Para o torcedor vascaíno, a ansiedade para o retorno de Juninho é enorme. O meia, que defende o Al-Gharafa, do Qatar, é esperado no Brasil na segunda semana de junho para iniciar os treinamentos e estrear assim que a janela de transferências for aberta, em agosto. Antes disso, no entanto, haverá a apresentação oficial do reforço. O Reizinho já avisou a pessoas do clube que não quer uma grande festa, mas, a julgar pela animação da torcida, isto é difícil de ser imaginado.
O que o departamento de marketing do clube já tem esquematizado é que Juninho deve ser apresentado aos torcedores antes de um jogo, ainda não definido, em São Januário.
- Ele deixou claro que não quer uma grande festa, mas claro que pensamos em algumas coisas para sugerir a ele. A ideia é que ele se apresente antes de algum jogo, como é a vontade dele. Queremos fazer uma coisa bonita, uma bela homenagem que ele possa se orgulhar - disse Marcos Blanco, diretor executivo de marketing.
A estreia de Juninho também não está definida. O primeiro jogo no Rio de Janeiro após a abertura da janela de transferências será contra o Botafogo, no Engenhão, na 15ª rodada. Resta saber se o clube irá dar preferência por uma partida na Colina. Marcos Blanco comentou sobre o sentimento de todos no Vasco para ver novamente o Reizinho com a camisa 8.
- Existe uma expectativa grande, sem dúvida. Juninho é o grande ídolo do Vasco em atividade. Ele recebeu o presidente Roberto Dinamite com a maior simplicidade, carregou até a mala... O torcedor sente que ele está vindo por amor ao clube. Já ouvi algumas pessoas dizendo que vão chorar quando o Juninho chegar e entrar em campo.
Blanco comentou sobre a preocupação de Juninho, de 36 anos, sempre enfatizar em suas entrevistas após o acerto que não volta para a Colina apenas como um projeto de marketing, e sim como jogador. O diretor, no entanto, reconheceu que o clube tem em mãos uma ótima arma para se aproximar dos torcedores. Já está em estudo o desenvolvimento de uma linha de produtos exclusiva do camisa 8.
- O Juninho fez questão de dizer que não vem para ser um projeto de marketing, até pela atitude dele de aceitar um salário simbólico. Realmente ele não vem com nada mirabolante (de marketing), mas claro que um ídolo deste porte mexe com a paixão dos torcedores. Estamos pensando em algumas ações, alguns produtos para mostrar a ele e depois desenvolvermos. Imaginamos fazer uma linha exclusiva do Juninho
Marcos Blanco disse que a ambição do marketing cruz-maltino é ir além dos produtos básicos, como bonecos e camisas, para poder explorar da melhor forma a idolatria de Juninho.
- Boneco, este tipo de coisa, não dá muito retorno financeiro, mas trabalha bastante a imagem do atleta com o torcedor. Ainda temos que pensar em mais coisas. Certamente será uma das horas que vamos trabalhar mais. A tendência é que ele seja utilizado também em campanhas publicitárias, mas tudo tem que ser conversado com ele primeiro.
Com 295 jogos e 55 gols pelo Vasco, Juninho participou do maior momento da história do clube, a conquista da Libertadores de 1998. Além do Brasileiro de 2000, também conquistou o título nacional de 1997, o Carioca de 1998, o Torneio Rio-São Paulo de 1999 e a Mercosul de 2000.
Fonte: GloboEsporte.com