta Eleitoral se preocupou mais em fazer política do que em analisar a Lista que deveria para mim, começar na análise e exclusão dos nomes sob suspeita de irregularidade nas Eleições de 2006.

E sempre fomos a favor das Eleições serem adequadas ao Estatuto do Clube e só ocorrerem em 2011 no mês de Novembro.

E óbvio que correm risco, porque infelizmente para alguns dos que estão aí o bem do Vasco está em segundo plano.

Só isso justifica o legalismo de reclamar por mais um dia e menos um dia, uma vez que o conteúdo do Estatuto quanto às Eleições desse ano já foi para o ralo.

19) Em caso de vitória entre os sócios, o senhor vislumbra alguma dificuldade para sua chapa na eleição do Conselho ?

Não! Confiamos em nossa candidatura e em nosso Projeto.

Confiamos no bom senso do voto dos Conselheiros e sem necessidade de acordo de bastidores.

20) Caso sua chapa seja a vencedora, existe a possibilidade de membro(s) da(s) chapa(s) derrotada(s) virem a colaborar em sua administração ? Em caso de resposta afirmativa, no que essa colaboração seria necessária e de que forma ocorreria ?

Já tem tempo que dizemos à Família Vascaína que todos os Vascaínos que julgarmos corretos e com qualidade serão convidados a participar conosco.

E não abrimos mão de termos que dar nada em troca, para a cessão desses espaços ou dessas participações.

21) A posse do novo presidente ocorrerá no meio do ano. O senhor pensa em iniciar as mudanças necessárias ainda em 2011 ou apenas no ano que vem ?

Imediatamente, porém de forma gradativa e que não prejudique ao Clube.

No Futebol em especial, teremos todo cuidado e como já dissemos qualificar o Elenco em posições que consideremos carentes, sem que desvalorizemos aqueles que lá estejam.

22) Como é do conhecimento de todos, o Vasco está atolado em dívidas de toda a sorte. Quais suas propostas para viabilizar financeiramente o clube ? Como sua chapa pretende administrar essas dívidas ?

Inicialmente fazendo um mapeamento das mesmas e após isso buscar equacioná-las e entrar em acordo com os credores de forma a tornar as mesmas pagáveis de forma mensal ou periódica sem prejudicar o dia-a-dia do Clube.

E para as Finanças, essas são nossas principais propostas:

Ampliação e Criação de Fontes independentes de Receita em cada Sede, tornando-as auto sustentáveis;

- Viabilização de Patrocínios cada vez mais fortes para a Camisa Oficial e de Treinos, sempre com brechas de rescisão unilateral em caso de propostas superiores no curso dos contratos, obviamente com o direito de preferência (igualar ou aumentar as propostas) concedido aos atuais parceiros;

- Viabilização de Parceiros para os Projetos de Investimentos no Clube, em que se priorize muito mais o recebimento de recursos em detrimento de permutas que acabam em alguns casos não sendo suficientes para que esse alavancamento seja mais célere;

- Aumento da arrecadação oriunda do Quadro Social, com o oferecimento mensal de contrapartidas aos Sócios, sejam eles do RJ (com possibilidade de acesso às Sedes e uso do Clube através dos profissionais ou da estrutura oferecida), do Brasil (com possibilidade de viajar com o Clube quando jogarmos em praças próximas ao seu local de residência, e ter a oportunidade de vir ao RJ conhecer as Sedes do Vasco) e em ambos os casos, aos Sócios Proprietários o direito de receber inteiramente grátis ao fim de 12 meses de plena adimplência, uma Camisa Oficial do Vasco;

- Busca de Contratos mais vantajosos com as Empresas de Fornecimento de Material Esportivo, que possam oferecer um valor mensal em nível de Vasco, bem como, percentuais de royalties mais atrativos e vantajosos para o Clube, e que seja parceiro na contratação de grandes atletas para o Clube, o que em análise final é excelente para essa mesma empresa que terá uma maior visibilidade e vendas dos seus produtos, e para isso é fundamental que seja célere na confecção e distribuição do material que produza, bem como a criação de uma linha popular de materiais oficiais do Clube a preços acessíveis;

- Liderança dentre os Clubes co-irmãos no sentido de buscar uma cada vez maior valorização das Cotas de TV (Regionais e Nacionais), que sejam privilegiados os Clubes com maior número de audiência, torcedores e de bilheterias.

23) Há o compromisso da chapa em relação à transparência dos negócios do clube ? Como exemplo, podemos citar a divulgação de balanços e demonstrações financeiras trimestrais de forma pública com auditorias periódicas por instituições independentes. A sua chapa tem interesse em ampliar o processo de participação dos sócios no Clube, especialmente quanto a discussão do orçamento e prestação de contas?

A transparência deve ocorrer sempre, porém mediante alguns critérios afim de que se evite mal estar, como a antiética publicidade da divulgação de salários, por exemplo a do Dorival Júnior.

Há que se ter maturidade e posicionamento pró-Vasco para saber das contas do Clube sem vazá-las como ocorreu há quase uma década e ocorre agora.

Pretendemos cumprir os nossos prazos junto ao Conselho Fiscal e deixar à vontade dos Sócios a verificação das contas do Clube, desde que sem exposição de informações ou valores que venham a expor terceiros.

As auditorias já são exigência da Lei Pelé na análise dos Balanços e é aí que daremos total publicidade aos números de maneira detalhada.

O Orçamento embora consideremos uma mera previsão para o ano seguinte, procuraremos cumprir tudo o ali exposto em especial quanto aos investimentos nos mais diversos setores do Clube com valores ali previstos.

24) O quê, em linhas gerais, o senhor entende que precisa ser mudado no clube ?

Seria uma resposta muito extensa, dessa forma limito-me a dizer tudo o que se encontra em nosso Plano Administrativo.

25) O senhor pode citar os erros e acertos da administração atual ?

Já tenho feito isso, aliás sempre digo que sou o único candidato que embora de oposição reconhece os avanços da atual Gestão, em especial quando comparamos com a anterior.

Mas também digo que está ainda muito longe do Vasco ideal e com o qual eu sonho.

26) Para finalizar, Vasco x Flamengo deve ser encarado como um campeonato à parte ?

Comecei acompanhar futebol ainda menino, e realmente sempre existiu uma rivalidade imensa com publico em torno de 120 Mil pagantes e com recordes de renda, era chamado do clássico dos milhões, mas esse tal campeonato à parte começou há alguns anos e na verdade o que adianta você ganhar de seu maior rival (Flamengo) e não ser campeão então se torna relativo o denominado campeonato à parte.

O que na verdade tem que acontecer, é o nosso Vasco sempre entrar em campo com muita garra e determinação contra quaisquer adversários em busca da vitória, mas é óbvio que quando são contra os nossos rivais cariocas temos que dar um algo a mais, mas sem obsessões que historicamente mais trouxeram prejuízos do que benefícios ao Vasco, em especial nas disputas de decisões.

Agradecemos muito a sua participação nesse debate. O fórum Dignidade Vascaína espera ter contribuído, de alguma forma, para o engrandecimento do processo eleitoral no nosso clube. Deixe um último recado para os foristas do DV e para os vascaínos de uma forma geral.

Finalizo agradecendo e me sentindo honrado pelo convite do Site Dignidade Vascaína, que me proporcionou essa entrevista e espaço, e espero que a mesma seja bem recebida por toda Família Vascaína.

Aproveito para convidar e divulgar o meu Site para que Vascaínas e Vascaínos saibam um pouco mais sobre a minha candidatura a Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, em especial a íntegra de todos os nossos Planos e Projetos:

http://www.ovascopodemais.com

E também o nosso E-Mail de contato:

faleconosco@ovascopodemais.com

Saudações Vascaínas

Jayme Lisboa Alves

Fonte: Dignidade Vascaína